Tenho muita dificuldade em perdoar, em voltar a confiar nas pessoas depois q quebram a minha confiança.

11 respostas
Tenho muita dificuldade em perdoar, em voltar a confiar nas pessoas depois q quebram a minha confiança. Tem algum tratamento pra isso ? Pois sofro muito, fico remoendo o acontecido.
Exercer o perdão não é tarefa fácil. Este afeto pode estar ligado às nossas questões vividas que não foram elaboradas causando mal estar em nosso psiquismo e degradando nossas relações. É preciso investir mais em você, se conhecendo melhor , trabalhando inclusive a capacidade de se auto perdoar. Um tratamento psíquico pode colaborar muito, de acordo com o seu desejo. Invista em você. Otacilio Ribeiro - Psicanalista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim. Existe tratamento psicológico, não tem como prever o tempo de tratamento, mas sempre temos sucesso. Imagino que tenha se decepcionado com alguém muito importante, mas, as pessoas são diferentes e vc tbm mudou ao longo do tempo, então vc é capaz tanto de recomeçar, quanto de voltar a confiar em alguém outra vez.
Provavelmente a cada acontecimento atual que peça o seu perdão revive alguma dor do passado. Seria interessante estar em terapia pra vasculhar essas lacunas, esses sentimentos, de forma a não mais precisar da mágoa com o outro, que de certa forma a protegeu no passado, mas acredito que hoje em dia, usa esse artifício, mas sente-se mal mesmo assim. Estou às órdens.
Olá, como já falaram, existe tratamento sim e este é a psicoterapia. Procure um bom psicólogo para isso, ele poderá te ajudar a se abrir para confiar nas pessoas e tentar se entender, entender o que faz você não conseguir perdoar os outros. Qualquer coisa, estou à disposição. Boa sorte!
Para além dos ideais que envolvem valores morais,deveres religiosos ou laços familiares, o ato de perdoar pode ser ressignificado subjetivamente a partir da revisão de sua própria história, onde você poderá ver a si mesma de uma outra perspectiva, não somente como vítima, mas como sujeito de escolhas, de acertos e erros, enfim como ser humano que pode tirar o melhor de suas experiências. Se o seu ponto de partida é o conflito entre perdoar e seguir em frente ou se (res) sentir remoendo o passado , você deve sobretudo se permitir falar sobre isto. Procure um analista que esteja disposto a te ouvir sem julgamentos. Este é o ponto de partida. Boa sorte!
A reconstrução da confiança sim é bem complicada , concordo com você, mas lhe digo, tal em processo o foco é o seu sofrimento.
A psicologia pode te ajudar, procure um profissional que vc se identifique , confiança .
Boa sorte!
Olá! É importante saber que crenças estão por trás dessa dificuldade de perdoar que prejudica suas relações.Ás vezes o apego em geral (a pessoas, coisa, posições ou mesmo opiniões) é uma possível causa da dificuldade em perdoar, entender o lado do outro, etc. Procure um terapeuta que possa investigar suas crenças.
Imagino que um dos pontos importantes para se investigar nesse contexto seria em quais relações você viveu essa experiência de confiar e ser ferida. É muito comum que essa forma de funcionar, ou seja, dificuldade de confiar no outro, esteja relacionada às primeiras relações que viveu na família.
Estamos o tempo todo em relação. É na família que costumam ocorrer as primeiras experiências relacionais de cada um. A partir dessas experiências, escolhemos e repetimos no presente as relações familiares do passado. Por exemplo, as dores vividas na relação amorosa com o parceiro estão ligadas a essa ferida, o parceiro apenas "joga o sal".
Procure um terapeuta para que possam cuidar e investigar o que verdadeiramente faz sentido dentro da sua história.
Olá, é importante que você busque um psicoterapeuta para que possa trabalhar a sua falta de confiança. Ele te ajudará a entrar em contato com todas as vezes em que não teve a presença da confiança em sua vida, sejam acontecimentos recentes ou na infância. Começando com essa quebra de confiança recente, que sentimentos e emoções estão envolvidas nela e como tem lidado com isso até agora. Em alguns casos, é importante olhar para a infância, pois nós carregamos registros de tudo que vivemos dentro de nós, registros que nem sempre conseguimos entrar em contato até que algo se relacione a ele. Se você não teve a presença da confiança na infância e agora voltou a ter, isso pode estar te afetando dessa forma pelo fato de já ter uma dor antiga relacionada a isso. A psicoterapia te ajudará a ressignificar esse sentimento, fazendo com que você aprenda a lidar melhor com isso.
Olá!! Aconselho você procurar ajuda de um psicólogo, pois na terapia poderá trabalhar os seus sentimentos e emoções , ressignificando-os e assim melhorando sua qualidade de vida.
Qualquer coisa,estou a disposição!Espero ter ajudado !
Talvez você tenha sofrido muitas decepções em sua vida, o que fez com que você se tornasse uma pessoa com mágoas e dificuldade em perdoar, tornando isso um padrão de comportamento, mas para situações e pessoas diferentes, ou seja, você pode estar julgando todos de forma indiscriminada, se baseando em suas experiências negativas passadas, o que não é saudável. A psicoterapia pode te ajudar a ressignificar essas vivências, a julgar cada experiência de acordo a realidade presente, e se tornar uma pessoa mais feliz.

Especialistas

Danielle Bueno

Danielle Bueno

Psicólogo

Porto Alegre

Natália Figueiredo

Natália Figueiredo

Psicólogo

Salvador

Liliani Masselli

Liliani Masselli

Psicopedagogo

São José

Tatiana Nicz

Tatiana Nicz

Psicólogo

Curitiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 65 perguntas sobre Transtorno da conduta
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.