Tenho os seguintes problemas: ansiedade, medo de dirigir, medo de sair de casa sozinha; pessimismo; autoestima

30 respostas
Tenho os seguintes problemas: ansiedade, medo de dirigir, medo de sair de casa sozinha; pessimismo; autoestima baixa; critico tudo e todos; coloco defeito em todos; sempre procuro um culpado; Não gosto de mim; Problemas conjugais...
Devo procurar qual profissional? Psiquiatra ou psicólogo?
 Matheus Rotta
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
Olá, todos os problemas que você apresentou podem ser resolvidos em psicoterapia/psicanálise. Recomendo que procure uma terapia que faça sentido pra você, tanto psicólogos quanto psiquiatras poderão ajudar a elaborar melhor as questões que estão te prendendo a esses padrões de pensamento e comportamento.
Os problemas citados refletem, em base, crenças inconscientes que você tem e, obviamente, não sabe. Muitas vezes essas crenças são estabelecidas na infância, ou até mesmo na vida intrauterina, e funcionam como se fossem um programa padrão para o processamento das suas experiências. Para mudar isso é preciso mergulhar dentro de si mesmo, enfrentar seus medos mais profundos e assumir uma nova atitude diante da vida, isso não é fácil e dificilmente será resolvido com medicamentos, pois depende mais de você do que de qualquer outra coisa.
Sugiro que comece a fazer um exercício de aceitação das coisas que não pode mudar e comece a injetar mais confiança na vida.
Boa sorte na terapia!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Sheila Soares
Psicólogo
Ibiúna
Inicialmente você pode procurar um psicólogo para avaliar o seu caso, se o profissional ver a necessidade de encaminhar a outro especialista, ele o fará.
O principal é que você não continue em sofrimento e busque ajuda o quanto antes.
 Alessandra Datto
Psicólogo
São Paulo
Olá, procurar por um psicólogo será uma boa iniciativa e a partir da terapia poderá decidir se quer tomar alguma medicação e assim procurar um psiquiatra que auxiliará. Dependendo do caso só a terapia ou só a medicação não surtirá o efeito desejado. Precisa em alguns casos o tratamento com ambos.
Abraço
 Matheus Schreiner
Psicólogo
Florianópolis
Obrigado pela pergunta.
Ambos os profissionais estão habilitados para avaliar seu estado psicológico.

No seu caso é necessário avaliar a gravidade dessas características apontadas, como por exemplo o medo de sair de casa, ansiedade, etc. e ver se há necessidade de tratamento.
Dra. Raquel de Mello
Psicólogo
Rio de Janeiro
São problemas gerados há muito tempo. Apenas a medicação não vai te ajudar. Vc deve procurar os 2 de uma forma que consiga resolver aos poucos. Estratégias comportamentais e mudanças de crenças disfuncionais melhorariam bastante sua qualidade de vida.
Eu sei o quanto é sofrível, não conseguirmos ser compreendidos, apoiados e ficarmos sem saber o que fazer para mudar. Então! uma coisa legal é você reconhecer que os comportamentos citados por você vem lhe causando sofrimento. humm! só para acrescentar. Os sentimentos gerados ,tristeza, raiva,etc..)Também são responsabilidade sua, parece ruim?. Pois é!! por no outro é fácil, é controle,(gera ressentimento qdo fazem conosco)além de lha dar o poder sobre sua vida. Você é o único responsável pela vida que leva, tbm o único q pode mudá-la. Sinceramente vc quer ser o capitão de sua vida ou o marinheiro a espera de ordens?Conta que um rei saiu à guerra com uma frota de navios, só não contava com uma tempestade, e perdeu a guerra ficou enfurecido com mar, então mandou da-lhe 300 chicotadas.
Assim um profissional pode lhe ajudar a olhar para dentro de você e encontrar suas respostas e o controle de "sua vida"para e entrar em ação.
abraço,
 Pablo Cordeiro
Psicólogo
Santo André, SP
Olá,

Ambos os profissionais poderão lhe ajudar! Contudo seus papéis em um processo de tratamento são diferentes e complementares.

