Tenho miomas intramurais e subseroso de 59mm.e31mm. Corpo uterino parede anterior e posterior. Espessura

3 respostas
Tenho miomas intramurais e subseroso de 59mm.e31mm. Corpo uterino parede anterior e posterior. Espessura 5,2mm gostaria de saber se é necessário a retirada do útero nestes casos ou com medicamentos vão diminuir? Pois tenho 2 filhos já jovens mais queria tentar uma menina, isso seria possível?
O tratamento dos miomas, dependem muito dos sintomas e da vontade da paciente de querer engravidar, o que é o seu caso. Se você engravidar com os miomas, por um tempo da gestação eles vão crescer, mas não costuma ser um problema. Se for o caso, você poderá retirar os miomas, princialmente o intramural, que é o que costuma ser mais sintomático e depois tentar engravidar. Se o mioma intramural estiver distorcendo a cavidade uterina, a necessidade cirúrgica é maior. Você deve pensar nisso e discutir com seu ginecologista o que é mais vantajoso, tendo em vista os sintomas e sua idade. Os seus óvulos tem a sua idade, e apesar de você já ter engravidado, pode ser mais difícil dessa vez.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. O mioma é um tumor benigno do útero com risco de malignidade muito baixo e presente em 40 a 80% das mulheres. Apenas 20% das mulheres apresentam algum sintoma e necessitam de algum tratamento como sangramento uterino anormal, cólicas menstruais, dores pélvicas, infertilidade, etc.
Ter miomas não é igual a ter necessidade de realizar cirurgia ou retirar o útero.
As medicações anticoncepcionais e hormonais podem ser usadas no controle dos sintomas como sangramento uterino anormal e cólicas menstruais, mas não farão o mioma regredir, crescer ou desaparecer.
Os miomas que estão na cavidade uterina ou submucosos ou os miomas intramurais que abaulam a cavidade endometrial, podem dificultar a gravidez. Neste caso, o tratamento cirúrgico por histeroscopia com a retirada apenas do mioma é importante. Aparentemente, o seus miomas não irão dificultar uma gravidez.
Quantos anos você tem? Acima dos 35 anos, as mulheres apresentam uma redução da fertilidade e risco de malformações.
Converse com seu médico sobre o desejo de engravidar mais uma vez. Esses miomas da firma que os descreve não necessitam que se realize a retirada do útero, apenas a miomectomia e pode ser por laparoscopia que é minimamente invasiva.

Especialistas

Jorge Wilson Brum

Jorge Wilson Brum

Ginecologista

Uberlândia

Floriza Macieira

Floriza Macieira

Ginecologista

Nova Iguaçu

Bruna Cristina Ribeiro Andrade

Bruna Cristina Ribeiro Andrade

Ginecologista

São Paulo

Desiree Barreto Bezerra Melo

Desiree Barreto Bezerra Melo

Ginecologista

São Paulo

Paula Deckers

Paula Deckers

Ginecologista

São Paulo

Thais Cunha Biagioli Mira

Thais Cunha Biagioli Mira

Ginecologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1063 perguntas sobre Mioma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.