Tenho nódulos na mama e estou fazendo terapia hormonal corro um risco maior de ter câncer?

4 respostas
Tenho nódulos na mama e estou fazendo terapia hormonal corro um risco maior de ter câncer?
A terapia de reposição hormonal com estrogêneo e progesterona, aumenta o risco de câncer de mama, independente de ter ou não nódulos. O risco relativo é de 1,26 mostrado nos últimos estudos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A TRH (terapia de reposição hormonal), aumenta o risco para desenvolver câncer de mama, o que não significa que ela não possa ser prescrita para as pacientes desde que avaliados e pesados riscos e benefícios da intervenção medicamentosa. Como há informação da presença de nódulos mamários, é prudente realizar uma avaliação mais detalhada da natureza destes nódulos, até mesmo antes do início da reposição hormonal, preferencialmente com um especialista em mastologia.
Nódulos identificados na mamografia e ecografia apresentam características que sugerem benignidade ou não. Havendo indicação da terapia de reposição hormonal, nódulos benignos não são contra-indicação ao tratamento. A deficiência da produção de estrogênio pode causar sintomas de intensidade variável, como ondas de calor (fogachos), suores noturnos, depressão, variação do humor, insônia, falta de memória, ganho de peso, ressecamento vaginal, diminuição da libido, incontinência urinária e infecção recorrente do trato urinário. Além disso, as mulheres tornam-se susceptíveis à perda de massa óssea (por diminuição do cálcio nos ossos), às doenças do coração e à demência. Com o aumento da expectativa de vida e as inúmeras atividades desempenhadas pelas mulheres em casa e no mercado de trabalho, a falta dos hormônios ovarianos podem impactar negativamente a disposição e a qualidade de vida das mulheres. A reposição hormonal alivia os sintomas do climatério e da menopausa e a principal indicação de terapia de reposição hormonal são os fogachos porque a presença das ondas de calor estão associados a maior risco cardiovascular.
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
Nunca inicie uma reposição hormonal sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem fazer a reposição hormonal. Essa medicação pode estar associada a eventos graves como trombose.
Ao prescrever uma reposição hormonal, o seu médico deverá avaliar a sua história clínica, suas queixas, seus antecedentes pessoais e familiares, seus problemas de saúde, suas medicações em uso, seu exame físico e seus exames laboratoriais e de imagem. Com isso, o seu médico saberá se você precisa de hormônios e se pode usar essas medicações.
Olá. As lesões mamárias tem que ser avaliadas a partir do exame físico do seu médico; dos exames de imagem como mamografia e ultrassom; e da biópsia se necessária.
Em alguns casos, a biópsia do nódulo mamária é recomendada antes do início da terapia hormonal.
A sua avaliação clínica é importante. Agende a sua consulta. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta a sua reposição hormonal

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 142 perguntas sobre Climene
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.