tenho problema em cumprir as 6 refeicoes diarias, faço apenas 3 (café da manha, almoço e jantar).

9 respostas
tenho problema em cumprir as 6 refeicoes diarias, faço apenas 3 (café da manha, almoço e jantar). Após o almoço tenho dificuldade em efetuar algum lanche (chego a ter ânsia quando insisto). e nao como em grande quantidade. Isso é considerado como algum distúrbio? A qual profissional devo recorrer?
Não se preocupe. Não há nenhum distúrbio alimentar por você se alimentar 3 vezes ao dia ao invés de 6. Os distúrbios alimentares mais conhecidos são anorexia, bulimia nervosa, transtorno de pica, entre alguns outros. Se seu hábito de se alimentar 3 vezes ao dia foi uma conduta alimentar ao longo de toda a sua vida não há problema algum. Entretanto, a qualidade nutritiva da alimentação deve requerer cuidado que apenas um nutrólogo pode aconselhar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Oriento uma investigacao clinica primeiramente, laboratorial inclusive. Ha aspectos metabolicos, gastricos e neurologicos envolvidos no comportamento alimentar, centros de controle de fome e saciedade.
Acredito que essa questão deve se tornar uma preocupação somente na medida em que for verificado perda ou ganho de peso incomum, fome frente à recusa de alimentação ou se observar que esse hábito te atrapalha de alguma forma. Caso contrário, esse pode ser o funcionamento normal do seu organismo. Acredito que uma consulta ao nutricionista ajudaria a verificar sobre o balanceamento de sua nutrição e se esse profissional identificar outras questões envolvidas, como aspectos emocionais, ele mesmo pode realizar encaminhamento para o profissional competente.
Aconselho uma consulta com um nutricionista para uma melhor escolha dos alimentos e um acompanhamento psicológico, especificamente Cognitivo Comportamental para auxiliar na construção de novos hábitos sem que te cause este incomodo que está sentindo.
Devemos nos alimentar quando sentimos fome a princípio. A recomendação de 6 refeições diárias é genérica e pode não ser útil para todo mundo. Fracionar a ingestão de alimentos em várias vezes ao dia é indicado quando a pessoa perdeu seus sinais de fome e saciedade e precisa voltar a entrar em contato com seu corpo para regularizar isso. Talvez não seja o seu caso. Tudo depende de avaliar o que está comendo nessas 3 refeições, como se sente etc. Aparentemente não há problema algum com isso.
Não me parece um distúrbio, em princípio. Você ter alguma intolerância ou somente sentir desconforto com a ingestão de determinados. Procure um nutricionista para avaliar seu quadro, adequar a quantidade, número, alimentos e horários das refeições. Caso haja qualquer suspeita de maior necessidade o nutricionista irá encaminhá-lo a outros profissionais.
Não me parece uma questão de distúrbio alimentar, apenas uma questão de costume ou mesmo gosto de comer apenas 3 refeições diárias. É importante que você procure um nutricionista que fará uma base alimentar com os valores nutricionais diários para você. Caso a profissional observe algo a mais ele mesma te indicará para outros profissionais, como por exemplo o psicólogo.
O hábito de ter três refeições diárias não é um distúrbio alimentar se elas forem bem feitas, saciarem a pessoa. No entanto, chama a atenção essa cobrança para ter as seis refeições diárias. Recomendo que procure um psicologo para discutir a sua relação com a comida. Caso você tenha algum problema, como está desconfiando, ele poderá deixar isso claro e indicar outros profissionais, tais como nutricionista ou psiquiatra.
Por que sua preocupação com a quantidade de refeições te levam a pensar em distúrbio alimentar? Existe mais alguma coisa que está além do alimento que está lhe preocupando? Pense a respeito, A alimentação tem muito haver com afeto. Qualquer coisa me coloco a disposição para lhe esclarecer.

Especialistas

Augusto Hollanda

Augusto Hollanda

Psicólogo

Rio de Janeiro

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 44 perguntas sobre Distúrbios alimentares
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.