Tenho muita desatenção no trabalho, e eu acho que está me prejudicando. O que devo fazer pra esclare
40
respostas
Tenho muita desatenção no trabalho, e eu acho que está me prejudicando. O que devo fazer pra esclarecer se tenho mesmo ?

O TDAH, como transtorno neuropsiquiátrico, pode ser avaliado e acompanhado por psiquiatras e psicólogos. Entretanto, o diagnóstico formal deve ser feito por um neuropsicólogo, que fará entrevistas de anamnese, aplicação de bateria de testes, conversará com os demais profissionais envolvidos (e com a escola, no caso de avaliação infantil), e irá redigir um relatório conclusivo de sua avaliação a fim de orientar o trabalho dos profissionais que irão fazer o tratamento (psiquiatra no caso de uso de medicação, psicólogo e/ou psicopedagogo para cuidar dos aspectos emocionais e comportamentais). O tratamento psicológico mais indicado é a Terapia Cognitivo Comportamental, pois além dos procedimentos tradicionais psicoterápicos de apoio e autoconhecimento, é acrescido ainda de um trabalho específico para o TDAH, como os treinos de atenção e concentração, manejo de comportamento, orientações específicas de organização e motivação, etc.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?

Olá, fazer um diagnóstico apenas com os elementos dessa pergunta é prematuro. Sugiro que busque um psicólogo para fazer uma avaliação. Fiquem bem.

Olá! Desatenção não significa sozinha que seja um Transtorno. É um sintoma, que precisa ser avaliado cuidadosamente para compreender suas razões... Até mesmo a ansiedade, quando excessiva, pode causar episódios de desatenção, falta de foco. Sugiro que converse com um psicólogo e busque uma avaliação cuidadosa do seu momento. Caso, de fato, seja diagnosticado algum transtorno, você será direcionado para um tratamento específico.

Olá! O diagnóstico é feito através de avaliação clínica, seja do psiquiatra ou do psicólogo. Mesmo que não tenha o diagnóstico, com a psicoterapia você pode trabalhar técnicas que lhe ajudem a melhorar a atenção e o foco. Deixo uma reflexão de presente: "O que importa não é o que acontece, mas como você reage" - Epicteto. Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 140
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

O primeiro passo é notar que está prejudicando a você ou a alguém a sua volta. Esse alerta já é suficiente para busque uma psicóloga que possa entender o que está acontecendo. Talvez algum problema exterior, ou até no próprio trabalho, possa estar interferindo no seu foco. A psicoterapia tem o papel de te ajudar a identificar a causa e buscar soluções para lidar da melhor forma. Abraços!

Olá! A princípio tem algo que você já nota e está confirmado, a desatenção no trabalho. Cabe avaliar se isso está restrito apenas ao seu trabalho ou se é algo mais abrangente na sua vida. Se for restrito ao seu trabalho, então abre-se aí a possibilidade de investigar sua relação com ele.

Olá! Você pode começar marcando uma consulta com um psicólogo para conversar a respeito dessas impressões. Isso já é um bom começo. É importante investigar desde quando a desatenção tem estado presente em sua vida, se ela tem aparecido em outros contextos (não apenas no trabalho) e de que forma tem afetado a sua rotina. Conhecendo um pouco mais sobre você, o psicólogo irá te orientar e fará os devidos encaminhamentos, caso seja necessário. Cuide-se bem!

Você sempre apresentou sintomas relacionados a desatenção ou é algo que está vivenciando recentemente? Se você sente que está sendo prejudicado, é válido buscar uma avaliação com psicólogo e quem sabe, realizar uma avaliação neuropsicológica completa, a qual poderá mensurar se realmente existe alguma defasagem na atenção.

Olá, se observa que a desatenção vem acarretando prejuízos na sua rotina, sim é importante buscar ajuda profissional do psicólogo, neuropsicólogo ou psiquiatra para investigar e compreender melhor a sintomatologia. Fique bem!

Olá!
Falta de concentração e desatenção podem estar relacionadas com alguma fase da sua vida, em algum momento pode ter faltado elementos necessários para que você pudesse entender e superar esses aspectos que são disfuncionais.
Falta de concentração e desatenção podem estar relacionadas com alguma fase da sua vida, em algum momento pode ter faltado elementos necessários para que você pudesse entender e superar esses aspectos que são disfuncionais.

