Tenho muita dificuldade em escrever manualmente, não é simplesmente ter uma letra feia, mas, não ter
3
respostas
Tenho muita dificuldade em escrever manualmente, não é simplesmente ter uma letra feia, mas, não ter coordenação na mão ou suavidade no movimento, é como se houvesse uma rigidez muscular. O que poderia ser, tem tratamento?
Olá, quando falamos sobre a escrita, ela apresenta diversos componentes que devem ser analisadas pelo profissional especialista: tônus muscular, propriocepção, coordenação viso-motora, adequação postural... Todos os fatores podem influenciar na forma que desempenhamos a escrita. Na infância o tratamento tende a ser mais efetivo devido a neuroplasticidade. Mas enquanto adulto, também é possível realizar ajustes, orientações e exercícios visando melhora da coordenação grafomotora. Indico que busque um terapeuta ocupacional especialista para poder receber o melhor tratamento possível. Abraços.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sugiro avaliação terapêutica ocupacional, além disso, oriento incluir um esporte em sua rotina para desenvolver novas habilidades motoras e graduação de força, e também, há exercícios grafomotores específicos os quais são : escrever em caderno de caligrafia, seguir desenhos em tracejados, explorar texturas diferentes e nomear o que sente quando as toca, etc.
A dificuldade em escrever manualmente, com rigidez muscular e falta de coordenação, pode ser causada por condições como distonia focal (cãibra do escritor), dispraxia (dificuldade de planejar e executar movimentos) ou disgrafia motora (problema na coordenação para os movimentos da escrita). O tratamento envolve exercícios motores para melhorar a coordenação, técnicas de relaxamento muscular, terapia ocupacional para reeducação da escrita e uso de ferramentas adaptadas, como canetas ergonômicas. É importante procurar um neurologista para investigar possíveis causas neurológicas e um terapeuta ocupacional para orientação específica.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.