Tenho pensamentos como se eu fosse parar de respirar...então fico prestando atenção na respiração to

52 respostas
Tenho pensamentos como se eu fosse parar de respirar...então fico prestando atenção na respiração toda hora achando que vou parar ...fico puxando o ar de vez em quando e isso me dá pânico...devo fazer terapia?
Olá, esses sintomas de falta de ar, assim como pensamentos relacionados à morte e tragédias são muito comuns em transtornos de ansiedade. Em pessoas muito ansiosas, percebe-se uma sensação que a cabeça não pára de pensar, geralmente em coisas ruins, e de se angustiar. Juntamente a esses pensamentos, o corpo normalmente reage com sintomas como a falta de ar entre outros.
A psicoterapia é o principal tratamento para casos de ansiedade generalizada. Será o local em que você poderá falar sobre essas angústias e pensamentos, sem haver críticas ou julgamento. Será na terapia que você conseguirá entender os motivos pelos quais essa ansiedade se apresenta de forma tão importante na sua vida. Dessa forma, aos poucos podendo aliviar os sintomas e ter uma vida mais leve e plena. Boa sorte!

Com certeza é o momento de começar uma terapia.
Boa sorte no trabalho terapêutico!
Olá! Sim, com certeza! Compreender o que acontece com vc nestas situações ou o porque disso, melhorará muitíssimo sua qualidade de vida e consequentemente suas atitudes. Procure por um profissional da psicanálise/psicologia para iniciar um tratamento psicológico e conhecer suas emoções. Sucesso
É fundamental que você tenha um momento de acolhimento, escuta e fala dentro de um espaço pautado pela ética e pelo sigilo. Já foi tudo muito bem pontuado pelos colegas. Comece uma terapia, cuide de você...permita-se...
Um abraço!
Olá, o sintoma no qual você relata é característico do Transtorno de Ansiedade. Nesse caso, oriento que procure uma ajuda profissional (psicoterapia) para que possa tomar consciência de quais angustias estão acarretando esse sintoma.
Uma dica: no momento em que estiver sentindo essa falta de ar, evite de focar no sintoma físico, naquilo que está sentindo, procure tirar o foco.
Abraços!!!
Eu sinto muito!
Os sintomas que você esta nos informando são característicos em pessoas com transtorno de ansiedade, porém muitos dos nossos problemas são causados por emoções que estão sendo mal interpretadas ou foram mal resolvidas e muitas vezes essas emoções foram iniciadas ainda na infância, mesmo que você só tenha se dado conta deste problema de forma consciente agora! A Hipnoterapia não trata os eventos/problemas diretamente, mas sim as emoções que estão causando estes comportamentos indesejáveis e por isso conseguimos uma efetividade muito grande nos tratamentos em um espaço de tempo muitas vezes menor do que os tratamentos tradicionais. A Hipnoterapia é uma terapia breve e pode te ajudar bastante!
Claro que sim! Hehehe, desculpe o jeito, mas não tens porque ficares sofrendo desta forma. Procura um bom profissional e ele fará uma avaliação do teu caso e vai te indicar o melhor tratamento ok?

