Tenho pensamentos intrusivos frequentemente após um término de relacionamento, e isso já fazem mais

18 respostas
Tenho pensamentos intrusivos frequentemente após um término de relacionamento, e isso já fazem mais de 2 anos, e a cada dia que passa parece que esses pensamentos só pioram. Todos os dias fico na esperança de que ela vai voltar, de que tudo vai voltar a ser como era, e sinceramente, eu queria esquecer, algum conselho?
Aconselho que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível e acolhimento, possibilitando assim, alguns questionamentos, como por exemplo: será que é possível voltar ao que era? Desde o término você teve outros relacionamentos? Como você era antes, durante e após essa relação? Como se percebe? Todo fim, seja ele qual for gera um luto. O quanto que uma esperança de retorno é uma forma de não precisar lidar com esse término? Espero ter ajudado, estou à disposição!

Olá! De acordo com o seu relato parece encontrar dificuldade com rupturas, trazendo sofrimento. Seria importante se perguntar se é isso mesmo o que deseja? Como foi o término deste relacionamento? E como tem vivido a sua vida após este rompimento? Quando diz que espera que ele retorne se coloca em posição passiva e é importante que realize movimentos para modificar essa realidade. Acredito que a psicoterapia poderá te ajudar a encontrar essas respostas e viver mais tranquila. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição. Abraço
Olá, é normal sentir tristeza, saudade e até esperança após um término, especialmente quando o relacionamento foi significativo. É importante entender que superar a perda de uma pessoa amada é um processo que leva tempo, especialmente quando os pensamentos intrusivos são frequentes e persistentes.

Existem várias estratégias e recursos disponíveis para ajudar a lidar com esses sentimentos como se envolver em atividades que você gosta pode ajudar a distrair dos pensamentos intrusivos; passar tempo com amigos e familiares que oferecem suporte emocional, etc.

Se os pensamentos intrusivos continuarem a interferir significativamente em sua vida, é importante procurar ajuda profissional de um psicólogo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Entendo da sua dor e a dificuldade de lidar com esses pensamentos intrusivos após um término de relacionamento. Além do acompanhamento psicológico, você pode exercer algumas técnicas como: Atenção plena, aceitação de suas emoções (em vez de lutar contra elas), buscar maneiras de se expressar de forma autêntica, explorar as suas necessidades não satisfeitas, contato social e apoio, e sua responsabilidade pessoal pois embora seja doloroso, é importante reconhecer que o poder de mudar a situação está em você. O profissional de psicologia pode te ajudar em cada uma dessas etapas, e lembre-se cada pessoa tem seu próprio tempo e processo de cura, e é importante ser gentil consigo mesmo durante esse período.
Olá! Pelo seu relato parece que você está vivenciando uma situação de dor e sofrimento. Em caso positivo, sinto muito por estar passando por isso. Sendo assim, é de extrema importância que você busque ajuda profissional para lidar com suas questões emocionais. Somente com o auxílio de um psicoterapeuta você conseguirá analisar esses pensamentos e avaliar se são pensamentos funcionais ou não e, dessa forma, você aprenderá estratégias para desenvolver pensamentos alternativos a esses e assim mudanças nas emoções e comportamentos.
Outra questão que é possível identificar é que você está vivenciando um processo de luto por conta do término de um relacionamento e, contar com um apoio emocional especializado, com certeza te ajudará a superar as dificuldades dessa fase da vida.
Espero ter ajudado!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá. Eu te aconselharia a começar uma psicoterapia para poder entender e tratar o que está te mantendo ligado à ela :)
Os pensamentos intrusivos após um término de relacionamento são comuns e podem ser extremamente desgastantes, especialmente quando persistem por um longo período. Buscar um psicologo cognitivo comportamental podera ajudar a processar melhor esses pensamentos que lhe causam dor e sofrimento. Experimente desafiar esses pensamentos e entender o por que você pensa dessa forma, já pode existir outras formas de pensar sobre a mesma situação.
Boa tarde. O melhor conselho é buscar ajuda profissional e fazer psicoterapia. Na psicologia junguiana você vai se conhecer, entender seus padrões conscientes e inconscientes e tratar psicologicamente esta codependencia e amor platônico, obsessão com sua ex. Esses pensamentos estão piorando porque o seu inconsciente vai trazer esses sentimentos ate eles serem entendidos conscientemente. O melhor caminho para entendimento e mudanças assertivas é a psicoterapia.
Lidar com pensamentos intrusivos após um término de relacionamento pode ser extremamente desafiador. É importante reconhecer que o que você está passando é uma experiência comum. Escrever sobre seus sentimentos e pensamentos pode ser uma forma eficaz de processar emoções. Às vezes, colocar no papel o que está na sua mente pode trazer clareza e alívio. Considere também a ajuda de um profissional de saúde mental pode ser uma excelente maneira de entender as suas emoções e ajudar a desenvolver novas estratégias para seguir em frente. Abraços!
É comum ter pensamentos intrusivos após um término, especialmente quando o vínculo emocional era forte. Se esses pensamentos persistem e pioram, considere buscar apoio profissional com um psicólogo, que pode ajudar a processar esses sentimentos e desenvolver estratégias para seguir em frente. Tentar novas atividades, socializar, e focar em seu bem-estar pessoal também pode ajudar. Evitar contato com lembranças do relacionamento e permitir-se sentir e processar a dor são passos importantes para a cura.
Oi! Lidar com pensamentos intrusivos após um término de relacionamento é um processo gradual e individual. É importante lembrar de ser gentil com você e procurar ajuda profissional se sentir que esses pensamentos estão afetando significativamente a sua qualidade de vida. Um psicólogo especializado pode oferecer suporte e estratégias personalizadas para te ajudar a superar essa fase e encontrar um equilíbrio emocional mais saudável. No contexto de um término de relacionamento, é comum que esses pensamentos estejam relacionados à pessoa que você estava. Eles podem incluir memórias, esperanças de reconciliação, arrependimentos ou até mesmo fantasias de como as coisas poderiam ter sido diferentes. E por que esses pensamentos persistem? Vários motivos diferentes, dentre eles: o processo de luto prolongado (o término de um relacionamento pode desencadear um processo de luto que varia em duração e intensidade para cada indivíduo e é possível que você ainda esteja passando por fases desse processo, como negação, raiva, barganha, tristeza e aceitação), a memória seletiva (a mente humana tem uma tendência natural a lembrar das partes positivas dos relacionamentos e suprimir os aspectos negativos e isso pode reforçar a sensação de que a reconciliação seria ideal) e o vínculo emocional (relacionamentos significativos criam laços emocionais profundos e mesmo após o término, é comum sentir falta da pessoa e desejar que as coisas voltem ao que eram antes). Existem algumas estratégias para lidar com tudo isso e a TCC pode ser uma ótima aliada com aceitação e consciência plena, distração positiva e listagem de uma rede de apoio. Se precisar de mais orientações ou informações sobre como encontrar um psicólogo especializado em TCC, estou à disposição para ajudar e apoiar nesse processo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 290
Olá!
Dentro do meu entendimento, acho que seria interessante pensar em qual o sentido que esse relacionamento fez na sua vida que ainda não foi preenchido. Acredito que o espaço que ela ocupava foi muito importante, e de certa forma, esse luto ainda está sendo elaborado de uma forma que te gera muito sofrimento. As diferentes formas de luto existem e podem ser cuidadas, dentro de uma série de abordagens, como por exemplo a ACT (terapia de aceitação e compromisso), em que se valoriza os sentimentos do paciente e a proposta é lidar com sofrimento e aceitação. Vale entender que aceitação não é um sentimento passivo de aceitar o que aconteceu e simplesmente seguir em frente, mas lidar com esses sentimentos de uma forma corajosa e forte, com apoio do psicólogo, criando raízes para conseguir superar.
Nessa pergunta, o sentimento de perda parece falar sobre um luto que está sendo vivido e sentimentos de uma vida sem propósito enquanto a pessoa amada deixou esse buraco, esse vazio, quando foi embora. É preciso recuperar o sentido da própria vida, entender os próprios valores e retomar o autocuidado para que a vida siga adiante com menos sofrimento.
Espero ter ajudado. Força, as coisas podem ser melhores! Procure ajuda, a ACT pode ser bem útil pra você!
Lamento saber que você está lidando com pensamentos intrusivos persistentes após o término do seu relacionamento, mesmo depois de tanto tempo. É compreensível que você deseje esquecer e seguir em frente, mas lidar com esse tipo de pensamento pode ser desafiador.