Olá, podem haver inúmeros fatores para isto. Vc se sente bem e gosta do seu trabalho? Percebe que está sobrecarregado quanto a demanda de trabalho? Quantas horas vc precisa para se deslocar da residência para o trabalho e vice-versa? Como é a sua relação com os seus pares no trabalho e eventualmente com seu chefe? Eu coloco estas perguntas para você refletir, pois qualquer tratamento que você queira iniciar é válido, no entanto, você precisará ser ativo no seu processo, no sentido de buscar soluções na sua rotina, na sua vida. Invista em você e faça terapia. Colherá bons frutos a partir daí. Abs

Olá, deve buscar uma boa avaliação psicológica, e neurológica, com especialistas que trabalham com o diagnostico de TDAH.

Olá, tudo bem? Buscar avaliação clínica de um psicólogo e/ou psiquiatra.

Olá, acredito que se você consiga identificar essa desatenção é porque ela existe e de alguma forma te acarreta uma resposta negativa na sua produtividade. Observar e identificar já e um grande passo dentro do processo de autoconhecimento, a psicoterapia te ajuda a se autoconhecer dentro de todos os âmbitos e um diagnostico te trás algumas clarezas pra certos comportamentos e alternativas para que você consiga ter uma qualidade vida melhor, se assim for.

Olá... No Brasil são poucos os recursos como Testes Psicológicos para compor uma avaliação e diagnóstico de TDAH. Desta forma a maior parte dos diagnósticos são feitos por "anamnese" ou a observação clínica do paciente. Também são poucos os Psicólogos que se especializam em Psicometria (a área da Psicologia que estuda as ferramentas e princípios que se propõem a medir as características mentais) o que significa dizer que há um número reduzido de Psicólogos que - de fato - se utiliza de ferramentas estatisticamente testadas e comprovadas por método científico. Para alguns isso não quer dizer nada, mas é importante perguntar: Qual a probabilidade de um diagnóstico ser contaminado por autoreferência? (ou seja, ter em si a subjetividade do próprio avaliador) sem dúvida uma avaliação Psicométrica seria menos sujeita a isso. Outra questão é a recusa dos Psicólogos em fornecer claramente um diagnóstico e já iniciar um processo terapêutico: Não se trata algo que não se sabe o que é! Para isso que existe o Psicodiagnóstico que pode até mesmo compor o fazer da Psicoterapia, mas jamais ser deixado de lado. Não se dá remédios para tratar algo que não se sabe o que é... Assim como não se faz terapia sem saber qual o alvo que se busca atingir junto ao paciente.

Olá,
Procure por uma avaliação neuropsicológica onde uma Neuropsicóloga irá fazer uma bateria de testes para avaliar as funções cognitivas prejudicadas, realizar uma análise clinica e chegar em um laudo final. Esse teste é bastante completo e irá tirar todas as suas dúvidas.
Sou Neuropsicóloga e posso ajudar !
Conte comigo.
Abraço
Procure por uma avaliação neuropsicológica onde uma Neuropsicóloga irá fazer uma bateria de testes para avaliar as funções cognitivas prejudicadas, realizar uma análise clinica e chegar em um laudo final. Esse teste é bastante completo e irá tirar todas as suas dúvidas.
Sou Neuropsicóloga e posso ajudar !
Conte comigo.
Abraço

Olá! Primeiro, seria necessário investigar quais são as causas dessa desatenção no trabalho, nem sempre é TDAH. Pode ser devido a um quadro depressivo, ou de ansiedade, ou mesmo alguma condição orgânica... Descartadas essas hipóteses, aí sim podemos pensar em TDAH. Nesse caso, deve ser feita uma avaliação neuropsicológica juntamente com entrevistas de pessoas que convivem com você. O tdah pode ser do tipo predominantemente desatento, predominantemente hiperativo ou do tipo combinado. É uma condição do neurodesenvolvimento, com causas multifatoriais ( genética, intercorrências gestacionais, ambientais) e tem como principais sintomas: uma desregulação emocional, procrastinação, baixo autocontrole e disciplina, dificuldade de organização, falha no planejamento e execução, instabilidade no foco e atenção. A psicoterapia pode ajudar a entender melhor esse funcionamento e instrumentalizá-lo para gerenciar melhor seu tempo e suas relações. Portanto, indico que busque primeiro um psicólogo para essa avaliação inicial e para que te ajude a formular um plano de tratamento e, então, decidir quais outros profissionais poderão ajudar.

