Tenho o costume de ficar andando enquanto penso, é quase incontrolável e nem me dou conta. Isso vem

16 respostas
Tenho o costume de ficar andando enquanto penso, é quase incontrolável e nem me dou conta. Isso vem incomodando as pessoas do meu cotidiano. Certa vez estava andando na rua e entrei em um devaneio profundo. Estava tão concentrada que quando me dei conta estava no meio da rua, isso é normal?
Bom. O que é normal? Acho que você fica bem absorta em seus pensamentos e faz hiperfoco. Se é possivel mudar esse comportamento? Sim. O andar é um hábito que você adquiriu e que a ajuda a se concentrar. Talvez acalme sua mente da agitação. Muitas pessoas tem hábitos para pensar, conheço pessoas que fumam, pessoas que gostam de pensar fazendo exercicio, pessoas que tem que colocar musica, etc. Agora precisa avaliar melhor essa questao de voce nao conseguir inibir seu devaneio no meio da rua. Será uma dificuldade de inibir distratores internos e externos como os pensamentos por exemplo para focar no que é mais importante naquele momento, observar o transito e a rua? Precisamos de mais dados. Mas quanto a ser normal, é mais normal do que voce imagina e principalmente é normal pra voce. Mas se está incomodando é facilmente possivel mudar. Fique bem. Abraço.

Boa noite
Penso que nesse caso a questão não é se seus devaneios são normais ou não, mas por que eles te causam sofrimento. E se eles te causam sofrimento o ideal seria você encontrar um psicanalista / psicólogo acolhedor que escute o que você tem e precisa falar sobre o que está acontecendo contigo nesse momento de sua vida. Talvez esses devaneios sejam somente efeitos de coisas que você não está percebendo ou, se as percebe, não consegue dar conta delas sozinha. Boa sorte. Abraços
É bem comum nos perdermos nos pensamentos deixando a atenção ao presente momento e ao que ocorre ao nosso redor se perder. - Variando de pessoa para pessoa a intensidade, frequências, contextos, conteúdo dos devaneios - Existem alguns exercícios para tomar as redeas da sua atenção, como práticas de "mindfulness". - Mas seria interessante conversar com um profissional para aprofundar mais, verificar possiveis causas e assim direcionar para um tratamento adequado para ti. :)
Olá, me parece um pouco perigosa essa saída do momento presente, podendo colocar sua vida em risco. O ideal seria procurar um psicólogo para uma investigação mais detalhada do que realmente esta acontecendo. Cuide-se. Abraço.
Sua pergunta é importante! Seria necessário ouvir mais...
Mas, pelo que escreve, parece que está te causando problemas.
Isso já é suficiente para buscar um atendimento especializado... Sugiro começar por um psicólogo/psicanalista.
Olá!
O fato dos teus devaneios poderem te levar a situações de risco, tamanho o desligamento que ocorre, parece bastante perigoso.
Ter com quem compartilhar tais devaneios seria um bom início de análise! Quem sabe buscar uma psicanalista?
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá
O que seria normal ou não nos dias atuais? No seu caso o mais importante é o risco que corre na rua e o quanto este comportamento te incomoda.
Importante procurar um profissional capacitado e entender como e porque isso tem acontecido, de maneira a entender seu comportamento e sentimento em relação a isso.
Não se cobre ou se culpe sem antes se conhecer melhor.
Olá! Como te gera prejuízos, sugiro que busque ajuda profissional para investigar melhor esse seu comportamento e se existem outros sintomas associados. Como você corre riscos agindo assim, o ideal é que você aprenda estratégias mais seguras e adaptativas. Um abraço e se cuide!
São poucas informações para poder lhe ajudar. Agende uma consulta para ter maiores detalhes a essas informações
O excesso de pensamentos pode ser um recurso utilizado para se evitar entrar em contato com alguns sentimentos ou acontecimentos da vida diária, que necessitam ser vistos e vividos. Viver no momento presente é um exercício constante, mas ao conseguir esse estado de presença, é possível à pessoa se apropriar do que está se passando consigo mesmo, assim, a pessoa pode administrar os pensamentos que surgem, pois não somos nossos pensamentos... , pode administrar os sentimentos que se apresentam, e viver na vida como um todo, corpo, mente e alma.
Não há nada de incomum nisso, mas você deve se pergunta sobre a razão do incômodo que isso lhe causa - se há um incômodo. Inclusive, Aristóteles costumava caminhar durante realizava suas reflexões e isso foi decisivo para a construção de sua filosofia. Acredito que um atendimento em um psicólogo te ajude a esclarecer a respeito de seus devaneios.
Olá, tudo bem?

É muito comum que, ao estarmos absortos em nossos pensamentos, acabemos por nos perder em relação ao tempo e ao espaço. O caminhar é um movimento inconsciente que, para algumas pessoas, pode servir como um auxílio no processamento das ideias.
No entanto, pode se perceber, no seu caso, que esse comportamento te incomoda e te prejudica. Isso pode indicar que, ou há extrema ansiedade, fazendo com que você tenha pensamento acelerado, um hiperfoco no tema que está pensando, ou até mesmo, um hábito que se criou, de andar enquanto pensa. Independentemente de quais sejam as causas, é importante você trabalhá-las em psicoterapias, para maiores investigações, controle dos pensamentos, ou a formação de novos hábitos que não impactam na sua vida e nas suas relações sociais.

Espero ter ajudado, procure ajuda.

Estou à disposição.

Abraço.
É compreensível que você tenha esse hábito de andar enquanto pensa, muitas pessoas encontram movimento físico como uma forma de concentrar seus pensamentos. No entanto, é importante estar ciente dos arredores para garantir sua segurança. Se você se encontra tão imersa em seus pensamentos a ponto de não perceber os perigos ao seu redor, isso pode ser preocupante. Recomendo que você tente estar mais consciente do seu entorno enquanto caminha e, se necessário, procure ajuda de um profissional para explorar esses padrões de pensamento e comportamento mais a fundo.
Normalidade é um conceito que tem mais relação com o campo da estatística, do que propriamente com a área da saúde mental. E é nisso que você deve investir: em saúde mental! Essa situação que você relata, mostra que sua segurança e integridade física foi colocada em risco. Então, buscar por um psicanalista deve ser sua questão mais urgente. Não adie mais uma consulta. Desde já, coloco-me à sua disposição!
Boa tarde! É comum que algumas pessoas sintam a necessidade de se movimentar enquanto pensam, pois a atividade física pode ajudar a clarear a mente e estimular o pensamento criativo. Este comportamento pode estar ligado a um estado de fluxo, onde a pessoa fica tão imersa em seus pensamentos que perde a noção do que está ao seu redor. No entanto, quando isso começa a interferir no cotidiano e incomodar outras pessoas, ou quando coloca a própria segurança em risco, como no caso de atravessar a rua sem perceber, é importante buscar estratégias para gerenciar melhor essa situação.

Para lidar com essa questão, você pode tentar delimitar um espaço seguro onde possa andar e pensar sem interrupções, como um jardim ou um parque. Outra alternativa é praticar técnicas de mindfulness, que ajudam a manter a concentração no presente e aumentar a consciência do ambiente ao seu redor. Se o problema persistir e causar dificuldades significativas, considerar a orientação de um profissional, como um psicólogo, pode ser útil para desenvolver novas estratégias de manejo desse comportamento. Tenha um ótimo dia!
Não me parece que é sobre ser normal ou não, mas sim sobre como você tem se relacionado com isso e sobre como te afeta. Procure um profissional para falar do que tem passado. Fico à disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!