Tenho mudanças de humor de acordo com os meses, as vezes um bom tempo de euforia (achando q posso fa

3 respostas
Tenho mudanças de humor de acordo com os meses, as vezes um bom tempo de euforia (achando q posso fazer tudo sem as consequências) e as vezes depressiva e até mesmo com dependência emocional das pessoas proximas a mim. Devo considerar um início de transtorno bipolar ou ciclotimia? não sei se procuro um psicólogo ou um psiquiatra
não se pode considerar um diagnóstico com base apenas em informações soltas sem uma conversa com um especialista , nesse caso recomendaria procurar primeiro um psiquiatra para orientar o restante da conduta e avaliar restante da medicação, indicar terapia adequada para o caso se necessário e existem psiquiatras que também praticam terapia( ''como se fosse psicólogo'')... não falo isso de maneiro nenhuma contra a psicologia como primeira opção, também é valido, existem profissionais que conheço que são extremamente competentes e também podem fazer uma avaliação do seu caso e se necessário indicariam um psiquiatra.... então na verdade se você tem queixas recomendaria procurar algum especialista em saude mental, o mais rápido possível para já iniciar algum acompanhamento e avaliação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde! As mudanças bruscas de humor, euforia, depressão, são sugestivo de uma psicopatologia, não que você tenha um transtorno bipolar (T B), mas se está lhe causando sofrimento, deve procurar um psiquiatra para ajudá-la. Tal diagnóstico é complexo e necessita de uma entrevista com o clínico psiquiatra. Caso ele chegue ao diagnóstico de T B o tratamento existe, é eficiente, mas duradouro.
O diagnóstico para o Transtorno Bipolar (TB) é bastante complexo e reúne diversos critérios além destes mencionados. Por este motivo, é fundamental que a avaliação clínica seja feita por um psiquiatra e, em caso de conclusão deste diagnóstico, o tratamento ideal é o combinado, ou seja, que inclui acompanhamento medicamentoso e psicoterapia (especialmente a Terapia Cognitivo-Comportamental, que comporta eficácia empírica).

Especialistas

Álison Wílian

Álison Wílian

Psiquiatra

Mossoró

Rúben Hugo R. de Sousa

Rúben Hugo R. de Sousa

Psicólogo

Fortaleza

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.