Tenho pensamentos obsessivos de que vou ficar esquizofrênica após um uso de LSD feito há 15 dias.

4 respostas
Tenho pensamentos obsessivos de que vou ficar esquizofrênica após um uso de LSD feito há 15 dias. Percebi isso e comecei a terapia, mas às vezes não consigo diferenciar o que é real ou não. Não consigo dormir, comer, nada, estou desesperada. Corro o risco de ficar esquizofrênica?
Primeiramente, acho que é importante entender o que significa "diferenciar o que é real ou não", pois essa expressão não deixa claro se o que você está experimentando está ou não relacionado a psicose, e é possível que você simplesmente esteja extremamente ansiosa ou tenha desenvolvido de fato pensamentos obsessivos a respeito disso e por isso esteja se sugestionando um pouco.

O que está te fazendo não conseguir comer e dormir é uma percepção alterada de realidade ou o medo de achar que pode ficar esquizofrênica? De uma maneira ou outra, vale a pena procurar ajuda profissional e ter a ajuda que for a melhor para esse momento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sua pergunta não está muito clara: não consegue "diferenciar o que é real ou não", no sentido de se vai ficar psicótica ou não, ou no sentido de ter pensamentos e percepções sobre as quais não sabe se são reais ou não?

No primeiro caso, parece se tratar de ansiedade e, no segundo, pode ser algum efeito residual da droga. A imensa maioria das pessoas que usam LSD não se tornam psicóticas, mas até 20% das pessoas que procuraram um serviço europeu de emergências, devido a intoxicação por LSD, apresentavam sintomas psicóticos. Também há algumas evidências indiretas que sugerem que pessoas com tendência à esquizofrenia podem apresentá-la mais cedo, se usarem drogas.

Você deve consultar um psiquiatra para distinguir o que é ansiedade, efeito residual da droga ou sintomas psicóticos.
Olá. Não é tempo suficiente para caracterizarmos como esquizofrenia, mas parecem ser sintomas psicóticos, que precisam de tratamento! Procure um psiquiatra para te avaliar melhor e indicar tratamento. Espero ter ajudado
Olá, você me parece mais ansiosa do que psicótica. O LSD pode sim induzir a alucinações e a ideias persecutórias como o que se vê numa pessoa com esquizofrenia acometida por sintomas psicóticos. Não sei se o que você chama de "diferenciar o que é real ou não" possa ser considerado um sintoma psicótico, mas acredito que o seu sofrimento maior é a ansiedade de poder ter uma determinada doença que não tem. Você disse que está em terapia. Veja se o terapeuta pode ajudá-la nesse ponto.

Especialistas

Felipe Arruda

Felipe Arruda

Psiquiatra

São Paulo

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Ingridi Teixeira Monteiro

Ingridi Teixeira Monteiro

Psiquiatra

Porto Alegre

Leonardo Prado Marques

Leonardo Prado Marques

Generalista

Matina

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.