Olá, a desatenção pode ter vários motivos. Ex: cansaço, estresse, desmotivação com o seu trabalho atual e inúmeras outras coisas. Sugiro buscar ajuda de um psicólogo para fazer uma avaliação adequada. Fique bem. Abraços.

Olá! O fato dessa desatenção estar te prejudicando já é um sinal de que algo precisa mudar. A desatenção é um sintoma, e suas causas podem ser várias: como ter uma má relação com o trabalho, o hábito de ter devaneios/fantasias, situações difíceis que esteja passando e demandem sua atenção, ansiedade, depressão, burnout e/ou TDAH. Além de muitos mais. Refletir sobre quais desses você pode estar atravessando pode te ajudar a entender o que está acontecendo.
Quanto à possibilidade de TDAH, especificamente, a psicoterapia e a neuropsicologia serão de grande ajuda para entender se é o caso. Testes psicológicos e avaliações práticas também são outras formas de descobrir.
Uma questão importante a se considerar é que cada uma das questões que citei influencia as outras: por exemplo, é possível ter todos os sintomas de déficit de atenção como consequência de um quadro de depressão, ou mesmo ter TDAH de fato, porém camuflado por um transtorno de ansiedade.
Quanto à possibilidade de TDAH, especificamente, a psicoterapia e a neuropsicologia serão de grande ajuda para entender se é o caso. Testes psicológicos e avaliações práticas também são outras formas de descobrir.
Uma questão importante a se considerar é que cada uma das questões que citei influencia as outras: por exemplo, é possível ter todos os sintomas de déficit de atenção como consequência de um quadro de depressão, ou mesmo ter TDAH de fato, porém camuflado por um transtorno de ansiedade.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

A desatenção pode ser fruto de diversas formas de transtorno, não apenas o TDAH. Por exemplo, se a desatenção e desmotivação começaram a ocorrer apenas agora na vida adulta com o trabalho que você está em específico, há chances dela ser efeito de uma depressão e ansiedade perante esse ambiente de trabalho.
Eu recomendo a procura por um psicólogo para realizar um melhor psicodiagnóstico.
Eu recomendo a procura por um psicólogo para realizar um melhor psicodiagnóstico.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

A falta de atenção necessariamente pode levar ao diagnóstico de um transtorno, porém é importante que outros contextos de momento de vida, histórico familiar, história de vida, entre outros sintomas, sejam um ponto de avaliação. Sugiro que você possa procurar um profissional especializado para que juntos possam chegar a um diagnostico mais assertivo e sem dúvida um melhor ajuste de sua rotina para que uma estabilidade seja alcançada e você consiga conduzir suas demandas com maior êxito

A desatenção pode ser sintoma de diversos transtornos, mas é necessário antes analisar como se dá a ergonomia no seu trabalho. É um ambiente ruidoso? você se sente à vontade?
Outra dica é perceber quais os pensamentos que lhe ocorrem quando você está lá - geralmente eles indicam os incômodos da situação e como você a interpreta.
Você consegue se concentrar em casa? Como está seu sono? Sua alimentação?
Outra dica é perceber quais os pensamentos que lhe ocorrem quando você está lá - geralmente eles indicam os incômodos da situação e como você a interpreta.
Você consegue se concentrar em casa? Como está seu sono? Sua alimentação?

Olá, fazer sessões de psicoterapia psicanalítica é uma ótima saída para você poder compreender todos seus mecanismos psíquicos, inclusive esse que você cita. Para tanto, estou à disposição!

