Tenho mioma um dentro do utero com 2 cm e outros intramurais com 5 cm utero com volume aumentado eu gostaria

3 respostas
Tenho mioma um dentro do utero com 2 cm e outros intramurais com 5 cm utero com volume aumentado eu gostaria de tentar uma tecnica menos abrasiva para retirada desses miomas como HIfu ou mesmo miolise seria possivel ?
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. O mioma é um tumor benigno do útero com risco de malignidade muito baixo e presente em 40 a 80% das mulheres. Apenas 20% das mulheres com miomas apresentam algum sintoma e necessitam de algum tratamento, como sangramento uterino anormal, cólicas menstruais, dor pélvico, dor na relação sexual, infertilidade, etc.
O mioma submucoso ou que fica dentro da cavidade uterina é o que gera mais sintomas como sangramento uterino anormal e cólicas menstruais. A retirada por histeroscopia cirúrgica, um procedimento minimamente invasivo, pode melhorar os seus sintomas. No entanto, os miomas intramurais ou subserosos não serão abordados pro histeroscopia.
A embolização de artérias uterinas é uma alternativa terapêutica. No entanto, esse procedimento não fará você ficar livre de miomas. Você terá uma melhora dos sintomas e os miomas poderão reduzir de tamanho, mas não desaparecerão.
As medicações hormonais podem melhorar sintomas.
Converse com o medico

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O tratamento com HIFU e/ou miólise, infelizmente, não estão disponíveis no Brasil. Para retirada dos miomas, a cirurgia de miomectomia é considerada o tratamento de eleição, e quando realizada com cirurgiões habituados a esse tipo de procedimento as chances de preservação do útero e da fertilidade superam os 99%. A miomectomia pode ser realizada de forma convencional, com uma incisão tipo de cesárea, mas também por via minimamente invasiva, como laparoscopia e cirurgia robótica.
Olá. No seu caso o mais interessante é avaliar os tipos de tratamento frente aos sintomas que apresenta hoje. Assim, o que norteará seu tratamento serão as metas futuras.
Os miomas são benignos e cursam com sintomas como sangramento aumentado, cólicas e desconfortos predominantemente no período do ciclo menstrual.
As terapias clínicas e mais comuns são as hormonais, enquanto que as técnicas cirúrgicas são usadas em casos mais definitivos. Ainda existe a embolização como forma menos usual.
Sempre tire suas dúvidas com seu médico!

Especialistas

Bernadete Nonnenmacher

Bernadete Nonnenmacher

Ginecologista

Porto Alegre

Susana Mesquita

Susana Mesquita

Ginecologista

Salvador

Vanêssa Cavalcanti Aulette Neves

Vanêssa Cavalcanti Aulette Neves

Ginecologista

Rio de Janeiro

Nina Machabanski

Nina Machabanski

Ginecologista

Sumaré

Isabella de Souza

Isabella de Souza

Ginecologista

Jundiaí

Áurea Maria Soares da Rosa

Áurea Maria Soares da Rosa

Ginecologista

Pilar Do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1063 perguntas sobre Mioma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.