Tenho o fator Rh negativo e meu marido positivo, e na primeira gravidez não tomei a injeção, e agora

2 respostas
Tenho o fator Rh negativo e meu marido positivo, e na primeira gravidez não tomei a injeção, e agora estou grávida de 4 meses, pode acontecer algo na minha gestação?
Não se assuste e faça o Pré Natal corretamente que terá suas dúvidas esclarecidas. O médico irá tomar a conduta adequada. Quando a gestante é Rh negativo e seu marido, positivo, existe a possibilidade de o bebê herdar o Rh do pai. Nesse caso específico, pode haver ruma reação no organismo da mãe, durante a gravidez, com repercussões para o feto – entre elas, anemia e insuficiência cardíaca. A principal precaução é verificar se você gerou anticorpos anti-Rh na gravidez anterior (se o sangue do primeiro é RH negativo não se preocupe, será feita a prevenção como se fosse a primeira gravidez na 28 semana e no pós parto. Existe um exame de sangue denominado Teste de Coombs Indireto. Quando o resultado é negativo, em geral, não há problema. Em caso positivo é necessário realizar mais exames, como ultrassom com Doppler, para acompanhar os possíveis efeitos sobre o bebê. Atualmente, dá para conhecer o Rh do feto, por meio de uma análise do sangue materno, a partir de dez semanas de gravidez. Existem tratamentos bem-sucedidos para a maioria dos casos, com bons resultados para as crianças que são Rh positivo ou quando por um motivo ou outro não se tem essa informação, a gestante tem que receber uma injeção com uma dose de anticorpos que “neutraliza” as células do fator Rh positivo do feto, a Imunoglobulina anti-D. O período indicado é na vigésima oitavo a semana de gravidez e no pós parto como falei anteriormente. Resumindo: Nesse momento nāo se preocupe porém se ocupe fazendo um bom pré -natal pois é uma complicação séria mas bem orientado lá pode ser contornada e evitada pelo obstetra. Boa sorte!

Ola, é de fundamental importância o acompanhamento pré-natal com o médico obstetra para uma avaliação personalizada. Através de alguns exames é possível estabelecer o risco e a eventual necessidade de tratamento. Abs