Tenho perda óssea, o que uma dentista me disse que não poderia fazer um tratamento para alinhar os d

4 respostas
Tenho perda óssea, o que uma dentista me disse que não poderia fazer um tratamento para alinhar os dentes. Tenho alguma opção? Retirar os dentes e colocar implantes seria uma opção?
Dr. Donizeti Aparecido de Souza
Dentista, Ortodontista
Varginha
O caso deve ser analisado com Rx, encaminhado para um periodontista. Se for possível o tratamento gengival, pode ser feito sim o tratamento ortodontico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Silvana Pires de Oliveira
Dentista
São José dos Campos
O especialista que vai orientar, depois de analisar seus exames radiográficos e tomográficos é o periodontista. Ele é que vai orientar o ortodontista a movimentar ou indicar o caso para o implantodontista, depois de analisar cada setor de sua boca.
Primeiro passo é avaliar seu caso, detectar o nível de perda óssea do se é localizado ou generalizada, tem casos que com um bom planejamento se consegue manter os dentes e fazer movimentações leves com alinhadores , os implantes são opções também em porém primeiro precisa descartar as possibilidades!!
A perda óssea ao redor dos dentes é uma condição que pode limitar algumas opções de tratamento, especialmente aqueles que envolvem movimentação dentária, como o uso de aparelhos ortodônticos para alinhar os dentes. Isso acontece porque os dentes precisam de suporte ósseo saudável para se movimentarem de forma segura durante o tratamento ortodôntico. Quando há perda óssea significativa, movimentar os dentes pode causar instabilidade e até agravar a condição periodontal.

Ainda assim, existem outras opções que podem ser consideradas, dependendo da gravidade da perda óssea e da condição geral dos seus dentes e gengivas. Uma alternativa é o tratamento periodontal para estabilizar a saúde óssea e gengival. Em alguns casos, após o controle da perda óssea e melhora da saúde bucal, tratamentos para alinhamento podem ser reavaliados.

Se a perda óssea for avançada e os dentes estiverem comprometidos a ponto de não serem viáveis para manter a longo prazo, uma opção seria considerar a extração dos dentes afetados e a colocação de implantes dentários. Os implantes oferecem uma solução fixa e estável que pode substituir dentes perdidos e restabelecer a funcionalidade e a estética do sorriso. No entanto, para a colocação de implantes, é necessário que haja uma quantidade adequada de osso na mandíbula. Se houver perda óssea significativa, pode ser necessário um enxerto ósseo antes de realizar os implantes, para assegurar a estabilidade deles.

É fundamental ter uma avaliação completa com um periodontista e um especialista em implantodontia. Eles podem orientar sobre as melhores opções para o seu caso específico, considerando a condição do osso, os dentes remanescentes e a sua saúde bucal geral. Com o planejamento adequado, é possível encontrar uma solução que ofereça funcionalidade e estética, mesmo em casos de perda óssea significativa.

Especialistas

Rafael Neiva

Rafael Neiva

Dentista

Fortaleza

Antonio Tadeu Costa Oliveira

Antonio Tadeu Costa Oliveira

Dentista

Corumbá

Antônio Carlos Leite Junior

Antônio Carlos Leite Junior

Dentista

Fernandópolis

Caroline Pappen

Caroline Pappen

Dentista

Venâncio Aires

Cesar Augusto da Silva Santana

Cesar Augusto da Silva Santana

Dentista

Botucatu

Pedro Galvão Tavares Zocarato

Pedro Galvão Tavares Zocarato

Dentista

Catanduva

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 89 perguntas sobre Perda De Dente
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.