Tenho muita ansiedade. Qual area da medicina para esse tratamento?

8 respostas
Tenho muita ansiedade. Qual area da medicina para esse tratamento?
Olá!
Como as colegas disseram, o psicólogo seria o primeiro profissional a se procurar.
Com a terapia você poderá avaliar o seu momento presente e também suas vivências passadas, buscando assim minimizar os sintomas de ansiedade.
E lembre-se, ansiedade é uma resposta física que ocorre quando nosso emocional não se encontra em equilíbrio, por isso, mais importante do que tratar os sintomas, é trabalhar suas emoções.
Boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A psicanálise se utiliza da fala para a investigação dos sintomas, como a ansiedade. Um bom caminho também pode ser as entrevistas psicanalíticas, e se for o caso uma possível analise.

Abraço!
A analise comportamental é uma boa alternativa. Importante identificar as causas da ansiedade e seus mantenedores, Geralmente a ansiedade é fruto de um estimulo pre-aversivo, resultado de uma visão de futuro catastrófica frente a um estimulo, exemplo: buscar resultado de exames, fazer entrevista de emprego, prestar concurso etc., ou seja, entrar em contato com um futuro não existente e imaginar esse futuro sendo aversivo, antes de entrar em contato com a situação .A ansiedade como os demais sentimentos são produtos de contingencias, ou seja, resultado de alguma condição a qual esteja inserido e produz consequências que a mantem como resposta (não adaptativa), muitas vezes as respostas de fuga/esquiva.Evitar fazer provas,realizar exames,falar para menina(o) que esta apaixonado(a ) etc..A função da esquiva é não entrar em contato com a possível frustração prevista , mas assim acaba evitando alguns reforços importantes para a vida como:passar em uma prova, conquistar quem se deseja etc.
Área de psiquiatria.
Boa sorte!
A busca do psicólogo não impede que você também procure um psiquiatra caso sinta necessidade. Em alguns casos, ao contrário do que as pessoas dizem, o uso do medicamento é necessário e junto com a terapia auxilia na melhora da sua qualidade de vida.
Conforme os colegas citaram, é primordial buscar antes um psicólogo ou psicanalista para identificar quais são os fatores que geram tal mal estar.
A psicanálise parte do princípio que o sujeito fale, então ao adentrar um consultório de um psicanalista poderá, através de sua fala, investigar o motivo pelo qual estás em tal situação desgastante.
Sugiro que a princípio procure um Psicólogo, ele vai nas devidas sessões pelo seu histórico poder avaliar a profundidade e suas consequências, caso ele ache necessário lhe sugerira um psiquiatra para que possa clinicamente ajudar o seu emocional.
Estou ao seu dispor para maiores esclarecimentos.
Bom dia !
Te sugiro primeiramente que procure um psicólogo e juntos avaliem como essa ansiedade esta se manifestando lhe causando desconforto.
Dependendo da dimensão disso, o próprio terapeuta faz a indicação ou não para um psiquiatra.
Muitas vezes, ficamos ansiosos por problemas pontuais, isso nos mostra que tratar a causa é bem importante.
Procure ajuda !
Boa sorte, um abraço
Nivea

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 251 perguntas sobre Transtorno da ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.