Tenho o fator Rh negativo e meu marido positivo, e na primeira gravidez não tomei a injeção, e agora

2 respostas
Tenho o fator Rh negativo e meu marido positivo, e na primeira gravidez não tomei a injeção, e agora estou grávida de 4 meses, pode acontecer algo na minha gestação?
Não se assuste e faça o Pré Natal corretamente que terá suas dúvidas esclarecidas. O médico irá tomar a conduta adequada. Quando a gestante é Rh negativo e seu marido, positivo, existe a possibilidade de o bebê herdar o Rh do pai. Nesse caso específico, pode haver ruma reação no organismo da mãe, durante a gravidez, com repercussões para o feto – entre elas, anemia e insuficiência cardíaca. A principal precaução é verificar se você gerou anticorpos anti-Rh na gravidez anterior (se o sangue do primeiro é RH negativo não se preocupe, será feita a prevenção como se fosse a primeira gravidez na 28 semana e no pós parto. Existe um exame de sangue denominado Teste de Coombs Indireto. Quando o resultado é negativo, em geral, não há problema. Em caso positivo é necessário realizar mais exames, como ultrassom com Doppler, para acompanhar os possíveis efeitos sobre o bebê. Atualmente, dá para conhecer o Rh do feto, por meio de uma análise do sangue materno, a partir de dez semanas de gravidez. Existem tratamentos bem-sucedidos para a maioria dos casos, com bons resultados para as crianças que são Rh positivo ou quando por um motivo ou outro não se tem essa informação, a gestante tem que receber uma injeção com uma dose de anticorpos que “neutraliza” as células do fator Rh positivo do feto, a Imunoglobulina anti-D. O período indicado é na vigésima oitavo a semana de gravidez e no pós parto como falei anteriormente. Resumindo: Nesse momento nāo se preocupe porém se ocupe fazendo um bom pré -natal pois é uma complicação séria mas bem orientado lá pode ser contornada e evitada pelo obstetra. Boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ola, é de fundamental importância o acompanhamento pré-natal com o médico obstetra para uma avaliação personalizada. Através de alguns exames é possível estabelecer o risco e a eventual necessidade de tratamento. Abs

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 359 perguntas sobre Matergam
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.