Tenho medo de ficar em um ambiente sozinha, não consigo dormir sozinha no escuro, tem dias que acordo

6 respostas
Tenho medo de ficar em um ambiente sozinha, não consigo dormir sozinha no escuro, tem dias que acordo querendo não falar com ninguém, e tem dias que acordo de bom humor mas uma coisa minima já faz mudar completamente meu humor, e sou muito ansiosa, o que pode ser e o que faço para melhorar?
Boa tarde, tudo bem?

Acredito que a primeira coisa que pode ser interessante é você verificar se tem atividades que lhe geram prazer em sua vida, atualmente. Existem? Se não, eu sugeriria para você buscar atividades que lhe deixem mais ativa, seja uma caminhada ou quaisquer outras atividades.

Além disso, existem muitas técnicas de relaxamento que você pode treinar e praticar para conseguir se sentir menos tensa durante a noite.

Recomendo fortemente que, apesar dessas minhas dicas, você procure um acompanhamento profissional. A terapia cognitiva tem recursos que podem te ajudar tanto para ansiedade, resiliência e fobias.

Um abraço.

Olá,

Há muitas causas possíveis para ter medo de ficar sozinha: desde locais que realmente são perigosos, até fobias, que são medos exagerados ou irracionais.O mesmo em relação a dormir no escuro. Por sinal, este medo de dormir no escuro não é raro. Medos e fobias podem piorar se a pessoa tiver transtornos ansiosos como, por exemplo, o transtorno de ansiedade generalizada ou o de estresse pós-traumático ou estiver passando por uma depressão.

Ter dias em que não se quer falar com ninguém e dias em que se acorda bem, mas depois se fica facilmente irritada, também podem ocorrer em pessoas normais mas, se forem muito frequentes, podem ter várias causas psicológicas ou psiquiátricas como, por exemplo, distimia, ciclotimia, bipolaridade, transtorno disfórico pré-menstrual, depressão.

Você deve procurar uma avaliação psiquiátrica. SE houver presença de um transtorno, uma medicação pode fazer grande diferença em sua vida e se o problema for só psicológico, uma psicoterapia será muito útil.
Olá. Acho que seria legal investigar melhor essa queixa já que gera algum sofrimento em você. Como alguns profissionais já disseram, estes sentimentos podem ser decorrentes de várias situações ou condições. Procure um especialista em Saúde Mental para se abrir. A terapia irá lhe proporcionar o autoconhecimento de si, das suas emoções, ajudar a lidar com as frustrações e desenvolver uma série de habilidades bacanas para o enfrentamento do dia-a-dia e seus problemas.
Acho que primeiro possa falar disso com alguém especializado, que te ouça, te acolha no que sente, te ajude a ver possibilidades, e se não passar, procurar a ajuda de um médico, possivelmente psiquiatra, e obviamente, acompanhamento terapêutico.
Olá, além de procurar um Psiquiatra buscando o diagnóstico correto juntamente com a medicação correta, seria interessante uma Psicoterapia com Psicólogo, eu trabalho com Hipnose Clínica por exemplo e está ferramenta tem se mostrado muito eficaz no tratamento de medos e fobias, pois conseguimos de forma rápida trabalhar a raiz do problema, modificando como você reage diante do mesmo.
É importante procurar um médico e fazer uma avaliação e depois poder iniciar uma Psicoterapia para que possa entender o que está para além dos sintomas que te acometem.