Tenho ovário policístico e vou colocar o diu. A médica falou que, no meu caso, mirena não é indicado

2 respostas
Tenho ovário policístico e vou colocar o diu. A médica falou que, no meu caso, mirena não é indicado. Deveria ser o de cobre. Mas ouvi dizer que o cobre+prata da menos efeito colateral. Mas não sei se é real ou se tem contraindicação?
O ovário policístico é uma síndrome endócrino-metabólica de caráter genético e hereditário. Está associada a irregularidade menstrual, acne, oleosidade da pele, excesso de pêlos, infertilidade, cistos nos ovários, diabetes, aumento do colesterol, risco de doenças cardiovasculares, etc.
O anticoncepcional não trata o ovário policístico mas controla os sintomas como irregularidade menstrual, acne, excesso de pêlos, cistos nos ovários, etc. Quando você parar o anticoncepcional os sintomas poderão retornar.
Essa síndrome não tem cura mas controle. Esse controle passa pela mudança do estilo de vida, atividades físicas, perda e controle de peso, dieta pobre em gordura e carboidratos.
A anticoncepção sempre tem que ser individualizada. O seu médico deverá ver as suas indicações, contra-indicações e expectativas com relação ao método escolhido.
A síndrome do ovário policístico não contra-indica do uso do DIU hormonal - Mirena, assim como não contra-indica do DIU de cobre ou de prata e cobre.
Nenhum dos DIUs atrapalham a relação sexual, não geram corrimentos, não provocam infecção, não provocam câncer, não provocam danos ao seu útero, não reduzem a sua fertilidade, não dificultam uma gravidez futura, não são abortivo.
O risco de falha do DIU hormonal é de 2 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,2%).
O risco de falha do DIU de cobre e de prata e cobre é de 5 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,5%).
As mulheres com síndrome do ovário policístico apresentam acne, excesso de pêlos e oleosidade excessiva da pele. O DIu hormonal poderá piorar a pele.
O DIU de cobre poderá aumentar volume mentrual e cólicas menstruais.
O DIU de prata e cobre promete reduzir o volume e cólicas menstruais. Mas isso não é visto nas mulheres usuárias de DIU.
Após a inserção do DIU, você deverá fazer um ultrassom para avaliar o posicionamento. Ele deverá estar dentro da cavidade uterina e acima do orifício interno do colo uterino. Após este primeiro exame, novas ultrassonografias não serão necessárias. O controle do posicionamento do DIU pode ser feito pelo fio do DIU.
A inserção de qualquer DIU pode ser realizada em consultório médico, sob anestesia local e com mínimo desconforto para a paciente.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta. Faça os seus exames periódicos e de rotina.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Você deve conversar com sua médica como vão controlar a volta dos sinais e sintomas dos ovários policísticos , que você diz ter. Poderá ter atrasos menstruais e depois fluxo menstrual ainda mais forte com o Diu , não medicado, inclusive de prata e cobre. Com o Diu hormonal a pele pode vir a ter mais acne e oleosidade.

Especialistas

Mariana Morette Giampietro

Mariana Morette Giampietro

Ginecologista, Mastologista

Araçatuba

Agendar uma visita
Daniela Mezzomo

Daniela Mezzomo

Ginecologista

Blumenau

Agendar uma visita
Danyelle Lima

Danyelle Lima

Ginecologista

Goiânia

Agendar uma visita
Fernanda de Almeida Asencio

Fernanda de Almeida Asencio

Ginecologista

São Bernardo do Campo

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 290 perguntas sobre Inserção do DIU de cobre
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.