Para fechar um diagnóstico de TDAH é necessário passar por avaliação com psicólogo e psiquiatra, e o tratamento pode incluir psicoterapia e medicação, ou em alguns casos só a terapia já pode ser suficiente para auxiliar na sua demanda, visto que a desatenção pode ser em decorrência de outros fatores também.

Para ter um maior esclarecimento sobre um possível diagnóstico é necessário procurar médicos e psicólogos (Especialidades como clínico geral, neurologista, neuropediatra ou psiquiatra). Um trabalho da saúde multiprofissional, faz um maior esclarecimento para o paciente.

A desatenção no trabalho pode ser devido a uma diversidade de fatores, portanto é necessario avaliar questões tanto emocionais, quanto contextuais.
Procure um profissional de psicologia com quem você possa conversar e compreender melhor esta situação. Pode ser algo mais simples de se lidar do que você imagina !
Procure um profissional de psicologia com quem você possa conversar e compreender melhor esta situação. Pode ser algo mais simples de se lidar do que você imagina !

Você pode marcar com um psicólogo e realizar a avaliação clínica para verificar TDAH. Contudo, é bom se observar: Anda estressada? Ansiosa? Algo te deprime? Isso também influencia a atenção.

É recomendado buscar uma avaliação psicodiagnóstica realizada por um profissional especializado. Essa avaliação envolve entrevistas, observações e testes específicos para investigar a presença de sintomas característicos do TDAH e descartar outras possíveis causas.

Ola!! Podem existir diversos fatores para sua desatenção, se você sempre foi assim desde criança pode ser um TDAH, autismo por exemplo. Caso você esteja desatento nos últimos anos, meses mas nunca foi assim provavelmente existem outros fatores como por exemplo : ansiedade, estresse, esgotamento mental e outros.
Te oriento a procurar um psicólogo para analisar melhor o seu caso . Essa analise pode ser realizada só na sessão com o psicólogo ou através de testes psicológicos que identificam o defitc de atenção
Te oriento a procurar um psicólogo para analisar melhor o seu caso . Essa analise pode ser realizada só na sessão com o psicólogo ou através de testes psicológicos que identificam o defitc de atenção

Olá. Através de autoconhecimento. Minha orientação é fazer uma consulta com psicólogo. Abraço.

Olá!
A falta de atenção pode estar relacionada a diversas situações, por exemplo, preocupações diversas que lhe acometem e impedem o seu foco, uma fase da vida em que há muitas tarefas e objetivos a realizar, sintomas de ansiedade e/ou depressão.
Além disso, distúrbios do sono (dificuldades para dormir o suficiente para ter um sono reparador, o que resulta em não conseguir descansar) podem interferir na capacidade de atenção e concentração, entre outras situações.
É importante salientar que não necessariamente você tem um transtorno mental, como o TDAH, mas que é necessário marcar uma consulta com profissionais de saúde para um diagnóstico adequado (psicologia, psiquiatria e/ou neurologia).
Um abraço!
A falta de atenção pode estar relacionada a diversas situações, por exemplo, preocupações diversas que lhe acometem e impedem o seu foco, uma fase da vida em que há muitas tarefas e objetivos a realizar, sintomas de ansiedade e/ou depressão.
Além disso, distúrbios do sono (dificuldades para dormir o suficiente para ter um sono reparador, o que resulta em não conseguir descansar) podem interferir na capacidade de atenção e concentração, entre outras situações.
É importante salientar que não necessariamente você tem um transtorno mental, como o TDAH, mas que é necessário marcar uma consulta com profissionais de saúde para um diagnóstico adequado (psicologia, psiquiatria e/ou neurologia).
Um abraço!

O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento, que impacta o dia a dia, produtividade, emoções e relacionamentos do indivíduo. Ele pode ser diagnosticado tanto por um psicólogo, neuropsiquiatra ou neuropsicólogo, e o tratamento de maior evidência científica é a terapia ABA (anaise do comportamento aplicada). Atualmente temos um movimento dentro da psicologia, que é a PBE, Psicoterapia Baseada em Evidências, onde buscamos pelas evidências clinicas e cientificas para cadacaso, buscando convergir com as preferencias do paciente.
Procure um profissional e cuide-se :)
Procure um profissional e cuide-se :)

Se você está percebendo que sua desatenção está prejudicando seu desempenho no trabalho e afetando sua qualidade de vida, pode ser uma boa ideia investigar se há um transtorno subjacente, como o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), ou se há outras condições, como ansiedade ou até depressão, que podem estar influenciando sua concentração.

