Tenho medo de tomar medicamentos para depressão por causa do embotamento e a sensação de que "sou

10 respostas
Tenho medo de tomar medicamentos para depressão por causa do embotamento e a sensação de que "sou outra pessoa"! O que fazer?
Olá!
Toda medicação deve ser receitada mediante um acompanhamento médico especializado, exatamente para que em situações como essas, onde os efeitos dos remédios indicados te "atrapalham", possam haver substituição e/ou alterações. Portanto, se você faz acompanhamento médico, procure-o e relate o que sente ao tomar os remédios e o que o incomoda, procure saber sobre as possibilidades de trocar as medicações.
Outro fator muito importante é que é imprescindível a psicoterapia concomitante ao uso do remédio. Ambos são complementares no tratamento da depressão.
A depressão está sinalizando que algo não está "funcionando" bem conosco e nós ainda não nos damos conta. O psicólogo pode te ajudar nesse sentido.
Ao decorrer da psicoterapia, entendemos o "para quê" existe a depressão em nosso organismo e temos a chance de mudar muitas coisas e, assim, nos tornarmos livres desse sintoma.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvidas, me coloco à disposição.

Atenciosamente,
Thaira Sotte.

O tratamento para os estados depressivos deve ser feito através do uso de medicamentos e da psicoterapia. Para o tratamento medicamentoso o tempo mínimo fica em pelo menos 12 meses, ou seja, poderá ultrapassar este período, porém nunca deve ser inferior a este. Os primeiros três meses deve ser acompanhado bem de perto pelo médico assistente que observará a necessidade de ajuste de dose da medicação escolhida ou até a troca da mesma ou ainda acrescentar outras substâncias. Ao final de doze meses o profissional analisará o contexto no qual o paciente está para decidir sobre o início da retirada da medicação ou não. Os estados depressivos sempre são acompanhados de um componente ansioso e em alguns casos de dores no corpo. Todos estes sintomas deverão ser indagados pelo médico objetivando o melhor tratamento medicamentoso. Quanto ao tratamento psicoterápico não há tempo estimado. Ter uma ótima relação com o seu médico será primordial para o sucesso do tratamento.
Entendo sua questão. No entanto, se vc esta em depressão o medicamento, torna-se um recurso. Se vc está com um Psiquiatra, ele ira fazer ajustes de dose e até poder trocar este medicamento por um mais adequado. Contudo, é importante lembrar que o medicamento irá atuar somente sobre o sintoma, por isso é importante ter também o acompanhamento de um Psicólogo que irá tratar as causas que a levaram a entrar neste quadro depressivo. Lembre-se a depressão é um sinal/sintoma de que questões importantes da sua vida precisam ser consideradas.
Procure o o psiquiatra para conhecer mais desse tipo de medicação, pois as pessoas ainda tem muito receio quano a medicação controlada. Caso já esteja em tratamento, relate ao seu médico os seus medos e as suas dúvidas. Associe a psicoterapia, pois essa associação lhe dará alívio. Boa sorte.
E comum que as pessoas tenham receios semelhantes aos seu quando falamos em medicação controlada, mas o psiquiatra que a medicar, estará acompanhando todo seu processo e fazendo todos os ajustes necessários na dosagem ou mesmo medicação de acordo com a necessidade. A medicação sera ministrada de forma suficiente para conter os sintomas e melhorar sua qualidade de vida. Alem do acompanhamento psiquiátrico, sugiro que procure um psicologo para que possa entender os reais motivos que desencadeiam a sua depressão e a partir dai poder trabalhar para modificar o seu quadro atual. A Terapia lhe trara bastante alivio e melhora quando em conjunto com a medicação.
Boa sorte!
Esse medo é frequente em muitos pacientes quando se trata de antidepressivos e ansiolíticos. Antes de mais nada, a melhor forma de você realizar o tratamento para a depressão é um acompanhamento conjunto com um psicólogo e um psiquiatra. Ambos vão analisar e verificar a necessidade do uso de medicação. Caso a medicação seja indicada, conversar sobre suas preocupações com ambos ajudará a encontrar a medicação mais adequada a você e com menos efeitos colaterais. Você pode conversar com o psicólogo sobre seus medos e receios para cuidar disso na terapia e receber a orientação sobre como lidar com sua insegurança em iniciar esse tipo de tratamento, e conversar com o psiquiatra sobre o que você sente. Por mais que você venha a sentir algo, cada medicação tem um tempo de permanência no organismo. Mas para qualquer tipo de mudança ou retirada, você precisa conversar com o seu psiquiatra. Fique bem.
Olá! Converse com seu paiquiatra sobre este medo, tenha um acompanhamento de um Psicólogo da sua confiança. Assim, o tratamento pode ser mais efetivo. Espero ter te ajudado! Grande abraço!
Olá! O tratamento mais indicado é o combinado, que consiste em acompanhamento psiquiátrico e psicológico. Certamente estes profissionais verificarão quais sintomas percebe em si mesmo e a origem das sensações que descreves e, dentro da área de atuação de cada profissional, farão o possível para que possas se sentir melhor.
Olá! Muitos pacientes têm receio quanto ao uso de medicação, mas procure um psiquiatra de sua confiança e em suas consultas de retorno relate todas as suas sensações. Juntos vocês irão encontrar o melhor caminho para seu tratamento. Um abraço!
Olá, converse com o psiquiatra que prescreveu a medicação, tire suas dúvidas com ele(a). Sua queixa é bastante comum, quanto mais informações tiver mais seguro se sentirá para tomar a medicação. Espero ter ajudado.