Tenho nódulos nas pregas vocais,fazendo a cirurgia minha voz volta ao normal,vou conseguir cantar igualmente

4 respostas
Tenho nódulos nas pregas vocais,fazendo a cirurgia minha voz volta ao normal,vou conseguir cantar igualmente quando minhas pregas vocais eram saudáveis?
No caso se não operar fizer só fonoterapia minha voz pode também voltar a ser saudável?
Prezado/a paciente internauta,

A exérese microlaringoscópica dos nódulos, se bem indicada, logrará sim em trazer uma significativa melhora de em sua qualidade e resistência vocal, mas é muito improvável que se obtenha a restituição plena dos parâmetros fonatórios iguais aos de antes da ocorrência desta lesão fonotraumática.

Em geral fonoterapia está indicada para virtualmente todos os casos, optem ou não os pacientes pela cirurgia, mas com resultados limitados quando o efeito de massa da lesão estiver implicado diretamente na geração da fenda e da consequente soprosidade vocal.

Nódulo só é cirurgio quando estiver avançado. Sugiro você fazer uma fono terapia primeiro e depois se não houver melhora, aí sim fazer uma cirurgia. Para você que é cantor ou cantora o ideal não seria fazer cirurgia para que não venha comprometer na sua qualidade de voz.
Olá amigo(a)!! Quando o nódulo já está bastante fibrosado, endurecido e ja é antigo, geralmente é caso de cirurgia. Porem se existe um espessamento ou um nódulo não muito antigo, não se recomenda cirurgia, apenas tratamento com fonoterapia. Em ambos os casos, voce precisará de uma avaliação otorrinolaringológica e fonoaudiológica. Necessitará de tratamento fonoterápico para mudança de padroes que estao ocasionando a lesao, e para estimular a reabsorção desta. Cuide-se! Boa sorte em seu tratamento. Abraços!
Procurar agendar com um profissional da fonoaudiologia levando todos os exames que você possui. A fonoaudiologia poderá tirar todas as suas dúvidas e avaliar seu quadro atual.
Att
Carmen C.Gonçalves