Ambos os profissionais estarão atentos para fazer um bom diagnóstico, iniciar o tratamento e lhe indicar/encaminhar ao profissional que complementará o tratamento iniciado, com sua especialidade e função específica.

No que tange o trabalho do psicólogo, este lhe ajudará a conhecer bem os mecanismos que estão envolvidos nestes sintomas, buscará suas fontes, e vai te ajudar a entender a função que estes exercem sobre você, e claro, lhe mostrará ferramentas para te auxiliar, além de te estimular a desbravar caminhos que aprenderá a construir de forma autônoma.


Vá em frente! : )
 Rafael S. de Oliveira
Psicanalista, Psicólogo
Goiânia
Acredito que psicoterapia seria o mais indicado no seu caso. Você apresenta uma queixa bem especifica é medicalização não acredito que seja o caso, acredito sim, a eficácia de psicofarmacos, porém acredito que não seja o seu caso. Na psicoterapia você poderia trabalhar bastante como se constituiu este estado em que você se encontra e com isso mudar.
Puxa, a avaliação que você faz de si mesmo(a) é muito interessante. Você sabe dizer o que sente, como você é, quais os problemas que tem...mas parece não saber o que fazer com tudo isso e se de fato quer mudar algo...essa avaliação é mesmo sua? Ou as pessoas é que dizem isso? Uma pessoa com baixa estima não tem muito o hábito de criticar o outro..., se tem problemas conjugais é porque está em um relacionamento o que mostra capacidade para relações...medos?? Todos têm...o importante, me parece, é perceber se você sente angústia..pois só assim haverá condições de mudanças...abraços e boa sorte..
Dra. Lara Beatriz Fuck
Psicólogo
Florianópolis
Prezado Paciente,

Para que o tratamento seja conduzido com bons resultados, o primeiro passo é o diagnóstico interdisciplinar: ou articulado entre a Psicoterapia e a Medicina.
Na Psicoterapia, o primeiro passo é estabelecer o diagnóstico, a partir das queixas trazidas pelo paciente, identificando as ocorrências emocionais que constituem o seu padecimento, bem como os impasses da vida de relações que os determinam. Estes impasses serão trabalhados no processo psicoterapêutico para a resolução dos padecimentos emocionais.
Muitas vezes, estes padecimentos emocionais são extremamente severos, incapacitando a pessoa para a suas atividades cotidianas, ou tornando-as custosas à pessoa.
Assim, articulação interdisciplinar desde o diagnóstico, permite um tratamento integrado, onde o médico poderá avaliar a necessidade de medicação como bengala química, e a psicoterapia irá trabalhar os impasses para a recuperação do paciente para uma vida emocional saudável e regular.
 Ana Paula Carneiro
Psicólogo
São José dos Campos
Olá
Os sintomas como medo de dirigir, medo de sair de casa, podem estar associados a um transtorno ansioso, e esse pode ter causado sintomas depressivos como pessimismo, autoestima baixa, criticas negativas, autoconceito negativo, todos esses aspectos geram prolemas nas áreas da sua vida, como na área conjugal.
Seria indicado você procurar um psiquiatra e um psicologo. O psiquiatra, devido a esses sintomas estarem disfuncionais, te impedindo de fazer suas atividades, assim seria medicada para melhorar sua funcionalidade. Já o psicólogo iria trabalhar questões para você flexibilizar seus pensamentos e comportamentos e ter uma resposta mais funcional diante das situações.
 Renata Winning
Psicólogo, Psicanalista
São Roque
Ambos podem ajudar, porém vale ressaltar que a medicação isoladamente pode trazer alívio dos sintomas, mas não produzirá mudanças profundas na sua forma de pensar, agir e se relacionar.
No caso da psicoterapia/ análise, não há contra-indicação, nem é preciso ter um diagnóstico psiquiátrico para iniciar e se beneficiar desse processo, portanto, recomendo que busque atendimento.

