Tenho prolapso uterino 1° grau posso frequentar academia e fazer qualquer exercício ?

4 respostas
Tenho prolapso uterino 1° grau posso frequentar academia e fazer qualquer exercício ?
Pode... Se não lhe incomodar... Da parte ginecologica sim... Mas tem de ver a parte cardiológica...

Pode frequentar a academia, porém é necessário evitar exercícios que contribuam para o aumento da pressão intra abdominal, principalmente durante os exercícios para fortalecimento abdominal.
Solicitar ao educador físico quais são as opções de exercícios para fortalecimento do assoalho pélvico, afim de evitar o agravamento do prolapso, principalmente se for realizar exercícios de impacto como corrida e body jump.
Além da orientação da Dra Fabricia, sugiro uma avaliação da musculatura do assoalho pélvico. É importante esta musculatura estar funcionando corretamente para evitar sintomas indesejados durante a academia, tais como perda de urina aos esforços. Um abraço
Olá! O prolapso uterino de 1º grau é uma condição em que o útero desce um pouco, mas ainda está dentro da vagina. Em geral, você pode frequentar a academia e fazer exercícios, mas é importante tomar algumas precauções.

Evite exercícios que aumentem significativamente a pressão intra-abdominal, como levantamento de peso, abdominais intensos e exercícios de alto impacto, como corrida e body jump. Esses tipos de atividades podem agravar o prolapso.

Concentre-se em exercícios que fortalecem o assoalho pélvico, como os exercícios de Kegel. Eles ajudam a melhorar o suporte para o útero e outros órgãos pélvicos. Pilates e ioga também são boas opções, pois podem fortalecer o núcleo e o assoalho pélvico sem causar muita pressão.

Converse com um educador físico ou fisioterapeuta especializado em saúde pélvica. Eles podem orientá-la sobre os melhores exercícios para sua condição e ajudar a criar um plano de treino seguro e eficaz.

Além disso, é sempre uma boa ideia consultar seu ginecologista e, se necessário, um cardiologista, para garantir que você esteja apta a realizar atividades físicas de forma segura.

Se precisar de mais orientação ou acompanhamento personalizado, considere uma teleconsulta. A telemedicina permite que você consulte especialistas de forma conveniente, rápida, segura e discreta. Na plataforma Doctoralia, você pode escolher entre os melhores médicos e obter uma orientação detalhada. Caso se interesse, basta clicar no perfil para agendar uma consulta.

Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas. Cuide-se bem e continue ativa de maneira segura.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900