A desatenção no trabalho pode ser frustrante e prejudicial para a produtividade e para o bem-estar. Se você acredita que está com dificuldades de concentração e que isso está afetando seu desempenho, é importante buscar esclarecer se há um motivo subjacente, como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), ou se o problema está relacionado a fatores como estresse, ansiedade ou sobrecarga.
Aqui estão alguns passos que você pode seguir para esclarecer se a sua desatenção pode estar relacionada ao TDAH ou a outras causas:
1. Avaliação Profissional (Psicólogo ou Psiquiatra)
O primeiro passo para esclarecer a questão é procurar um psicólogo ou psiquiatra. Esses profissionais podem realizar uma avaliação completa para entender melhor as causas da sua desatenção. O diagnóstico de TDAH é realizado com base em uma análise dos seus sintomas, histórico de vida e como esses sintomas impactam suas atividades diárias.
Psicólogo: Um psicólogo pode usar entrevistas e questionários para avaliar seus comportamentos e possíveis padrões relacionados à desatenção. A terapia pode ajudar a identificar se seus desafios de concentração têm causas emocionais ou comportamentais, como ansiedade ou estresse, além de oferecer estratégias para melhorar o foco.
Psiquiatra: O psiquiatra pode avaliar, caso seja necessário, a possibilidade de prescrição de medicamentos, como estimulantes (para TDAH) ou medicamentos para ansiedade, se for o caso. O psiquiatra também pode ser uma boa opção se a desatenção for muito severa e estiver afetando significativamente sua qualidade de vida.
2. Reflexão sobre os Sintomas
Você pode refletir sobre os sintomas de desatenção que está experimentando. Se você tem se sentido frequentemente distraído, esquecendo detalhes importantes, ou tendo dificuldades em concluir tarefas, isso pode ser um indicativo de que a desatenção é mais do que apenas uma distração ocasional.
Além disso, o TDAH tem características específicas, como:
Dificuldade em manter o foco em tarefas por longos períodos
Esquecimento frequente de compromissos, prazos ou detalhes importantes
Mudança constante de atividade sem terminar o que começou
Dificuldade em organizar tarefas ou manter a concentração em ambientes com muitas distrações
Tendência a se distrair facilmente com estímulos externos
Esses sintomas podem ser presentes desde a infância ou aparecer na vida adulta, como uma forma de TDAH não diagnosticada previamente.
3. Consideração de Outras Causas
Embora o TDAH seja uma causa comum para a desatenção, também há outros fatores que podem afetar a concentração, como:
Ansiedade ou estresse: Se você está lidando com situações estressantes no trabalho ou na vida pessoal, isso pode afetar sua capacidade de se concentrar.
Falta de sono: A privação de sono pode prejudicar gravemente a concentração e o foco, resultando em desatenção.
Depressão: A desatenção também pode ser um sintoma de depressão, além de outros sintomas emocionais, como tristeza e desmotivação.
Sobrecarga de tarefas: Se você tem muitas responsabilidades no trabalho e sente que não consegue dar conta de tudo, isso pode afetar sua capacidade de se concentrar em uma tarefa de cada vez.
4. Autoavaliação e Mudanças no Estilo de Vida
Enquanto busca uma avaliação profissional, você pode também tentar identificar comportamentos ou hábitos que possam estar contribuindo para a desatenção. Algumas estratégias para melhorar o foco incluem:
Organização e planejamento: Use agendas, listas de tarefas e ferramentas de produtividade para organizar seu trabalho e ajudar a se manter no caminho certo.
Ambiente de trabalho livre de distrações: Se possível, crie um espaço tranquilo, sem distrações, para se concentrar melhor nas tarefas.
Pausas regulares: Fazer pausas curtas pode ajudar a manter o foco e evitar o esgotamento mental.
Exercícios e alimentação saudável: A prática de atividades físicas e uma alimentação balanceada têm efeitos positivos no foco e no bem-estar mental.
5. Testes e Avaliação Psicológica
Alguns psicólogos utilizam testes psicológicos específicos para avaliar a atenção e o foco. Isso pode incluir questionários sobre seus hábitos e comportamentos ou a aplicação de testes cognitivos. Esses testes podem fornecer uma compreensão mais clara da sua capacidade de atenção e indicar se você está exibindo padrões compatíveis com o TDAH ou outro transtorno.
Conclusão
Se você acredita que a desatenção no trabalho está afetando seu desempenho e qualidade de vida, o passo mais importante é procurar um psicólogo ou psiquiatra para uma avaliação. Eles poderão ajudar a esclarecer se há um transtorno subjacente, como o TDAH, ou se o problema está relacionado a outras questões emocionais ou comportamentais. Enquanto isso, tentar adotar estratégias de organização e planejamento pode ajudá-lo a lidar melhor com a desatenção no cotidiano.