Caso decida procurar um psiquiatra, recomendo que procure indicação e busque uma pessoa de confiança que não dê um diagnóstico e prescreva medicação a partir de um atendimento curto e superficial. Um bom psiquiatra saberá avaliar, inclusive, se é o caso de tentar outras medidas antes de tomar medicação.

 Carlos César Petruy
Psicólogo
Curitiba
Bom ter o seu contato.
A ansiedade pode ser gerada por vários fatores, desta forma uma avaliação com um profissional da área da psicologia é sempre uma sugestão para contribuir com a sua demanda e encaminhar para o tratamento que se fizer necessário.

Somos seres biopsicossociais, afetados pelas necessidades do organismo, do meio ambiente e dos nossos pensamentos, gerando informações que acessam o sistema nervoso e esse irá acionar os meios para o equilíbrio desejável para a sua estabilidade.

A ansiedade faz parte desse processo, e quando ela é ativada descompensa outras funções nos deixando confusos de certa forma.

Sugiro, ainda se for do seu interesse, procure um profissional da área da psicologia habilitado em EMDR, uma estimulação bilateral dos hemisférios cerebrais, reprocessando e dessensibilizando o que lhe incomoda, processo realizado em consultório que pode contribuir de forma significativa para um retorno de uma qualidade de vida desejável.

