Tenho muita dificuldade em me comunicar, principalmente se for sobre algo que estou planejando, quer

9 respostas
Tenho muita dificuldade em me comunicar, principalmente se for sobre algo que estou planejando, querendo ou pensando. Chego a ter dor física em todo corpo só de iniciar uma conversa. Sinto que tenho medo da resposta da pessoa, não quero magoar, sempre fui assim, desde adolescente (que me lembro), mas agora isso está trazendo muitos prejuízos no meu casamento. Que linha devo seguir de terapia. Por favor, podem me ajudar?
Olá,
A dificuldade de comunicação, que provoca até mesmo dor física, pode estar ligada à possíveis causas (conscientes ou não): - traumas emocionais ou situações dolorosas do passado - ansiedade ou fobia social - perfeccionismo - insegurança ou medo de errar - fobia de conversação - transtornos de linguagem.
A psicoterapia EMDR - linha da minha atuação - é amplamente testada e eficaz para o tratamento das mais diversas questões emocionais e mentais.
As memórias difíceis e fobias são trabalhadas de modo que o indivíduo seja fortalecido, e possa viver plenamente.
A auto-estima volta a ser desenvolvida, o autoconhecimento facilita que o paciente se sinta mais seguro e possa se expressar.
Muitas vezes dificuldades de comunicação estão relacionadas a medos: medo de desagradar, de não ser aceita, dificuldade em se expressar por ter introvertido, entre outros.
Todos estes aspectos são passíveis de tratamento com a psicoterapia EMDR, que atua em nível cerebral, através de novas conexões neurais.
Agende seu horário, você passará a sentir-se mais leve e assertiva através da psicoterapia.
Fico à disposição.
Um abraço.
Ivete Rizzato

Olá espero que esteja bem

Pela sua descrição, parece que essas dificuldades de comunicação social vem lhe causando intenso sofrimento emocional, como ansiedade, baixa autoestima. Sugiro procurar um profissional de saúde mental como o psicólogo para uma avaliação, no intuito de obter melhor clareza sobre suas dificuldades e assim direcionar o tratamento mais adequado para sua necessidade. Espero ter ajudado. Cuide-se. Abraço!
Oi, oi!
Comunicar-se pode ser difícil para muitas pessoas, mas é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Sou psicóloga e trabalho com a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Nela, exploramos juntos seus pensamentos e emoções para entender como eles influenciam suas ações, como essa dificuldade de comunicação que você mencionou. A TCC te ajuda a enfrentar esses medos, encontrar formas mais saudáveis de se expressar e, com o tempo, a reduzir os impactos negativos que isso tem trazido para sua vida, especialmente no casamento. Espero ter ajudado de alguma forma!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
É importante buscar ajuda para lidar com essas dificuldades de comunicação, especialmente quando isso está impactando o seu casamento. Qualquer abordagem terapêutica pode atender ao seu caso, pois o mais essencial é que você escolha um profissional com quem se sinta à vontade e acolhida para trabalhar essa questão. O terapeuta, independentemente da linha de atuação, poderá ajudar a explorar o que está por trás dessas dificuldades e a desenvolver estratégias para melhorar sua comunicação e lidar melhor com seus medos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Diante da sua dificuldade em se comunicar e do medo das respostas das pessoas, é recomendável que você considere a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). A TCC é eficaz para tratar problemas de ansiedade e dificuldades de comunicação, ajudando a identificar e desafiar pensamentos disfuncionais que alimentam o medo e a preocupação. Além disso, trabalhar com uma psicóloga pode ajudá-la a desenvolver habilidades de assertividade e a se sentir mais confortável ao expressar suas necessidades e sentimentos. Outra abordagem que pode ser útil é a terapia focada em emoções, que ajuda a entender e processar emoções subjacentes, permitindo que você se comunique de maneira mais autêntica e confiante.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 270
Olá! Aconselho que faça entrevistas para perceber com qual linha irá se identificar mais. A Psicanálise, por exemplo, busca investigar o inconsciente a partir da relação transferencial (relação de confiança entre paciente e psicólogo), do enquadre ( todas as variáveis que possibilitam a terapia) , contratransferência (o que o paciente gera no analista), espaço entre (o que é construído no espaço terapêutico a partir da relação analista/ analisando), ou seja, o foco é no indivíduo como um todo e na sua história de vida, possibilitando assim, que o sintoma não seja a única forma do inconsciente se presentificar. Espero ter ajudado, estou à disposição!
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma excelente opção para a sua queixa. Neste tipo de abordagem, o trabalho é feito de forma prática e estruturada. Aqui estão algumas maneiras de como isso acontece:

1) Exploração dos Pensamentos: Vamos analisar juntos os pensamentos automáticos que surgem quando você precisa se comunicar - principalmente o medo de magoar as pessoas e como elas podem reagir -, porque eles interferem significativamente na forma como você se sente e nas suas reações fisiológicas. Em um nível mais profundo, explorar os pensamentos permite acessar crenças disfuncionais que você nutre sobre si. Ao mesmo tempo, em um nível mais cognitivo, possibilita identificar padrões de pensamento que distorcem a realidade, e que portanto afetam a sua percepção das situações, dos outros e de si mesmo e a forma como você se sente. Com isso, utilizo técnicas para ajudá-lo a avaliar e reformular esses pensamentos de uma maneira mais realista e funcional, proporcionando alívio emocional.

2) Comunicação Assertiva: de maneira didática, focamos em desenvolver habilidades de comunicação assertiva, para que você possa expressar suas necessidades e sentimentos de maneira clara, respeitando seus limites e os dos outros, sem o medo de magoar ou ser mal interpretado.

3) Exposições Práticas: Também realizamos exposições, onde você terá a oportunidade de praticar conversas e situações específicas que geram ansiedade em um ambiente seguro. Isso ajudará você a lidar com o desconforto de maneira saudável e, gradualmente, reduzir a intensidade da sua ansiedade.

Esses, e outros elementos combinados, têm o potencial de melhorar significativamente sua comunicação e bem-estar emocional.
Olá, essa dificuldade em se comunicar de forma efetiva pode ser trabalhada na terapia comportamental cognitiva. Pense na possibilidade de agendar um horário. Espero ter ajudado.
Olá! Muito interessante o fato de você se perceber assim desde adolescente. Em sessão utilizo a abordagem TCC ( terapia cognitivo-comportamental), com essa abordagem é possível trabalharmos as crenças centrais através de uma anamnese bem detalhada sobre as questões da sua infância e adolescência, é uma maneira de identificarmos os motivos de alguns padrões de pensamentos e comportamentos para que então ao longo do processo terapêutico seja possível modificar e consequentemente diminuir esses sentimentos.