Tenho pai bipolar tipo 1 e uma mãe boderline , tenho chances de desenvolver algum dos transtornos ?
2
respostas
Tenho pai bipolar tipo 1 e uma mãe boderline , tenho chances de desenvolver algum dos transtornos ? Como saber ? Estou fazendo tratamento para depressão grave há 9 meses.
Pessoas com parentes próximos com transtorno bipolar têm maior probabilidade do que a maioria de desenvolver transtorno bipolar, sobretudo se já têm um diagnóstico de depressão. Entretanto, mesmo no caso de os dois pais serem bipolares e o descendente ter depressão, em 70% dos casos esta depressão não é bipolar. Em relação ao transtorno de personalidade borderline, não é possível determinar a probabilidade, pois o transtorno borderline é um problema psiquiátrico sem a homogeneidade do transtorno bipolar (isto é, o transtorno bipolar é um dos quadros psiquiátricos mais bem caracterizados, em termos de hereditariedade) e, assim, provavelmente, há muitos fatores intervenientes e nem todos as pessoas com transtorno borderline terão os mesmos fatores genéticos e ambientais predisponentes. O importante é que você trate sua depressão com cuidado e tenha retornos frequentes ao médico, para que possam observar se há evolução no sentido de um quadro bipolar, em algum momento. Quanto ao transtorno borderline, por definição os transtornos de personalidade se caracterizam no início da vida adulta, de modo que, se você é uma pessoa adulta, já será possível saber se possui ou não o diagnóstico de transtorno borderline ou traços de personalidade borderline (i.e., presença de alguns comportamentos típicos de pessoas borderline, porém sem o quadro completo).
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Os transtornos de personalidade como borderline se apresentam no inicio da adolescência e vida adulta, já filhos de pais com transtorno bipolar tem maior chance de desenvolver o quadro.
No caso da depressão a terapia cognitiva começou justamente com estudos com ênfase na depressão, o psicólogo atua aplicando técnicas tanto comportamentais como cognitivas que aliviam esses sintomas além de promover mudanças de pensamentos e sentimentos .
No caso da depressão a terapia cognitiva começou justamente com estudos com ênfase na depressão, o psicólogo atua aplicando técnicas tanto comportamentais como cognitivas que aliviam esses sintomas além de promover mudanças de pensamentos e sentimentos .
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) pode afetar a vida do paciente nas diferentes fases da vida?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) afeta amigos e família de uma pessoa com bipolaridade?
- Quais são as diferenças do Transtorno Afetivo Bipolar do tipo I e II?
- Tenho um amigo com transtorno de bipolaridade, sempre nos demos muito bem, mas nessas últimas semana, ele tem agido de forma agressiva e tem me feito várias ofensas, até me bloqueou nas redes sociais sem eu ter feito nada, o que faço? Estou muito mal e aborrecido.
- É verdade que as alterações no humor é um dos principais sintomas para diagnosticar uma pessoa com transtorno afetivo bipolar (TAB)?
- Qual é a diferença entre espectro bipolar e transtorno bipolar afetivo (TAB)?
- . Como posso ajudar alguém com Transtorno Bipolar?
- Existem sinais comportamentais precoces que anunciam o transtorno bipolar durante a infância e adolescência?
- Gostaria de perguntar quais as mudanças no estilo de vida que ajudarão a melhorar sua qualidade de vida de uma pessoa com o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB)?
- O que posso fazer para prevenir um episódio de Transtorno Bipolar?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 943 perguntas sobre Transtorno bipolar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.