Atenciosamente,
 Meire Santos
Psicólogo
São Paulo
Psicoterapia é essencial para buscar autoconhecimento,mudar pensamentos,sentimentos e hábitos.Buscar ajuda psicológica sempre que percebe que algo não está bem em sua vida!
Dr. Ricardo Ferreira
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Ambos. As pesquisas ou estudos mostram que o tratamento combinado tem maior efetividade. Claro...de acordo com cada caso. Deve ser melhor avaliado pelo profissional. Sugiro buscar ambos.
A psicoterapia indicada é a cognitivo comportamental
Olá, de acordo com o exposto, deve procurar o quanto antes um psicólogo(a).Pois, tudo tem como trabalhar com a psicoterapia existencial e Terapia Cognitiva Comportamental e havendo a necessidade de medicamentos, será encaminhado e orientado a procurar um psiquiatra. Cuide-se !
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Patricia Perri Massuia
Psicólogo
São Paulo
OLA
primeiro sempre o psicologo.
Depois ele vai te ajudara avaliar se precisa o psiquiatra.
att
patricia massuia
Olá, os problemas informados podem ser avaliados e investigados pelo Psicólogo que compreenderá com você, os seus recursos internos de enfrentamento diante da sua queixa, ou seja, como lidará com seu tratamento e a partir disso orientar a busca por um Psiquiatra, pois cada caso tem sua singularidade. Ambos são importantes.
Olá
Os sintomas que vc descreveu acima precisam ser avaliados por um psicólogo e se for necessário, ele te encaminhará para um psiquiatra.
boa sorte
procure ajuda de um psicólogo(a) que poderá te ajudar a pegar mais leve com vc mesmo e com os outros,
Olá, ambos profissionais estão habilitados à investigar suas queixas, o tratamento combinado (psicoterapia + medicação) costuma surtir melhor efeito para alguns quadros, sugiro, se possível, realizar consulta com psicólogo clínico e médico psiquiatra para diagnóstico e acompanhamento. Grande abraço!
Você pode procurar ambos os profissionais.
 Clarissa Suassuna
Psicólogo
Brasília
Olá! Sugiro em primeiro lugar procurar um acompanhamento com um(a) psicólogo(a). Após o início do acompanhamento vocês podem avaliar juntos a possibilidade de um acompanhamento também com o psiquiatra.
Em alguns casos o acompanhamento com o psicólogo e o autoconhecimento e autoconfiança produzido através desse acompanhamento são o suficiente para melhoria da qualidade de vida e do bem estar. Em outros casos o acompanhamento com o psiquiatra e o uso de alguma medicação ajuda a passar por esses momentos de uma forma melhor. Não deixe de cuidar de você. Abraços
 Isabela Zeato Passos
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Um não exclui o outro, mas, incialmente, seria mais interessante que você procurasse por um psicólogo, para que pudesse entender melhor qual a origem desses sintomas que você descreveu e, depois, verificar juntamente com o profissional se será necessário o uso de medicamentos, se for, ai você fara acompanhamento em conjunto com o psiquiatra.
 Bacellar Cazão
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
Psicólogo.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Olá. Minha orientação é psicólogo. Abraço.
Dra. Patricia De Lucia Nadruz
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
Olá acredito que a primeira coisa seria entender o que está por trás desses sintomas. Voce fala de sintomas de um quadro de ansiedade (panico e agorafobia - medo de dirigir, medo de sair de casa sozinha) e de sintomas de humor mais depressivo (pessimismo; autoestima baixa; criticismo; baixa estima) além de dificuldades conjugais que acabam reforçando esses sintomas. Acredito que você poderia passar num psicologo a fim de fazer uma avaliação clinica (indico a abordagem cognitivo comportamental) e caso haja necessidade ele vai te encaminhar para um psiquiatra (se houver necessidade de tratamento medicamentoso). De qualquer forma o psicologo é capacitado para lhe ajudar a lidar com todas essas dificuldades. Espero ter ajudado.
 Valter Rodrigues
Psicanalista, Psicólogo
Contagem
Dada a complexidade dos problemas que você está enfrentando, como ansiedade, medo de sair de casa sozinha, pessimismo, baixa autoestima e dificuldades conjugais, é importante considerar qual profissional buscar. Aqui estão algumas orientações sobre a escolha entre um psicólogo e um psiquiatra:
Psicólogo
Foco na Terapia: O psicólogo é especializado em tratar questões emocionais e comportamentais por meio de terapia. Ele pode ajudar a explorar as raízes da sua insegurança, melhorar a autoestima e desenvolver habilidades para lidar com a ansiedade e o pessimismo.
Abordagem Comportamental: A terapia pode incluir técnicas como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), que é eficaz para tratar ansiedade e problemas de autoestima.
Apoio Emocional: Um psicólogo pode fornecer um espaço seguro para você expressar suas preocupações e trabalhar em suas dificuldades de comunicação e relacionamentos.
Psiquiatra
Avaliação Médica: O psiquiatra é um médico que pode realizar uma avaliação completa do seu estado mental. Ele pode diagnosticar transtornos mentais e, se necessário, prescrever medicamentos para ajudar a gerenciar os sintomas.
Tratamento Medicamentoso: Se você estiver enfrentando sintomas severos de ansiedade ou depressão, a medicação pode ser uma parte importante do tratamento. O psiquiatra pode determinar se isso é necessário.
Abordagem Integrada
Em muitos casos, uma abordagem que envolve tanto o psicólogo quanto o psiquiatra pode ser a mais eficaz. O psiquiatra pode tratar os sintomas com medicação enquanto o psicólogo trabalha em questões emocionais e comportamentais por meio da terapia.
Conclusão
Diante dos seus sintomas, pode ser benéfico começar com um psicólogo para explorar suas emoções e desenvolver estratégias de enfrentamento. Se você sentir que precisa de medicação ou se os sintomas forem muito intensos, buscar um psiquiatra também é uma boa opção. O importante é priorizar seu bem-estar e buscar o suporte adequado para suas necessidades. Se precisar discutir mais sobre isso ou explorar opções de apoio, estou disponível para ajudá-la em uma consulta.
 Luiz Silverio
Psicólogo, Sexólogo
Colombo
No seu caso é indicao primeiro procurar terapia com um psicólogo uma vez que são problemas emocionais e comportamentais.

Especialistas

Silvia Rodrigues

Silvia Rodrigues

Psicólogo

São José dos Campos

Ruth Carvalho

Ruth Carvalho

Psicólogo

Jacareí

Maura Galaxe

Maura Galaxe

Psicólogo

Campos Dos Goytacazes

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Maria Clara Crozariol Capellete

Maria Clara Crozariol Capellete

Psicólogo

Taubaté

Karla Chartouni

Karla Chartouni

Psicólogo

Sinop

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Avaliação psicológica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.