Tenho medo de um dia ter esquizofrenia, sou uma pessoa que está deprimida a maior parte do tempo já

4 respostas
Tenho medo de um dia ter esquizofrenia, sou uma pessoa que está deprimida a maior parte do tempo já fui ao psicológo e tomei calmante. Uma vez (em 2012)em crise, acreditei que meus pais queriam me matar, ontem à noite tive sintomas de pânico por achar que alguém queria me fazer mal.
Humor deprimido, crises de pânico, medo excessivo e desconfiança podem estar presentes em diversos transtornos psiquiátricos e não se caracterizam necessariamente como sendo esquizofrenia. Sugiro buscar um profissional para uma avaliação abrangente e que possa te auxiliar na melhora desses sintomas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A esquizofrenia é um transtorno complexo caracterizado por uma alteração cerebral que dificulta o correto julgamento sobre a realidade. Trata-se de decorrentes alterações nos neurotransmissores e vias neurais cerebral. Podendo desencadear em qualquer momento existencial, destacando que alguns fatores da vida podem ser gatilhos para o inicio das alterações cerebrais que levam a esquizofrenia e outros transtornos psicológicos. Nesse caso se torna de extrema importância o acompanhamento psicológico juntamente com o ato medicamentoso prescrito pelo psiquiatra.
A psicose, (ou seja a esquizofrenia ) é uma estrutura ou seja não é algo que surge especificamente de algum "evento" . Este evento pode desencadeá-la porém o sujeito já tinha esta estrutura.
Recomendo, que procure um psiquiatra, e um psicólogo.
Existe uma idéia na população em geral de que a pessoa pode desenvolver esquizofrenia a partir de um sofrimento por que a pessoa já passa, como algum transtorno depressivo ou ansioso. Não há esse risco. Se a pessoa desenvolveu esquizofrenia, esse quadro já vinha evoluindo por ele mesmo, ou seja, "já era esquizofrenia", e não, por exemplo, "uma depressão que virou esquizofrenia". Você possivelmente está sofrendo com essa dúvida. Sugiro imensamente que busque um profissional de saúde mental, psiquiatra e psicólogo, a fim de cuidar de você e investigar se seu sofrimento é devido a algum transtorno psiquiátrico.

Especialistas

Felipe Arruda

Felipe Arruda

Psiquiatra

São Paulo

Lucas Palma Nunes

Lucas Palma Nunes

Psiquiatra

Curitiba

Natália Magno Araújo Ferreira

Natália Magno Araújo Ferreira

Psiquiatra

São Paulo

Vanessa Larivoir

Vanessa Larivoir

Psiquiatra, Médico clínico geral

Juiz de Fora

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 90 perguntas sobre Esquizofrenia E Transtornos Com Características Psicóticas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.