Tenho muita dificuldade em fazer laços com as outras pessoas, me sinto muito incomodada e ansiosa em

14 respostas
Tenho muita dificuldade em fazer laços com as outras pessoas, me sinto muito incomodada e ansiosa em qualquer situação social, nunca sei oq fazer com as mãos e sempre fico procurando algum refúgio para não ter que manter contato visual. Isso pode ser sintomas de fobia social?
Obrigada por compartilhar.
Entendo o quanto essas situações podem ser desconfortáveis para você.. A sua descrição de sentir-se ansiosa em interações sociais, evitando o contato visual e buscando refúgio, pode estar sim relacionada a sintomas de fobia social, também conhecida como transtorno de ansiedade social. Esse transtorno faz com que as interações cotidianas gerem um medo intenso de ser julgado ou avaliado negativamente. No entanto, para chegarmos a uma compreensão mais profunda, seria interessante explorar as raízes desses sentimentos. Desde quando você percebe essa dificuldade em criar laços? Você consegue se lembrar de alguma experiência que possa ter marcado o início dessa ansiedade em situações sociais? Precisamos investigar juntas o que está por trás desse desconforto, para que possamos encontrar formas de aliviar esse sofrimento e melhorar suas relações. Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá.
Sim, podem ser sintomas de fobia social... Acredito que seja necessário buscar um tratamento para minimizar os sintomas. Com psicólogo e as vezes também é necessário com psiquiatra. Estou aqui caso queira ajuda. Tenho experiência de atendimentos desse tipo.
Olá! Sim, as fobias de maneira geral para visão psicanalítica surgem como tentativa de evitação da angústia que é um afeto que não mente, tendo forte relação com nossas questões inconscientes, geralmente apresentando sensações corporais de dificuldade de respiração, sudorese, enfim tudo que se relaciona á ideia de que algo ruim possa acontecer e fazer perder o ''controle'' das situações, na fobia como existe objeto que fica nesse lugar de sofrimento, então é plausível que haja uma tentativa de evitá-lo. Diante disso, sugiro que busque um psicólogo/psicanalista para que tenha um espaço de escuta sensível e acolhimento para que a partir dessa queixa inicial possa olhar para suas subjetividades e levantar questões como, por exemplo: quando esse sintoma surgiu? Existem momentos de interações sociais em que esse sintoma piora ou melhora? Quais pensamentos surgem antes e depois desses episódios? Espero ter ajudado, estou á disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá.
Sim, pode ser .
Porém não se preocupe agora em dar nomes ao que você tem, mas sim buscar tratamento psi coterápico para lhe ajudar em suas dificuldades.
Vá em frente, busque essa ajuda.
Olá, sinto muito que você esteja passando por isso. É importante lembrar que apresentar alguns desses sintomas não significa necessariamente que você tenha um diagnóstico. Apenas um profissional da saúde mental pode fazer uma avaliação completa e definir se se trata de fobia social ou outro quadro.

Na abordagem que aplico nos meus atendimentos, costumamos explorar os pensamentos e crenças que surgem nessas situações, ajudando a identificar se eles estão contribuindo para aumentar a ansiedade. Também trabalhamos com técnicas para desenvolver mais confiança e habilidades sociais, o que pode ajudar a enfrentar esses momentos de forma mais tranquila e controlada.

Buscar ajuda é um ótimo primeiro passo. A terapia pode te oferecer um espaço seguro para entender melhor o que está por trás dessas sensações e, aos poucos, encontrar maneiras de se sentir mais confortável em situações sociais.

Fico à disposição :)
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Estão parecendo ser sintomas de ansiedade circunscrita a meio social. Nas fobias há questões estruturais a se levar em conta, como graves problemas na relação com o pai e uma necessidade de realizar algum desejo voraz da mãe.
Sim, os sintomas que você descreve, como o desconforto intenso em situações sociais, a ansiedade, a dificuldade em fazer laços e a evasão de contato visual, podem estar relacionados à fobia social (também conhecida como transtorno de ansiedade social). Esse transtorno é caracterizado pelo medo intenso de ser julgado negativamente em situações sociais ou de desempenho, levando a um desejo de evitar esses cenários.