Aqui estão alguns passos que você pode seguir para esclarecer se a sua desatenção pode estar relacionada ao TDAH ou a outras causas:
1. Avaliação Profissional (Psicólogo ou Psiquiatra)
O primeiro passo para esclarecer a questão é procurar um psicólogo ou psiquiatra. Esses profissionais podem realizar uma avaliação completa para entender melhor as causas da sua desatenção. O diagnóstico de TDAH é realizado com base em uma análise dos seus sintomas, histórico de vida e como esses sintomas impactam suas atividades diárias.
Psicólogo: Um psicólogo pode usar entrevistas e questionários para avaliar seus comportamentos e possíveis padrões relacionados à desatenção. A terapia pode ajudar a identificar se seus desafios de concentração têm causas emocionais ou comportamentais, como ansiedade ou estresse, além de oferecer estratégias para melhorar o foco.
Psiquiatra: O psiquiatra pode avaliar, caso seja necessário, a possibilidade de prescrição de medicamentos, como estimulantes (para TDAH) ou medicamentos para ansiedade, se for o caso. O psiquiatra também pode ser uma boa opção se a desatenção for muito severa e estiver afetando significativamente sua qualidade de vida.
2. Reflexão sobre os Sintomas
Você pode refletir sobre os sintomas de desatenção que está experimentando. Se você tem se sentido frequentemente distraído, esquecendo detalhes importantes, ou tendo dificuldades em concluir tarefas, isso pode ser um indicativo de que a desatenção é mais do que apenas uma distração ocasional.
Além disso, o TDAH tem características específicas, como:
Dificuldade em manter o foco em tarefas por longos períodos
Esquecimento frequente de compromissos, prazos ou detalhes importantes
Mudança constante de atividade sem terminar o que começou
Dificuldade em organizar tarefas ou manter a concentração em ambientes com muitas distrações
Tendência a se distrair facilmente com estímulos externos
Esses sintomas podem ser presentes desde a infância ou aparecer na vida adulta, como uma forma de TDAH não diagnosticada previamente.
3. Consideração de Outras Causas
Embora o TDAH seja uma causa comum para a desatenção, também há outros fatores que podem afetar a concentração, como:
Ansiedade ou estresse: Se você está lidando com situações estressantes no trabalho ou na vida pessoal, isso pode afetar sua capacidade de se concentrar.
Falta de sono: A privação de sono pode prejudicar gravemente a concentração e o foco, resultando em desatenção.
Depressão: A desatenção também pode ser um sintoma de depressão, além de outros sintomas emocionais, como tristeza e desmotivação.
Sobrecarga de tarefas: Se você tem muitas responsabilidades no trabalho e sente que não consegue dar conta de tudo, isso pode afetar sua capacidade de se concentrar em uma tarefa de cada vez.
4. Autoavaliação e Mudanças no Estilo de Vida
Enquanto busca uma avaliação profissional, você pode também tentar identificar comportamentos ou hábitos que possam estar contribuindo para a desatenção. Algumas estratégias para melhorar o foco incluem:
Organização e planejamento: Use agendas, listas de tarefas e ferramentas de produtividade para organizar seu trabalho e ajudar a se manter no caminho certo.
Ambiente de trabalho livre de distrações: Se possível, crie um espaço tranquilo, sem distrações, para se concentrar melhor nas tarefas.
Pausas regulares: Fazer pausas curtas pode ajudar a manter o foco e evitar o esgotamento mental.
Exercícios e alimentação saudável: A prática de atividades físicas e uma alimentação balanceada têm efeitos positivos no foco e no bem-estar mental.
5. Testes e Avaliação Psicológica
Alguns psicólogos utilizam testes psicológicos específicos para avaliar a atenção e o foco. Isso pode incluir questionários sobre seus hábitos e comportamentos ou a aplicação de testes cognitivos. Esses testes podem fornecer uma compreensão mais clara da sua capacidade de atenção e indicar se você está exibindo padrões compatíveis com o TDAH ou outro transtorno.
Conclusão
Se você acredita que a desatenção no trabalho está afetando seu desempenho e qualidade de vida, o passo mais importante é procurar um psicólogo ou psiquiatra para uma avaliação. Eles poderão ajudar a esclarecer se há um transtorno subjacente, como o TDAH, ou se o problema está relacionado a outras questões emocionais ou comportamentais. Enquanto isso, tentar adotar estratégias de organização e planejamento pode ajudá-lo a lidar melhor com a desatenção no cotidiano.