É importante lembrar que pensamentos intrusivos são comuns, especialmente após um término. Eles podem ser dolorosos e persistentes, mas não definem quem você é ou o que você sente. É importante não se julgar por tê-los.

Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar a lidar com esses pensamentos:

1. Aceite seus sentimentos: Reconheça e aceite que você está passando por um momento difícil. É normal sentir saudades, raiva, tristeza e confusão. Tentar reprimir esses sentimentos pode piorar os pensamentos intrusivos.

2. Pratique a autocompaixão: Seja gentil consigo mesmo. Você está passando por um processo de cura e precisa de tempo e espaço para se recuperar. Evite se culpar ou se criticar por seus pensamentos ou sentimentos.

3. Desvie sua atenção: Quando os pensamentos intrusivos surgirem, tente desviar sua atenção para algo diferente. Faça algo que você goste, passe tempo com amigos ou familiares, ou pratique um hobby.

4. Pratique técnicas de relaxamento: Técnicas como respiração profunda, meditação ou yoga podem ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse, o que pode diminuir a frequência dos pensamentos intrusivos.

5. Busque ajuda profissional: Se os pensamentos intrusivos estiverem te causando muito sofrimento ou interferindo em sua vida diária, um terapeuta pode te ajudar a desenvolver ferramentas para lidar com eles de forma mais eficaz. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é particularmente útil para tratar pensamentos intrusivos.
Olá! Sinto muito que esteja passando por isso, realmente não é fácil.
Os pensamentos intrusivos são muito comuns, ainda mais na situação de término. E entendo que muitas vezes eles podem gerar incômodo. Para isso, é importante buscar um psicólogo para entender melhor sobre seus pensamentos e como lidar com eles, a abordagem da TCC dá bastante ênfase à essa parte, pode ser que você se beneficie bastante dessa abordagem :) fique bem!
É comum ter lembranças de um relacionamento que nos marcou muito, mas entendo que possa fazer você se sentir angustiado. Sugiro que se pergunte o motivo de querer esquecer e se aproprie dos seus sentimentos antes de decidir fazer algo sobre eles.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Boa tarde! Seria importante você entender por quais razões não consegue aceitar o termino e de que modo tem focado sua energia psquica no dia a dia. Faça psicoterapia.
Não existe um tempo ideal para superar um relacionamento, já que cada experiência é vivenciada de forma subjetiva. É comum experienciar pensamentos intrusivos e persistentes durante o luto da relação. Mas talvez seja interessante buscar entender dentro de você o motivo disso estar acontecendo, como esse relacionamento te afetou e como o término dele tem te afetado. Uma análise pode te ajudar muito nesse processo de se entender diante dos acontecimentos.
Olá, boa tarde
O melhor conselho é a busca para tratamento com pessoas diagnosticadas com transtornos de ansiedade perfeccionistas. Procure um psicólogo experiente para lhe ajudar

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!