Grande abraço

Boa tarde, a psicanálise é sempre muito eficaz em sintomas de ansiedade. Esses comportamentos, que você se vê obrigado a fazer, podem estar associados a uma série de conflitos internos que só a terapia pode equacionar. Procure ajuda psicológica. Espero te ajudar, estou à disposição, caso necessite.
Olá! A EFT - Emotional Freedom Techniques, associada à psicoterapia, é um método extremamente eficaz para resolução de situações como estas, pois atua na causa raiz das suas questões, sejam elas físicas, mentais ou emocionais. Espero ter ajudado!
Olá. Sugiro sim que você faça terapia, porém é somente uma sugestão. Ela não irá, de fato, trazer respostas desejáveis, caso você não esteja apostando no processo psicoterapêutico e em seus efeitos enriquecedores. Todavia, sem dúvida, uma terapia pode trazer diversos ganhos quanto ao que você apresenta, podendo, portanto, produzir novos modos de lidar com esse aspecto, a partir da elaboração dos aspectos que estão influenciando tal questão. Espero ter auxiliado. Estou à disposição.
Parar de respirar sugere medo da morte. A morte se faz presente o dia todo em nossas vidas, por ex. : quando acabamos um trabalho, quando um relacionamento termina, na demissão, etc.
Mas vida e morte estão inter-relacionados.
Olá boa tarde. Deve sim fazer análise para entender de onde vem toda essa ansiedade e aprender a lidar com essas situações da melhor forma possível para que não te traga tanta angústia e sofrimento. Sinta-se abraçada.
Sim, vai te ajudar a lidar com esses pensamentos que te fazem sentir como se fosse parar de respirar e te trazem tanto desconforto.
Na análise você poderá compreender e ressignificar os pensamentos e emoções envolvidos nessa sensação de parar a respiracão.
Esses sintomas são sempre muito interessantes de serem ouvidos dentro de uma perspectiva psicanalítica, sobretudo diante de um momento no qual submergimos a um verdadeiro "sufocamento coletivo". Esse pensamento " estar sem ar" me denota algo convergente a um possível aniquilamento. Talvez seja uma saída para a angustia do momento presente. Nessa perspectiva, alguns autores nos mostram que diante do trágico da vida é como se a civilização encontrasse uma saída, uma bolha de defesa dentro do próprio caminho de subjetividade de cada um. Sobretudo no corrente momento é como se estivéssemos esfacelando a própria bolha ainda mais aniquilados. Acredito sim que existe um conteúdo rico e que diante de um processo analítico e/ou terapêutico estes poderiam emergir. Caso precise, estou a disposição.
A terapia ajudará com seus sintomas e sofrimento.
Para iniciar terapia o que você deve é desejar fazer terapia.
Você quer?
Seria ótimo fazer terapia, precisa ser investigado, porém seu relato encaminha para uma síndrome do pânico.
Olá, que bom que você enviou essa pergunta, isso pode ajudar outras pessoas.
Ter falta de ar é um dos sintomas da ansiedade.
Ficar hipervigilante e ter pensamentos catastróficos é comum quando se sofre de ansiedade.
Sim, acho que você poderia considerar a ideia de iniciar uma psicoterapia.
A ajuda de um psicólog@ pode ser útil, além de você ter um tempo para cuidar da sua saúde mental e descobrir coisas boas sobre si.
Um forte abraço
Boa noite!
Acho que só o fato de você ter colocado esta pergunta aqui é um sinal de que existe sofrimento e que você está buscando algum tipo de ajuda. Aproveite este momento e considere, sim, iniciar um trabalho terapêutico para que você possa entender as causas que te fazem agir desta forma, pois é muito desgastante estar constantemente em estado de alerta, com ansiedade em demasia que pode até acarretar crises de pânico ou outros sintomas.
Procure o mais breve possível e se cuide!
Abraços!
Ana
Boa noite. Iniciar um processo de psicoterapia com certeza vai te ajudar a se conhecer melhor. Com isso, você poderá entender os possíveis gatilhos que desencadeiam esses sintomas e compreender de onde eles vem. A falta de ar e a necessidade de controlar a respiração é o sintoma, precisa entrar em contato com o que desencadeia este sintoma para ajudá-la a aliviar a angústia. Fico à disposição.
Olá, certamente um acompanhamento profissional irá te ajudar e inclusive chegar a alguma conclusão do que se trata. Na Psicanalise, escutamos o paciente e a partir desta escuta, o paciente entende o que esta acontecendo.
Olá! Recomendo procurar ajuda de um psicanalista para entender o que está havendo e de que forma pode lidar melhor com a situação. Um processo psicanalítico pode ajudar você a identificar os registros inconscientes que deflagram esse quadro, se for emocional.
Olá! Seus sintomas são comuns a algumas condições psicológicas, a ansiedade pode se manifestar através de diversos transtornos, tais como transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do estresse pós traumático, transtorno do pânico, transtorno obsessivo compulsivo, fobia social e fobias específicas. A sensação de segurança é um fator também relacionado, seja por meio do medo de algo acontecer ao próprio paciente ou aos entes queridos. Por isso, se a ansiedade está se tornando um problema em sua vida, atrapalhando os estudos ou o trabalho, procure auxílio psicológico.
Olá. Esse é um sintoma que tem muito a ver com a ansiedade. A terapia é sempre bem vinda vinda quando algo incomoda. A psicanálise pode te ajudar a encontrar as origens desse sintoma e te ajudar a lidar com elas.
Bom dia
Penso que primeiramente você poderia procurar alívio imediato para esse sintoma com alguma medicação indicada por profissional médico. Com isso, você estaria em condições de iniciar uma psicoterapia para poder falar dessa situação, encontrar suas causas (que podem estar mais acessíveis à consciência ou estarem totalmente inconscientes), os enlaces de sua vida com esse sintoma, na tentativa de evitar que eles retornem após a suspensão da medicação. Mas sim, com certeza, encontrar um profissional com ótima escuta é meio passo para te ajudar na solução desse seu problema de saúde. Boa sorte! Abraços
Olá! Neste caso a psicoterapia é muito bem vinda, pois ela tratará sua ansiedade e angústias como qualquer outro sintoma. Quando não tratamos de nossa mente outros problemas nos são causados trazendo assim mais complexidade e mal estar em nossa vida.
Estou à disposição!

