Tenho Pangastrite erosiva e queria saber se posso consumir suco de uva integral e derivados do leite, como queijo, iogurte, nata?

5 respostas
Tenho Pangastrite erosiva e queria saber se posso consumir suco de uva integral e derivados do leite, como queijo, iogurte, nata?
Alimentos em geral não necessariamente precisam ser evitados pra tratarmos estômago (pangastrite), normalmente corrigindo alguns hábitos, como mastigar melhor os alimentos, ou evitar as bebidas durante a refeição, já levam a uma melhora da situação. Estes alimentos citados, como suco de uva integral tem um excesso de frutose, que dependendo de pessoa pra pessoa, pode não ser interessante seu consumo. Quanto aos derivados do leite costumam levar a sintomas de sensibilidade ou intolerância alimentar, que também podem gerar desconfortos.
O Stress também pode ser fator desencadeador de gastrite.
Espero ter ajudado. Abraço,

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A alimentação é importante no tratamento da pangastrite porque alimentos ricos em gordura ficam mais tempo no estômago aumentando a produção ácido clorídrico, podendo irritar ainda mais o estômago e o esôfago. Por isso, é recomendado fazer alimentações mais leves e de fácil digestão para não encher muito o estômago. E ainda, evitar alguns condimentos (pimenta-do-reino e a vermelha), álcool, café (tanto o cafeinado quanto o descafeinado), refrigerantes, consumo de grande refeição antes de dormir, e alimentos que causam desconforto ou aumento do quadro inflamatório. Nutricionalmente, é importante recuperar essa mucosa, e o ideal ter acompanhamento com nutricionista para elaborar um plano alimentar adequado ao quadro.
Sim pode continuar o consumo desses alimentos. Eles não tem efeito maléfico para o estomago. O leite que pode causar uma sensação de bem estar momentânea para gastrite que faz com que as pessoas queiram fazer o uso frequente. O ideal e se alimentar com mais frequência e pequenos volumes. Indico orientação mais detalhada em consulta com Nutricionista.
Se você tem pangastrite erosiva, é importante seguir uma dieta que ajude a proteger o revestimento do estômago e minimize a irritação. É fundamental que você consulte um médico ou nutricionista para obter orientações específicas sobre sua dieta, considerando suas necessidades de saúde individuais. No entanto, aqui estão algumas considerações gerais em relação aos alimentos que você mencionou:

Suco de uva integral: O suco de uva integral pode ser ácido e, portanto, pode irritar o revestimento do estômago em pessoas com pangastrite erosiva. É possível que o suco de uva aumente a acidez no estômago, o que pode ser desconfortável. É melhor limitar o consumo de sucos ácidos e dar preferência a opções mais suaves, como sucos de frutas não cítricas diluídos em água.

Derivados do leite (queijo, iogurte, nata): Algumas pessoas com pangastrite erosiva podem experimentar desconforto ou irritação ao consumir laticínios devido à presença de lactose e proteínas lácteas. No entanto, isso pode variar de pessoa para pessoa. Alguns laticínios, especialmente aqueles com teores mais baixos de gordura, como iogurte e queijo cottage, podem ser melhor tolerados.

É importante observar como seu corpo reage ao consumo desses alimentos específicos e conversar com seu médico ou nutricionista sobre suas experiências. Eles podem ajudá-lo a determinar quais alimentos são mais adequados para sua condição e sugerir substituições ou ajustes em sua dieta.
A pangastrite é um quadro erosivo da mucosa gástrica, dessa forma, deve-se evitar alimentos que causa irritação desta mucosa, como bebidas gaseificadas ou cafeína, chocolates, frutas ácidas, carnes vermelhas e embutidos, alimentos gordurosos como frituras e ultraprocessados, doces concentrados como goiabada e doce de leite, temperos e molhos condimentados.
Adequar estilo de vida, manejo do estresse, eliminar líquidos durantes as refeições, fracionar as refeições em porções pequenas, mastigação adequada, avaliar a necessidade de reposição de micronutrientes como ferro, zinco, selênio.
Recuperar a mucosa é fundamental para a melhora dos sintomas.

Especialistas

Willian Aguiar

Willian Aguiar

Gastroenterologista

Santarém

Rafael Cypriani

Rafael Cypriani

Cirurgião do aparelho digestivo

Piracicaba

Gabriela Rezende

Gabriela Rezende

Gastroenterologista

Ponte Nova

Paula Campolina Campos Ferreira

Paula Campolina Campos Ferreira

Gastroenterologista, Endoscopista

Divinópolis

Ana Carolina Sawaris Neto

Ana Carolina Sawaris Neto

Especialista em clínica médica

Campo Grande

Denilson Ferreira

Denilson Ferreira

Especialista em clínica médica, Médico clínico geral

Fortaleza

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1559 perguntas sobre Gastrite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.