Tenho o meus pés muito cavo e o calcanhar muito torto e doi muito quando fico muito tempo em Pe e quando

4 respostas
Tenho o meus pés muito cavo e o calcanhar muito torto e doi muito quando fico muito tempo em Pe e quando ando muito, isto opera-se?
Deformidade nos pés frequentemente produzem desequilíbrio e alterações no padrão da marcha. Isto pode provocar sintomas relacionados a fraqueza de músculos, frouxidão de ligamentos ou sobrecarga com fraturas espontâneas (por estresse) ou formação de calos dolorosos nas áreas de maior apoio. existem cirurgias que podem melhorar o alinhamento e reequilibrar o pé, reduzindo desta forma os sintomas. É necessário exame clínico detalhado e avaliação dos exames de imagem para poder verificar se a cirurgia corretiva do pé cavo é uma opção que pode beneficiá-lo(a).

Sim, existem diversos tipos de tratamento para o pé cavo, tanto cirúrgicos quanto não cirúrgicos. Aconselho buscar a avaliação de um especialista para que seja feito o tratamento adequado para o seu caso.
Pés cavos varos acentuados e sintomáticos necessitam de tratamento. Pode ser necessário uso de palmilhas ou até mesmo cirurgias corretivas que envolvem osteotomias e transposições de tendões.
Frequentemente estão associados a esse tipo de pé, lesão ligamentar crônica lateral do tornozelo ou tenossinovites/rupturas de tendões fibulares principalmente após os 40 anos.
Entendo que conviver com dor nos pés, especialmente em casos de pé cavo e calcanhar torto, pode ser bastante incômodo, ainda mais quando atividades simples, como ficar em pé ou caminhar, se tornam dolorosas. O pé cavo, uma condição onde a curvatura do arco do pé é mais acentuada do que o normal, pode causar desequilíbrio, alterar o padrão da marcha e sobrecarregar certas áreas do pé, levando ao surgimento de dores, calos e, em alguns casos, fraturas por estresse.

Existem, sim, tratamentos para essa condição, que podem variar de medidas conservadoras, como o uso de palmilhas ortopédicas, a intervenções cirúrgicas. A cirurgia pode ser indicada nos casos em que os tratamentos não cirúrgicos não aliviam os sintomas ou quando a deformidade é muito pronunciada. A correção cirúrgica geralmente envolve realinhamento dos ossos (osteotomias) e, em alguns casos, transposição de tendões para reequilibrar o pé e aliviar a dor.

No entanto, a decisão de operar depende de uma avaliação cuidadosa. É fundamental que você procure um especialista, que poderá realizar um exame clínico detalhado e solicitar exames de imagem, como radiografias, para determinar a melhor abordagem para o seu caso. O objetivo do tratamento, seja ele cirúrgico ou não, é melhorar sua qualidade de vida, aliviando a dor e permitindo que você retome suas atividades diárias sem desconforto.

Se você tiver dúvidas ou precisar de orientação sobre o melhor caminho a seguir, recomendo uma teleconsulta. A telemedicina é uma opção segura e conveniente, especialmente nos dias de hoje, em que é importante evitar deslocamentos desnecessários devido a riscos como a COVID-19 e outras doenças infecciosas. Na plataforma Doctoralia, você pode encontrar especialistas altamente recomendados que estão prontos para ajudar. Se desejar, posso te orientar nessa jornada, avaliando seu caso com cuidado e indicando as melhores opções de tratamento.

Fique à vontade para agendar uma consulta online. Estou aqui para ajudar você a encontrar alívio e melhorar sua qualidade de vida.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900