Tenho problemas com relacionamento, fico muito ansioso e com muito medo de falhar, principalmente qdo

9 respostas
Tenho problemas com relacionamento, fico muito ansioso e com muito medo de falhar, principalmente qdo a pessoa é muito atraente, e agora estou em depressão não paro de pensar nisso, essa sensação parece que vou infartar e acabo falhando com as mulheres que me interesso, como resolver isso?
Olá, Neste caso, se trata de uma disfunção psicogênica.A ansiedade, fatores ambientais e culturais contribuem e devem ser avaliados. A auto confiança e o que você precisa para tratar essa disfunção. Um sexólogo, com certeza pode lhe ajudar a sanar esse problema.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. As crenças relacionadas a fracasso e falha trazem prejuízos ao relacionamento interpessoal. É preciso elaborar esses pensamentos para desenvolver sua comunicação e seu enfrentamento diante dessas situações. Uma psicoterapia é eficaz para tratar questões relacionadas à socialização, além de reforçar sua autoestima e autoconfiança frente aos desafios. Boa sorte!
BOM DIA
Conforme o quadro que você descreve, o melhor a fazer neste momento é procurar um(a) Psicólogo(a) especialista em sexologia clínica (sexólogo) para uma avaliação mais detalhada. Se for necessário o profissional o encaminhara para outras especialidades.
Todos já nascemos com o impulso do contínuo ultrapassar-se, de nos aperfeiçoar, vale dizer: De nos sentirmos melhores hoje do que fomos ontem. Não temos que focar em ultrapassar o outro e sim a nós mesmos. Quando esquecemos desse foco, corremos o risco de querer nos transformar NO MELHOR e tudo que fazemos passa a ser, inconscientemente, uma competição com os outros, transformaremos essa busca natural numa exigência que irá gerar uma hiperintencionalidade, acompanhada de ansiedade de desempenho com consequente inibição do mesmo e sentimento de frustração que realimenta o círculo vicioso. uma investigação do inconsciente mostrará o passo a passo para a solução.
Na verdade, a disfunção é um sintoma de algo que estava reprimido no seu inconsciente e que as defesas que forma montadas pelo seu aparelho psíquico não estão mais funcionando devidamente ou não mais funcionando como um todo e a ansiedade e, consequentemente, a falha surgem como uma forma de descarregar no corpo, algo que provoca sofrimento e não está conseguindo ser expresso em palavras, apenas no corpo. Neste caso, o melhor seria procurar um profissional capaz de escutá-lo de forma abrangente e em profundidade, como um psicanalista e, se possível, um que também trabalhe com questões da sexualidade.
Espero ter ajudado.
Abraços
Olá, entendo sua angústia. Concordo com ambos os colegas. O problema de ansiedade age como uma bola de neve. Você fica ansioso por conta de suas crenças disfuncionais, falha nos relacionamentos e isto o deixa triste, reforça a sua crença de que não é capaz, o que o deixa ansioso... (e por aí vai). A terapia poderá ajudá-lo a quebrar este círculo vicioso. Depende apenas de você. O primeiro passo você já deu, que foi detectar o problema e reconhecer que precisa de ajuda. Procure um (a) psicólogo (a) próximo a você. Espero ter ajudado um pouco. Um abraço.
Ola!

É bem de situações que deflagram um transtorno de ansiedade, podendo ser persistente ou episódica; transtorno de ansiedade onde aparece grande percentagem de pacientes com ansiedade generalizada. Por isso a procura por um psicólogo e, provavelmente, um psiquiatra, se faz necessário.

O transtorno de ansiedade pode preceder a transtorno depressivo; a autocritica tende a se intensificar - o que parece ser seu caso -, sensações de desesperança e desamparo, conforme você menciona. Nesse sentido, a ansiedade aparece também como uma defesa, só que muito severa para a pessoa que sofre desse transtorno, e uma psicoterapia é fundamental.

Sugiro, então, que você se permita entrar nesse processo e ver acontecer uma melhora significativa, a medida que vai se conhecendo e se descobrindo capaz de enfrentar todas essas questões.

Um abraço.
Imagino a intensidade da sua ansiedade e angustia. Quando você menciona "medo de falhar" imagino a pressão e a autocobrança que você leva consigo até o encontro com a pessoa do seu interesse, e toda essa carga, como já mencionaram aqui anteriormente, sobrecarrega o seu sistema biológico. O acompanhamento com um psicólogo iria te ajudar muito a tratar de todas essas questões e amenizar o que sente. A ansiedade e a depressão devem ser olhadas com cuidado para que elas não evoluam com o tempo. Não deixe que isso aconteça. Procure um profissional que ajude você a cuidar dessas questões. Tenho certeza que você terá ótimos resultados em sua qualidade de vida trabalhando seus pensamentos, suas crenças e sentimentos durante o processo terapêutico. Desejo melhoras!
Provavelmente você tenha crenças e pensamentos fixos de alguma situação desfavorável que tenha te acontecido durante o ato ou a ponto de se cobrar tanto que gerou crenças de incapacidade, de não ser bom o suficiente ou até de comparações em desempenho em outras fases da sua vida. Quando você fica ansioso todo seu organismo se desregula biologicamente e nesse caso sua parte sexual, consequentemente afeta masculinidade e por isso sua auto estima cai e fica deprimido. Precisa buscar um psicólogo/sexólogo que trabalhe isso com você. A maioria dos casos como esse, podem ser tratados em terapia.

Especialistas

Thalia Gabriela Cichaczewski

Thalia Gabriela Cichaczewski

Psicólogo

Novo Progresso

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 403 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.