Comumente estes sintomas são comuns em transtornos de ansiedade (falta de ar, pressão no peito, insônia, preocupação excessiva, taquicardia), sugiro que procure um profissional da área de saúde mental, para lhe ajudar com estas questões!
Evite a automedicação, ok!
Os colegas apresentam aqui uma especulação abalizada: transtorno de ansiedade, síndrome do pânico, angústia... O fato concreto é que apenas a travessia da análise te apontará o motivo de seu comportamento psíquico. Para Freud, havia três fontes de sofrimento para as pessoas: 1) as oscilações climáticas e intempéries (a "natureza selvagem"); 2) a relação com o outro (interação social); 3) o depauperamento físico (e, no limiar, a finitude). A finitude representa o caminho que leva da existência a não-existência. Ainda que saibamos o capítulo final, não sabemos como será o percurso até o incontornável desfecho. Com isso quero dizer que suas reações psicológicas são comuns - ainda que haja uma fixação no significante "respiração". Indico a terapia psicanalítica para a compreensão de tais pontos de tensionalidades. Torcendo para que alcance conforto emocional, de modo a ter uma vida plena e feliz. Em tempo: procure um psicanalista especializado nas técnicas de Wilhelm Reich de respiração. Julgo que poderá lhe ajudar muito.
Olá! Se está incomodando e não consegue entender o porquê da falta de ar, sim, será muito importante buscar análise/terapia para que possa deixar escoar (ir) o que o(a) está "sufocando" e travando a respiração. É comum descarregarmos no corpo o que nossa mente não está suportando.
Com certeza, boa sorte.
O que a está preocupando? Seria interessante fazer uma autoavaliação dos seus sentimentos, pois o descontrole da respiração pode estar associado a forma como tem se sentido. O desabafo terapêutico, no caso, é o melhor indicado.
Algumas reações físicas sem uma identificação clara da origem podem surgir, como dormência dos membros, pensamento acelerado, dor no estômago, náusea, dor de cabeça e tontura. No seu caso por citar a falta de ar, pode estar tendo o instinto de “lutar ou fugir”, também conhecido como autopreservação. Mas a terapia psicanalítica, pode te ajudar averiguar alguma coisa do passado com relação ao presente que estar ocasionando essas sensações. A disposição!
Se você está sentindo ansiedade e pânico devido a pensamentos de parar de respirar, é possível que você esteja experimentando uma condição chamada fobia de asfixia ou hipocondria respiratória. A terapia pode ser uma opção muito útil para ajudá-lo a lidar com esses pensamentos e sintomas.

A terapia pode incluir técnicas de relaxamento, técnicas de respiração e terapia cognitivo-comportamental, que ajudam a mudar a forma como você pensa sobre sua respiração e a lidar com o pânico. Além disso, o terapeuta pode ajudá-lo a identificar e lidar com as causas subjacentes da ansiedade, o que pode ser muito útil para prevenir recorrências.

