Tenho problemas crônicos de depressao desde nova, com tentativas de suícidio. Me sinto um peso morto,

6 respostas
Tenho problemas crônicos de depressao desde nova, com tentativas de suícidio. Me sinto um peso morto, uma sensação de vazio crônico, sem motivação para qualquer coisa, além de ter fobia social, já que nao saio mais de casa. Faço terapia de TCC, tomo remédio psiquiatricos, mas me sinto pior. EMT pode ajudar?
Sugiro trocar com seus terapeutas sobre seu estado psicólogo. Não é ético profissional ficar aqui se oferecendo para atender paciente já acompanhado por outro, numa abordagem séria e eficaz como a terapia cognitivo comportamental.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde, talvez fosse o caso de você experimentar uma outra possibilidade de abordagem de terapia. Trabalho com a psicanálise, caso deseje experimentar.
Entendo que depressão realmente causa muito sofrimento ao individuo, mas percebo que está no tratamento correto, sendo o medicamentoso e terapia TCC, que te ajudará também a vencer a fobia social, buscando reinteragi-lo ao contato com pessoas , consequentemente ajudando melhorar a depressão. Importante voltar a seu psiquiatra rever os medicamentos e continuar com a terapia cognitiva comportamental TCC. Com uma ressalva a compreensão e colaboração dos familiares se torna muito importante para sua melhora.
Sim, pode, mas é necessário que você discuta isso com o seu psiquiatra, pois talvez existam outras abordagens medicamentosas para o seu caso. EMT costuma ser uma boa alternativa em casos refratários, mas, de forma geral, é uma opção após outras alternativas. Fale com o seu médico e verifique se já é o momento de tentar. Espero ter esclarecido sua dúvida. Um abraço.
Nos casos em que o histórico de depressão do paciente vem de longa data , sempre sugiro que ele seja acompahado por uma equipe multidisciplinar, para que a patologia possa ser examinada por diversas frentes. Há pouco atendi uma senhora que melhorou sgnificativamente da depressão ao ser acompangada por nutricionista que incluiu em sua dieta Biomassa de Banana, alé de começar a fazer trabalho voluntário sugerido por mim , aumentando sua autoestima, valorizando seu tempo . A depressão é patologia do ego, que voltado para si , não percebe o que o cerca. Por isso acho importante ajustar a dose de seu remédio para que tendo mais energia, busque exteriorizar-se .É importante fazer novos vínculos, sentir que há dor em todo lugar, mas que é possível ameniza-la com ajuda mutua, somos seres do laço social, precisamos ser atuantes no meio em que vivemos. Isso se traduz em saúde mental. Espero ter podido ajudar.
Olá,
é muito importante levar essas queixas para seus profissionais cuidadores e refletir junto a eles o que está funcionando e o que não está funcionando. Talvez cada parte possa refletir como pode contribuir com alternativas melhores para esse tratamento (isso é absolutamente noral e é preciso ter esse espaço de fala entre vocês). As vezes o que já funcionou pode não funcionar mais e é fundamental esse dialogo paciente-profissional para pensarem juntos em novas ideias e movimentos possíveis.
Sucesso com o tratamento!

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Imbituba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1145 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.