Olá, uma sugestão e planejar atividades com uma lista de prioridades e manter o foco,conforme acaba, uma segue para as demais,como um roteiro.procure presencialmente , um profisional da area e converse com ele para descartar TDAH.

Olá!
A desatenção pode ser causada por diferentes fatores, mas se o desejo é da investigação de TDAH, no caso de adultos, é recomendada a realização de uma avaliação psicológica/neuropsicológica para que, em conjunto com a avaliação clínica (compreendendo seu histórico de vida, as dificuldades atuais, presença de comorbidades, por exemplo), sejam também realizados testes psicológicos/neuropsicológicos para o diagnóstico assertivo.
Caso seu incômodo seja com a desatenção, a investigação e tratamento da sua dificuldade pode ser realizada na psicoterapia.
A desatenção pode ser causada por diferentes fatores, mas se o desejo é da investigação de TDAH, no caso de adultos, é recomendada a realização de uma avaliação psicológica/neuropsicológica para que, em conjunto com a avaliação clínica (compreendendo seu histórico de vida, as dificuldades atuais, presença de comorbidades, por exemplo), sejam também realizados testes psicológicos/neuropsicológicos para o diagnóstico assertivo.
Caso seu incômodo seja com a desatenção, a investigação e tratamento da sua dificuldade pode ser realizada na psicoterapia.

Procure um medico da área de saúde mental ou um neuropsicólogo que esses profissionais podem te ajudar a responder essa dúvida.

Se você está enfrentando desatenção no trabalho e acredita que isso está prejudicando seu desempenho, pode ser importante investigar se existe uma causa subjacente, como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O TDAH também pode se manifestar em adultos e é caracterizado por sintomas como dificuldade em manter o foco, distrações frequentes, problemas de organização e dificuldade em concluir tarefas.
Para esclarecer se você tem TDAH ou se a desatenção está relacionada a outros fatores, como estresse, ansiedade ou até mesmo cansaço, é essencial realizar uma avaliação com um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Durante a avaliação, o especialista poderá identificar os sintomas, entender como eles afetam sua rotina e determinar o melhor caminho para lidar com a situação.
Observar seus padrões de comportamento também pode ajudar. Se você percebe que frequentemente esquece compromissos, tem dificuldade em organizar tarefas ou evita atividades que exigem esforço mental prolongado, isso pode ser um indicativo de TDAH. No entanto, apenas um diagnóstico profissional pode confirmar essa condição.
Se você desejar realizar uma avaliação para TDAH ou discutir estratégias para lidar com a desatenção no trabalho, estou à disposição para ajudá-lo. Juntos, podemos explorar suas dificuldades e encontrar formas eficazes de melhorar sua concentração e desempenho.
Para esclarecer se você tem TDAH ou se a desatenção está relacionada a outros fatores, como estresse, ansiedade ou até mesmo cansaço, é essencial realizar uma avaliação com um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. Durante a avaliação, o especialista poderá identificar os sintomas, entender como eles afetam sua rotina e determinar o melhor caminho para lidar com a situação.
Observar seus padrões de comportamento também pode ajudar. Se você percebe que frequentemente esquece compromissos, tem dificuldade em organizar tarefas ou evita atividades que exigem esforço mental prolongado, isso pode ser um indicativo de TDAH. No entanto, apenas um diagnóstico profissional pode confirmar essa condição.
Se você desejar realizar uma avaliação para TDAH ou discutir estratégias para lidar com a desatenção no trabalho, estou à disposição para ajudá-lo. Juntos, podemos explorar suas dificuldades e encontrar formas eficazes de melhorar sua concentração e desempenho.