Se você estiver interessado em fazer terapia, recomendo procurar um terapeuta experiente em transtornos de ansiedade. Eles podem ajudá-lo a encontrar a terapia que melhor atenda às suas necessidades e ajudá-lo a lidar com seus pensamentos e sintomas de maneira eficaz.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
Sim, a análise pode ajudar muito a entender esses sintomas e quais os motivos deles aparecem. O auto conhecimento com ajuda de um profissional pode levá-la a uma melhor qualidade de vida.
Olá, te aconselho a procurar um médico psiquiatra e começar com medicação, para alivio mais rápido e ao mesmo tempo iniciar a terapia, pois com a terapia você vai descobrir as causas e adquirir autoconhecimento para poder viver uma vida plena!!! Boa sorte!!!
Boa noite! No mundo EN-m que vivemos temos muita correria, isso vai gerando um medo de não conseguirmos fazer tudo que planejamos e tudo vai acumulando, sobrecarregando o nosso emocional. Sou psicanalista clinica se decidir aprender a controlar mais os teus sentimentos para sentir-se melhor estarei a sua disposição,
Realmente vc não precisa passar por tudo isso sozinha. A terapia vai te auxiliar a compreender o que está ocasionando as crises, desenvolver seus recursos internos para lidar melhor com isso e, portanto, promover uma melhoria na sua qualidade de vida.
Terapia é sempre bom. Terapia é para todo mundo.
Ei. Se você já tiver ido em médicos especialistas e teve o resultado negativo para alguma doença fisiológica. Creio que pode procurar uma análise, sim.
Pode ser uma boa ideia consultar um profissional de saúde para uma avaliação do seu quadro. Além disso, é fundamental considerar a busca por acompanhamento terapeutico.
Sinto muito ouvir que você está passando por essa preocupação e ansiedade relacionada à sua respiração. É importante cuidar da sua saúde mental, e a terapia pode ser uma ótima opção para ajudar a lidar com esses pensamentos e sentimentos. Ter um espaço seguro para discutir suas preocupações com um profissional de saúde mental pode ser muito benéfico. A terapia pode ajudá-lo a entender melhor esses pensamentos, suas causas subjacentes e a desenvolver estratégias para lidar com a ansiedade. Um terapeuta pode ensinar técnicas de relaxamento, como a respiração profunda, que podem ser úteis para controlar a ansiedade. Não hesite em procurar ajuda terapêutica. Falar com um profissional pode proporcionar alívio e orientação, e você não precisa passar por isso sozinho. Estou aqui para apoiá-lo, e espero que você encontre o auxílio necessário para superar esses desafios. Se precisar de mais informações sobre terapeutas ou tipos de terapia, fique à vontade para perguntar.
Olá,

Podemos conversar sobre se deseja.
Olá, esse tipo de queixa não deve ser entendido como normal e corriqueiro. Sugiro que procure um médico para avaliar possíveis causas somáticas. Uma vez rejeitada essa possibilidade, procure um analista da sua confiança para buscar o porque da queixa e te ajudar a elaborar algum possível trauma. Fico a disposição!
Acho que pode procurar um psicanalista para investigar e tratar disso tudo clinicamente numa psicanálise, se quiser e desejar - mas isso nada tem a ver com "dever" (e talvez também não com "terapia")...
Diante das angústias e incertezas que você compartilhou, quero começar expressando minha profunda empatia e solidariedade. Reconhecer e lidar com pensamentos intrusivos e possivelmente de ansiedade é um desafio, e é extremamente corajoso buscar apoio. Sua consciência sobre a importância da saúde mental é um passo significativo em direção ao autocuidado e ao bem-estar. É crucial entender que esses sintomas podem ser tratados e gerenciados com ajuda profissional. A terapia oferece um espaço seguro para explorar suas preocupações, aprender estratégias de enfrentamento e cultivar uma maior consciência de suas emoções e padrões de pensamento. Qualquer dúvida, estou à disposição.
Olá! Obrigado por compartilhar sua preocupação conosco.