Outros sintomas comuns incluem:

Medo excessivo de interações sociais ou situações em que você possa ser observado.

Evitação de eventos sociais.

Sintomas físicos de ansiedade, como tremores, sudorese ou dificuldade para falar em público.


Se isso tem impactado sua vida de maneira significativa, pode ser útil procurar a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra para uma avaliação mais detalhada e para discutir estratégias de tratamento, que podem incluir psicoterapia ou medicamentos.

Boa tarde. Sao sintomas de falta de autoconhecimento e um bloqueio ja instalado de sociabilidade. Sugiro que inicies uma psicoterapia para entender sua personalidade, desenvolver capacidades e superar seus bloqueios afetivos. A disposicao
sim, é importante fazer anamnese e escuta clínica para o diagnóstico com um especialista, em alguns casos quando limita a vida e prejudica a relação com as pessoas o uso de medicamentos é necessário. É fundamental fazer a terapia para tratar a fobia.
Posso te ajudar
Olá!! É compreensível que você se sinta incomodada e ansiosa em situações sociais. Esses sentimentos podem realmente estar associados à fobia social, que envolve um medo intenso de ser julgado ou avaliado negativamente. É importante lembrar que você não está sozinha nessa experiência. Conversar sobre suas dificuldades em um ambiente terapêutico pode ser um passo valioso para entender e lidar com essas emoções de forma mais confortável. Estou aqui para apoiar você nesse processo.
Olá, independente do nome que teus sintomas podem se agrupar num diagnóstico, seria bem importante não se ater a isto, mas sim observar os efeitos que te traz tal situação, quais as consequências como isolamento, retraimento etc. e se permitir entender que não precisa se condenar a um diagnóstico como derradeiro. Para isto juntar paciência e iniciar um percurso de ultrapassar, mesmo que lentamente, tua situação. Seja com tratamento, seja buscando situações em que vá te permitindo aos poucos vencer tuas reações. Pois viver isolado tira parte das possibilidades de troca que envolvem alegria, conhecimento, alguns conflitos e outras coisas que podem te enriquecer muito.
Olá, obrigada por compartilhar, entendo o quanto pode ser difícil expor sobre isso.
Respondendo sua dúvida, sim esses sintomas podem se enquadrar em fobia social. Mas em todo caso, é importante que haja uma boa avaliação sobre a demanda para que seja concluído o diagnóstico. Minha sugestão é que procure por um psicólogo qualificado para que te ajude com essas questões, além de acompanhá-lo(a) no processo de autoconhecimento.
Pelo que você descreve, sim, pode ser que você esteja enfrentando sintomas relacionados à fobia social ou a algum tipo de ansiedade social. A dificuldade em fazer laços, o desconforto em situações sociais, a ansiedade e o desejo de evitar o contato visual são sinais comuns desse tipo de condição.

A fobia social envolve um medo intenso de ser julgado ou avaliado negativamente em situações sociais, o que pode levar a comportamentos de evitação e a um grande desconforto em interações sociais. Algumas pessoas sentem uma pressão para agir de maneira "normal" em grupos, o que pode intensificar ainda mais a ansiedade.

Conversar com um profissional pode ser muito benéfico. Um terapeuta pode trabalhar com você em estratégias para enfrentar e reduzir sua ansiedade social.

Lembre-se de que não há problema em buscar ajuda e que muitas pessoas passam por isso. O importante é dar o primeiro passo e buscar as estratégias que funcionam melhor para você. Se precisar conversar mais sobre isso ou explorar outras ideias, estou aqui!
Olá! É importante a escuta de seus contextos de forma integrada, considerando o quando, na presença de quem, do que, desde quando, para a construção de um saber de forma acertiva e que lhe seja legitimo. É recomendado o trabalho com profissional do campo da psicologia/psicanálise. Abraço.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.