Tenho osteopenia e minha mãe teve osteoporose com fraturas espontâneas. Tomo Osteotrat há uns 5 anos.

3 respostas
Tenho osteopenia e minha mãe teve osteoporose com fraturas espontâneas. Tomo Osteotrat há uns 5 anos. Posso tomar por tempo indeterminado sem problemas?
O tempo de tratamento de osteoporose/osteopenia depende da gravidade do quadro e dos fatores de risco associados.
De uma forma geral, pacientes de baixo risco de fratura são tratados com essa classe de medicamento durante 5 anos e os de alto risco, são tratados durante 10 anos.
Mas cada caso é um caso.
Consulta um endocrinologista para avaliar se este é o melhor medicamento para o seu caso, se esta tendo uma boa resposta e por quanto tempo deve ser feito o tratamento.

Este medicamento, o Osteotrat, é da classe dos chamados bifosfonados. Não se recomenda o uso por mais do que 3 anos seguidos, com risco do inverso ocorrer, ou seja, aumentar a incidência de fraturas.
Ele precisa ser trocado por outra classe de medicamento ou suspenso por algum tempo (6 meses a 1 ano, em geral).
No tratamento da osteopenia/ osteoporose devemos avaliar inicialmente o aporte de cálcio na dieta, a necessidade de reposição, dosagem de vitamina D e a necessidade de reposição e se há indicação de uso de bisfosfonados como o osteotrat.
A duração do tratamento depende do ganho de massa óssea avaliado com as densitometrias ósseas, e risco do paciente de apresentar fraturas. Geralmente realiza-se uma pausa após 5 anos de uso se houve ganho de massa óssea e se risco baixo de fraturas.