Parece que você está enfrentando pensamentos intrusivos relacionados à sua respiração, o que está causando ansiedade e até mesmo pânico. Esses sintomas podem ser indicativos de um transtorno de ansiedade, e é encorajador que você esteja buscando ajuda.

A terapia pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar a você a entender e lidar com esses pensamentos e sentimentos. Um terapeuta pode trabalhar com você para identificar os gatilhos subjacentes para esses pensamentos, desenvolver estratégias para lidar com a ansiedade e aprender técnicas de relaxamento e respiração que possam ajudar você a sentir mais em calma e no controle.

É importante lembrar que buscar ajuda não é sinal de fraqueza, mas sim de força e autocompaixão. Se você sentir que a ansiedade está interferindo em sua qualidade de vida e bem-estar, considerar a terapia pode ser um passo positivo na direção do autocuidado. Não hesite em procurar um profissional qualificado que possa apoiar você nesse processo.
Olá! Sim, esse tipo de sintoma é bastante característico em quadros de ansiedade. O acompanhamento terapêutico amplo e psicanalítico pode te ajudar a manejar essa angustia e investigar a causa dela. Recomendo fortemente!
A terapia pode ser uma opção muito eficaz para ajudá-lo a entender e lidar com esses sintomas de ansiedade. Um terapeuta qualificado pode trabalhar com você para explorar as causas subjacentes de sua ansiedade, desenvolver estratégias para lidar com os ataques de pânico e ensinar técnicas de relaxamento e respiração para ajudá-lo a se acalmar.

Além da terapia, existem outras medidas que você pode tomar para ajudar a gerenciar seus sintomas de ansiedade, como praticar exercícios regulares, meditação, técnicas de respiração profunda e encontrar maneiras saudáveis ​​de lidar com o estresse.

Se você está se sentindo sobrecarregado ou incapaz de lidar com seus sintomas sozinho, é altamente recomendável procurar a orientação de um profissional de saúde mental. Eles podem avaliar sua situação individual e recomendar o melhor curso de tratamento para você. Lembre-se de que é importante cuidar de sua saúde mental da mesma forma que cuida de sua saúde física. Estou aqui para oferecer apoio e encorajamento ao longo desse processo.
Os colegas já descreveram muito bem, e apontaram a necessidade de uma ajuda profissional. Quero só acrescentar que a falta de ar te faz respirar inclusive involuntáriamente. Até dormindo numa situação de apnéia, seu cérebro te acorda para respirar. Mas é claro que esse medo seu de parar de respirar é um sintoma que traz em pauta principalmente a ansiedade. Portanto, cuide-se!
Estes sentimentos que você sente por você, situações mau resolvidas no decorer da sua vida.
A Psicanalise é um processo terapêutico fundamental que visa trazer à tona conteúdos inconscientes e promover a compreensão e a resolução de conflitos emocionais.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Sim! O processo terapêutico com certeza vai te ajudar!

Lhe desejo vida e paz!

Uma terapia ou uma análise inicia sempre que houver um sofrimento, ansiedade...e principalmente quando houver desejo de mudança. Quando você se perguntar se deve entrar em uma terapia ou analise, saiba que este é um sinal de seu desejo inconsciente, não recue dele!
Sim, pode ser muito útil procurar terapia. Os sintomas que você descreve podem estar associados a transtornos de ansiedade, como transtorno do pânico ou transtorno de ansiedade generalizada. Um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psicanalista, pode ajudar a identificar a causa desses pensamentos e trabalhar com você para desenvolver estratégias de enfrentamento.

Terapias como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) são eficazes para tratar ansiedade e pânico, ajudando a modificar padrões de pensamento e comportamento que contribuem para esses sintomas. Além disso, técnicas de mindfulness e relaxamento também podem ser úteis para gerenciar a ansiedade e reduzir os episódios de pânico.
É muito importante antes de qualquer coisa, avaliar uma possível causa fisiológica, e a partir de então, caso seja descartado sim, procurar uma escuta profissional, atenta e que possa te auxiliar com as suas angústias.
Poder entender o que são esses sintomas, como você lida com eles, e poder encontrar um novo lugar que seja mais leve, pode ajudar!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 200