Realizar uma avaliação neuropsicológica para obter o diagnostico, e mensurar as áreas cognitivas e comportamentais que possam estar prejudicadas/preservadas para então, seguir com o plano terapêutico.

Olá!
É importante se perguntar do porque você acaba sendo desatento em seu trabalho. Você gosta do que faz? É algo que faz sentido pra você? Se sente confortável no ambiente de trabalho? Possui boas relações neste ambiente? Dentre outras perguntas possíveis.
Esses questionamentos orientam a pensar sobre o que acontece com você neste local em que trabalha para que haja desatenção.
Faz parte da vida não sermos atentos em atividades das quais não nos identificamos. Portanto, é importante procurar um profissional de Psicologia para analisar.
É importante se perguntar do porque você acaba sendo desatento em seu trabalho. Você gosta do que faz? É algo que faz sentido pra você? Se sente confortável no ambiente de trabalho? Possui boas relações neste ambiente? Dentre outras perguntas possíveis.
Esses questionamentos orientam a pensar sobre o que acontece com você neste local em que trabalha para que haja desatenção.
Faz parte da vida não sermos atentos em atividades das quais não nos identificamos. Portanto, é importante procurar um profissional de Psicologia para analisar.
Especialistas






Perguntas relacionadas
- Sou diagnosticada com TEA nivel 1 e TDAH tipo desatento. Falei com a psiquiatra e ela emitiu um relatório medico e me falou que aquele era o laudo oficial. Porém tenho dúvidas se daria para tirar o ciptea com ele, pois está escrito "Relatório Médico." Não sei se é a mesma coisa.
- Boa noite! Tenho um filho diagnosticado com TDHA e a escola é ciente, tanto que estamos desde o ano passado tentando que elabore o PEI e faça as adaptações necessárias, mas sem sucesso. A escola alegou mau comportamento do meu filho e enviou uma advertência. Devo assinar esse documento? Tem algum órgão…
- Laudo e diagnóstico é a mesma coisa?????????????????
- A Ritalina pode ajudar na falta de foco e confusão durante a TPM?
- Minha psiquiatra preencheu a minha receita de Ritalina com 3 comprimidos, 3 vezes ao dia (o que daria 270 comprimidos), acontece que ao ir à farmácia adquirir, a atendente me informou que só poderia liberar 3 caixas de 60 comprimidos por receita, conversando com a atendente, a mesma informou que não…
- Qual profissional pode dar laudo técnico de TDAH?
- Vou fazer uma avaliação de TDAH, porém é online. Tem problema?
- Meu filho é extremamente irritado qualquer coisa fica muito nervoso mesmo tentando conversar com ele não resolve ele vai começar a terapia com psicólogo mas acho que não vai ser o suficiente ,ele tem apenas 5 anos devo procurar outro esespecialista?
- O psiquiatra que consultei hoje me disse que só pode me passar medicação para tratamento do TDAH com um laudo de um psicólogo. Isso procede? O psiquiatra não pode ele mesmo diagnosticar e passar o medicamento de tratamento na mesma consulta ?
- Olá. Vi hoje que nas farmacias tem o generico do venvanse sendo vendido, o Dimesilato de Lisdexanfetamina.. Gostaria de saber se ja tem relatos de quem usou e teve os mesmos resultados do uso com o venvanse, pois o generico é BEM mais em conta e não pesa tanto no financeiro igual venvanse.. é uma duvida…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 454 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.