Tenho mordida aberta (4 ou 5cm) com a mandíbula levemente "avançada". Preciso fazer cirurgia ortognática.

3 respostas
Tenho mordida aberta (4 ou 5cm) com a mandíbula levemente "avançada". Preciso fazer cirurgia ortognática. Ví alguns vídeos e fiquei receoso. A parestesia dura muitos meses? é reversível? A dor no pós-operatório é muito intensa? Há como evitar o inchaço? Quais profissionais ficam na sala de cirurgia?
A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico realizado em hospital, sob anestesia geral. Em média a cirurgia tem um tempo de duração de 2 a 4 horas. A equipe é formada pela equipe de cirurgia e pelo ortodontista, este realiza o preparo ortodôntico, alinhamento e nivelamento dentário pré-operatório.
O pós-operatório da cirurgia ocorre a parestesia transitória, ou seja, ela dura em torno de 20 dias até 6 meses, com retorno gradual da sensibilidade. Acompanhada de edema facial pós-operatório, 80% do edema regride nos primeiros 14 dias após a cirurgia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A parestesia (perda temporária da sensibilidade) pode ocorrer em alguns casos, porém na grande maioria deles volta ao normal em até 6 meses, ou seja, é reversível sim! A dor no pós-operatório varia de paciente para paciente, sendo que em muitos casos, em menos de 15-20 dias, o paciente já pode retornar a sua vida normal. O edema (inchaço) tem o seu pico máximo com 2 a 3 dias após a cirurgia e pode levar até 9 meses para regredir completamente, mas geralmente após algumas semanas você já tem uma diminuição quase que total. Na sala de cirurgia, geralmente ficam: o cirurgião principal, um cirurgião auxiliar, uma ou duas instrumentadoras, uma ou duas circulantes, o anestesista e as vezes o ortodontista do caso, como eu, que gosto de acompanhar todas as cirurgias ortognáticas dos nossos pacientes. Cada caso é um caso, e toda cirurgia envolve riscos e benefícios. Procure um profissional capacitado para tirar todas as suas dúvidas e boa sorte!
Sendo a cirurgia Ortognatica realizada em centro cirúrgico de um hospital, estarão presentes na sala a equipe que será responsável pela cirurgia, o médico anestesista, e um ou dois auxiliares (dependendo do hospital). Em relação a perda de sensibilidade está será temporária, o que de certa forma torna-se interessante pois o Pós operatório torna-se indolor. Geralmente essa parestasia dura por volta de 30 dias. O inchaço (edema) varia bastante de cada paciente, onde o tempo cirurgico e os cuidados do paciente no pós operatório estão realacionados a esse inchaço. De maneira geral em 15 dias já se tem uma redução bastante significativa.

Especialistas

Luiz Carlos Youssef

Luiz Carlos Youssef

Dentista

Medianeira

Adelson Mota de Aguiar

Adelson Mota de Aguiar

Dentista

Araguaína

Magda Baglioni

Magda Baglioni

Dentista

Itu

Andrea Vieira Laercio Pontes

Andrea Vieira Laercio Pontes

Dentista

Fortaleza

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 23 perguntas sobre Mordida Aberta
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.