Tenho pangastrite enantematosa leve, o que posso dar preferência para comer e o que evitar?

5 respostas
Tenho pangastrite enantematosa leve, o que posso dar preferência para comer e o que evitar? e como posso ganhar peso de forma saudável? (perdi 10kg por conta da gastrite)
Boa tarde, assim como na gastrite, precisa evitar a ingestão de alimentos que possam "provocar a queimação", ou seja, café, alimentos processados e ultra processados, industrializados, etc. O "melhor dos mundos" seria você buscar agendar uma consulta com uma nutricionista para ajustar seu plano alimentar de acordo com suas necessidades, como por exemplo, se você treina, faz alguma atividade física, é necessário adequar seu plano alimentar a sua realidade.
DICAS
- Fazer as refeições em horários regulares e sem pressa;
- Mastigar bem e devagar;
- Evite vegetais crus, prefira consumir vegetais cozidos;
- Os legumes podem ser preparados sob forma de purês, cozidos ou ao forno;
- Condimentos como cúrcuma e alecrim podem ter atividade antiulcerogênica.
- Frutas que costumam ser bem toleradas na pangastrite ou gastrite:
 Laranja lima
 Banana
 Maçã
 Pêra
 Goiaba
 Mamão
- O suco verde com salsinha, couve, maçã e aloe vera são excelentes!
- Pode-se consumir pão de fermentação natural, preferencialmente torrado.
Diante do que lhe informei, ainda assim seria melhor buscar agendar sua consulta nutricional. Espero ter ajudado. Até mais.
Te convidamos para uma consulta: Nutrição esportiva - R$ 300

Bom dia! Você precisa reajustar a sua alimentação para conseguir esse objetivo, a gastrite pode atrapalhar mas não impossibilita o ganho de massa! É preciso evitar alimentos condimentados e aliamentos ultraprocessados, além do café e também bebidas alcóolicas! Recomendo um Nutricionista para te ajudar com isso!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
não sei como são seus hábitos alimentares te aconselho procurar uma nutricionista para avaliar sua condição e orientar e suplementar para que você possa se recuperar logo, acredito que ja está medicada, porem tem alimentos que não são permitidos no momento, tudo depende de sua tolerância então busque ajuda neste momento tão importante para sua recuperação.
Olá, boa tarde ! Batata cozida é um alimento muito bom para tratar gastrite ou pangastrite, pois tem uma substância antibiótica chamada solanina. A recuperação do seu peso deve ser investigada para a prescrição de uma dieta mais adequada. Porém, neste momento evite o excesso de alimentos gordurosos, mesmo precisando ganhar alguns quilos.
Prefira alimentos de fácil digestão: Opte por alimentos leves, cozidos e de fácil digestão, como sopas, purês, legumes cozidos e carnes magras. Evite alimentos muito condimentados, fritos ou gordurosos.

Evite alimentos irritantes: Evite alimentos e bebidas que possam irritar o revestimento do estômago, como alimentos picantes, álcool, café, refrigerantes e alimentos ácidos, como tomates e sucos cítricos.

Inclua proteínas magras: Proteínas são importantes para a recuperação e a manutenção do peso corporal. Escolha fontes de proteína magra, como peixes, aves, ovos e leguminosas.

Introduza fibras gradualmente: Aumente a ingestão de fibras aos poucos para evitar sobrecarregar o estômago. Escolha fontes de fibras solúveis, como aveia, arroz integral, bananas e maçãs.

Coma refeições menores e mais frequentes: Em vez de fazer refeições pesadas, tente comer refeições menores e fazer lanches saudáveis entre elas. Isso pode ajudar a evitar o desconforto estomacal e permitir uma melhor absorção dos nutrientes.

Beba líquidos entre as refeições: Consuma líquidos, como água, chás de ervas ou caldos, entre as refeições, para não diluir os sucos digestivos durante as refeições principais.

Evite deitar-se logo após as refeições: Espere pelo menos 2 horas após as refeições antes de deitar-se para evitar o refluxo gastroesofágico.

Consulte um nutricionista: Um nutricionista pode ajudar a criar um plano alimentar personalizado para suas necessidades específicas, levando em consideração a gastrite e seus objetivos de ganho de peso.

Para ganhar peso de forma saudável, é importante focar em alimentos nutritivos e caloricamente densos. Escolha alimentos ricos em calorias saudáveis, como abacate, nozes, castanhas, azeite de oliva e leites com alto teor de gordura (se tolerados). Combine esses alimentos com as refeições para aumentar a ingestão calórica total.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!