Tenho muito medo de assovio de vento,nuvens pezadas anunciando tempestade, fico atónita, praticamente

10 respostas
Tenho muito medo de assovio de vento,nuvens pezadas anunciando tempestade, fico atónita, praticamente desesperada. Como podem me ajudar??
Olá! Seu medo é bem localizado. Será que teve experiência(s) ruim(ns) com o assovio, tempestade? Ou passou por dificuldades justamente quando algo semelhante estava acontecendo? Podem haver associações assim ou ser algo inconsciente, quando uma coisa que aparentemente nada tem a ver com tempestade e assovio, "aparece" como sintoma nesses momentos. Procure um psicólogo, certamente uma escuta diferenciada vai te ajudar.
Exemplo: uma pessoa "do nada" começou a ter medo de elevador. Isso estava intimamente ligado ao fato de ela ter começado a visitar uma pessoa querida que estava hospitalizada em um andar mais alto do prédio. Todas as vezes que ela ia lá "eleva a dor". Sua dor aumentava. Então foi tratado o medo de perder a pessoa que estava doente e não o medo do elevador.

Olá. O que você relata parece o que chamamos de fobia específica. Segundo os critérios diagnósticos, trata-se de um medo intenso e persistente que a pessoa reconhece como exagerado ou fora de contexto. Em suma, é um medo que a pessoa sabe que só ela tem e que os outros, ao contrário dela, lidam muito bem com a questão. Geralmente, as pessoas com fobia evitam as situações que temem ou as enfrentam com muito desconforto. A terapia cognitivo-comportamental e a terapia comportamental são as mais indicadas para esse tipo de caso, atuando diretamente sobre a fobia. O trabalho é baseado no que chamamos de dessensibilização sistemática, que consiste em trabalhar estratégias que lhe ajudem a lidar com a ansiedade, montar uma lista de situações que você teme (ordenada de situações mais fáceis para mais difíceis) e promover uma aproximação gradativa entre você e essas situações. Essa técnica foi elaborada nos idos de 1950 e até hoje é a que se mostra mais eficaz para os transtornos fóbicos. Att.
Olá!
É importante que você procure um profissional (psicoterapeuta cognitivo comportamental) para que faça um diagnóstico e possa iniciar tratamento.

Lilian Normanha Benedetti Cotrim
Prezada!
Independente de qualquer abordagem da Psicologia, você já descreve seus sintomas e está prejudicando em sua vida diária.
Procure por uma indicação do profissional que irá atende-lo de forma acolhedora e que você se sinta confortável e confiante no processo, para que você perceba de forma consciente sobre seus medos e ansiedades.
Abraços
Olá! De acordo com o seu relato, tudo indica que se trata de um quadro de fobia específica. No momento, a abordagem mais indicada para o tratamento desse tipo de fobia é a terapia cognitivo comportamental. O terapeuta irá te educar sobre o que é uma fobia específica, bem como irá prepará-la para as técnicas que poderão ser utilizadas no seu caso. Uma das mais comuns é a dessensibilização sistemática que visa trabalhar em estágios graduais de desconforto a sua fobia (desde a situação menos ansiogênica até a mais difícil de suportar). Essas intervenções irão reduzir e/ ou sanar seus sintomas, porém é importante que o terapeuta avance com você no sentido de compreender seus esquemas de comportamento e suas crenças sobre você, seu mundo e os outros.
Olá! Complementando a informação da Terapia Cognitivo Comportamental (que é de fato a mais indicada para tratamento de fobias e transtornos de ansiedade em geral), além da técnica de exposição gradativa para que você aprenda a lidar com situações que teme, em conjunto, são trabalhadas a suas formas de pensar frente aos barulhos de vento ou frente as nuvens carregadas de chuva, que você descreve (de modo a modificar sua percepção de perigo que é, na verdade, o que te gera desconforto/ medo que você refere).
Olá, o medo é um dos sintoma da ansiedade ou fobia de algo ou alguma coisa. O corpo reage de forma que altera o funcionamento da glândula suprarrenal e a produção de forma indevida dos hormônios chamados popularmente de hormônios do estresse que faz com que o indivíduo reaja podendo ter como sintomas consequentes: taquicardia, paralisação, agitação psicomotora e outras reações que possam vir acontecer. No entanto, com uma boa psicoterapia cognitiva comportamental há possibilidade de remissão do sintoma diante de resignificação do pensamento, enfrentamento da situação e outras técnicas.
Olá! Levando em conta a sua descrição, seus sintomas atuais estão provavelmente mais relacionados a uma fobia específica, medo de uma determinada situação/ evento. O tratamento com a terapia cogntiva-comportamental tem se mostrado muito eficaz para casos como esse, bem como todos os demais ligados a ansiedade no geral.
Recomendo que busque um psicólogo que atue com esta abordagem que poderá te ajudar.
Boa sorte!
Olá! Um bom Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental e Hipnoterapeuta. Paz e Bem!
Olá! como a colega falou seu medo pode estar ligado direta ou indiretamente ao que vc descreveu, um acompanhamento com psicólogo para avaliar o seu grau de ansiedade e lhe ajudar a superar seu medo!