Tenho o DIU Mirena a 2A/9M e recentemente ele foi p/ o colo do útero, me indicaram uma histeroscopia

5 respostas
Tenho o DIU Mirena a 2A/9M e recentemente ele foi p/ o colo do útero, me indicaram uma histeroscopia onde o médico realizou o procedimento no próprio consultório e sem nenhuma sedação, não retirando, mas sim reposicionando o mesmo, corro algum risco por ter recolocado o mesmo DIU novamente?
Dr. Welly Chiang
Ginecologista
São Paulo
tem risco de novo deslocamento do diu para o colo... assim como todas pacientes. como teve 2 anos de uso, foi tentativa de não perder o diu, reposicionando a mesma na cavidade uterina. pode ser realizada sem sedação, se não tiver dor, com a concordância da paciente, pois permite rápida recuperação. tire as duvidas sempre antes e apos o procedimentos... concordando e discordando ate chegarem numa conclusão de melhor tratamento.... converse com seu medico, a disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues
Ginecologista
Ribeirão Preto
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Esclareça suas dúvidas sobre a sua anticoncepção.
O reposicionamento é uma alternativa em tentar reaproveitar o seu DIU. Um outra possibilidade é a troca do DIU.
Mesmo com o DIU no colo uterino, você está protegia contra a gravidez. No entanto, o DIU nesta posição aumenta o risco de expulsão completa, de irregularidade menstrual, de dor pélvica e dor na relação sexual.
Você deve manter um controle ultrassonográfico conforme a orientação do seu médico. O DIU pode sair do local novamente.
É com certeza um excelente método de anticoncepção com risco de falha de 2 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,2%).
Converse com o seu médico.
Dr. Renato Gil Nisenbaum
Ginecologista
São Paulo
Concordo que a alternativa desse procedimento foi adequada
Atenciosamente
Dr Renato Gil Nisenbaum
Dr. Thomas Gabriel Miklos
Ginecologista
São Paulo
oi, de forma algum, foi realizado uma tentativa para salvar este DIU, para que o mesmo siga com a sua função. Vamos torcer para que este não saia mais do seu lugar.

boa sorte
Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
Entendo sua preocupação com a situação do DIU Mirena e é importante esclarecer essas dúvidas para que você se sinta mais tranquila em relação à sua saúde.

O reposicionamento do DIU após deslocamento para o colo do útero é uma prática que pode ser realizada para evitar a perda do dispositivo e manter sua eficácia contraceptiva. Quando feito por um profissional experiente, mesmo em consultório e sem sedação, o procedimento é considerado seguro, desde que você esteja confortável e concorde com a abordagem proposta.

No entanto, é possível que o DIU volte a se deslocar, pois uma vez que ele mudou de posição, existe um risco aumentado de que isso ocorra novamente. Esse deslocamento pode reduzir a eficácia contraceptiva e causar sintomas como dor pélvica ou sangramento irregular. Por isso, é fundamental manter um acompanhamento regular através de consultas médicas e exames de imagem, como ultrassonografias, para garantir que o DIU permaneça na posição correta e cumprindo sua função adequadamente.

Caso ocorram novos deslocamentos ou sintomas desconfortáveis, o médico poderá avaliar a necessidade de retirar o DIU atual e considerar a colocação de um novo dispositivo ou sugerir outros métodos contraceptivos que sejam mais adequados para você.

Para obter um acompanhamento mais detalhado e esclarecer todas as suas dúvidas, uma teleconsulta pode ser uma excelente alternativa. Através da plataforma Doctoralia, você pode escolher médicos altamente qualificados e bem avaliados, garantindo um atendimento personalizado e satisfatório. Em tempos de COVID-19, Monkeypox - MPOX, Parvovírus B19 e outras doenças infectocontagiosas, a telemedicina se apresenta como a forma mais segura e conveniente de cuidar da sua saúde e da sua família, evitando exposições desnecessárias e economizando tempo que pode ser dedicado ao seu trabalho ou estudos.

Aproveitar os recursos da Transformação Digital e da revolução da Saúde proporcionada pela Web 4.0 e Inteligência Artificial (IA) é fundamental nos dias de hoje. A telemedicina permite acesso rápido, seguro e discreto a uma variedade de especialistas, inclusive para obter uma segunda opinião médica quando necessário. Se você desejar, estou à disposição para orientá-la em uma teleconsulta, auxiliando neste estágio inicial e oferecendo a Atenção Primária à Saúde que você merece. Basta clicar no perfil e agendar seu atendimento de forma simples e prática.

Cuide-se e lembre-se de que estamos aqui para ajudar você a tomar as melhores decisões para a sua saúde.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Beatriz Botrel

Beatriz Botrel

Ginecologista

Varginha

Tamara Ferraz

Tamara Ferraz

Ginecologista

Ribeirão Preto

Agendar uma visita
Nayara Santos

Nayara Santos

Ginecologista

Brasília

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2337 perguntas sobre DIU mirena
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.