Tenho muita tontura ja faz três meses e não estou melhorando,tomo medicação para labirintite pela ma

1 respostas
Tenho muita tontura ja faz três meses e não estou melhorando,tomo medicação para labirintite pela manhã e a noite e nada de eu melhorar o que faço?
A tontura tem muitas causas possíveis, incluindo distúrbios do ouvido interno, enjôo e efeitos de medicamentos. Às vezes, é causado por uma condição de saúde subjacente, como problemas de má circulação, infecção ou lesão por trauma.
A maneira como a tontura faz você se sentir e seus gatilhos fornecem pistas para possíveis causas. Quanto tempo dura a tontura e quaisquer outros sintomas que você tenha também ajudam a identificar a causa.

- Problemas no ouvido interno que causam tontura (vertigem)
Seu senso de equilíbrio depende da entrada combinada das várias partes do seu sistema sensorial. Estes incluem o seu:

-> Olhos, que ajudam a determinar onde seu corpo está no espaço e como ele está se movendo

-> Nervos sensoriais, que enviam mensagens ao seu cérebro sobre movimentos e posições do corpo

-> Ouvido interno, que abriga sensores que ajudam a detectar a gravidade e o movimento de vai-e-vem

A vertigem é a falsa sensação de que o ambiente está girando ou se movendo. Com distúrbios do ouvido interno, seu cérebro recebe sinais do ouvido interno que não são consistentes com o que seus olhos e nervos sensoriais estão recebendo. A vertigem é o resultado quando seu cérebro trabalha para resolver a confusão.


-Vertigem posicional paroxística benigna (VPPB).
Essa condição causa uma sensação intensa e breve, mas falsa, de que você está girando ou se movendo. Esses episódios são desencadeados por uma rápida mudança no movimento da cabeça, como quando você se vira na cama, se senta ou recebe um golpe na cabeça. A VPPB é a causa mais comum de vertigem.

-Infecção.
Uma infecção viral do nervo vestibular, chamada neurite vestibular, pode causar vertigem intensa e constante. Se você também tiver perda auditiva súbita, pode ter labirintite.

-Doença de Ménière.
Esta doença envolve o acúmulo excessivo de líquido no ouvido interno. É caracterizada por episódios súbitos de vertigem que duram várias horas. Você também pode experimentar perda auditiva flutuante, zumbido no ouvido e a sensação de ouvido entupido.

-Enxaqueca
As pessoas que sofrem de enxaqueca podem ter episódios de vertigem ou outros tipos de tontura, mesmo quando não estão com dor de cabeça intensa. Esses episódios de vertigem podem durar minutos a horas e podem estar associados à dor de cabeça, bem como à sensibilidade à luz e ao ruído.

-Problemas de circulação que causam tontura
Você pode se sentir tonto, desmaiar ou perder o equilíbrio se seu coração não estiver bombeando sangue suficiente para o cérebro. As causas incluem:

-Queda da pressão arterial. Uma queda dramática na pressão arterial sistólica – o número mais alto na leitura da pressão arterial – pode resultar em breve tontura ou sensação de desmaio. Pode ocorrer depois de se sentar ou ficar de pé muito rapidamente. Esta condição também é chamada de hipotensão ortostática.

-Má circulação sanguínea. Condições como cardiomiopatia, ataque cardíaco, arritmia cardíaca e ataque isquêmico transitório podem causar tontura. E uma diminuição no volume sanguíneo pode causar fluxo sanguíneo inadequado para o cérebro ou ouvido interno.

Outras causas de tontura

-Condições neurológicas.
Alguns distúrbios neurológicos como a doença de Parkinson e a esclerose múltipla – podem levar à perda progressiva do equilíbrio.

-Medicamentos.
A tontura pode ser um efeito colateral de certos medicamentos como anticonvulsivantes, antidepressivos, sedativos e tranquilizantes. Em particular, os medicamentos para baixar a pressão arterial podem causar desmaios se reduzirem muito a pressão arterial.



-Transtornos de ansiedade.

Certos transtornos de ansiedade podem causar tontura ou sensação de tontura, muitas vezes referida como tontura. Estes incluem ataques de pânico e medo de sair de casa ou estar em grandes espaços abertos (agorafobia).

-Baixos níveis de ferro (anemia).

Outros sinais e sintomas que podem ocorrer junto com tontura se você tiver anemia incluem fadiga, fraqueza e pele pálida.

-Baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia).

Essa condição geralmente ocorre em pessoas com diabetes que usam insulina. Tonturas (vertigens) podem ser acompanhadas de sudorese e ansiedade.

-Envenenamento por monóxido de carbono.

Os sintomas de envenenamento por monóxido de carbono são frequentemente descritos como "tipo gripe" e incluem dor de cabeça, tontura, fraqueza, dor de estômago, vômito, dor no peito e confusão.

-Superaquecimento e desidratação.

Se você é ativo em clima quente ou se não bebe líquidos suficientes, pode sentir tonturas por superaquecimento (hipertermia) ou por desidratação. Isto é especialmente verdadeiro se você tomar certos medicamentos para o coração.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Jéssica Ribeiro

Jéssica Ribeiro

Fisioterapeuta

Brasília

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Jefferson Gonçalves Vieira Rocha

Jefferson Gonçalves Vieira Rocha

Fisioterapeuta

Magé

Julia Alves de Senne

Julia Alves de Senne

Otorrino

Nova Iguaçu

Miriã Boaretto T Fernandes

Miriã Boaretto T Fernandes

Otorrino

São Paulo

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 340 perguntas sobre Labirintite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.