Tenho mania de me exibir nu, desde os meus 10 anos. Hj tenho 30 anos. Nunca me relacionei com ninguem,

9 respostas
Tenho mania de me exibir nu, desde os meus 10 anos. Hj tenho 30 anos. Nunca me relacionei com ninguem, tenho dificuldade de me relacionar socialmente. Qdo me exibo, nao quero que ninguem me veja, mas o risco que eu corro me traz prazer.
O exibicionismo é um transtorno com denominação de parafilia e aconselha-se a procura de um psicólogo e sexólogo para que através de uma terapia bem conduzida se evite problemas legais com a justiça, muito comuns para esses casos, além de possibilitar a existência de relacionamentos sociais saudáveis no futuro.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Imagino o sofrimento.... A compreensão sobre as armadilhas de pensamento e repetições do comportamento são parte de sintomas a serem analisados. A terapia cognitivo comportamental e o EMDR poderão te ajudar com estratégias de resolução seja acessando as crenças e experiência traumática que possa ter ocorrido. A sexualidade, o desejo e o prazer fazem parte da vida e poderemos administra-los melhor e ter qualidade de vida.
Exibicionismo vem de uma experiência na infância, provavelmente um uso precoce, ou seja abuso, da sua nudez, que você estava pequen@ demais para entender e integrar a experiência na sua mente. O dramatismo -- e assim o desejo -- de ser descuberto, trazendo seja elogios seja punição, virou demasiado importante para você precocemente e assim você ficou impedido de se desenvolver mentalmente com todos os outros ingredientes, deixando de valorizar as outras experiências sociais. Assim, você não apreendeu se relacionar do jeito que seria normal na nossa cultura.

Para você entender, este mecanismo é semelhante ao virar prostitut@ em consequência de um abuso sexual na infância.

Parece óbvio que a solução está no lembrar o que aconteceu na sua infância e integrar a experiência na sua mente para tirar dela o poder de te guiar da maneira exclusiva que você descreve. Isto se faz com a ajuda de um@ profissional, numa psicoterapia por exemplo humanista ou psicanálise.
Os comportamentos oriundos de desejos não explícitos são difíceis de tratar. A localização das memórias que provavelmente induz a esses comportamentos são muitos primitivas podem fazer a pessoa apresentar atos compulsivos, não está disponível à consciência. A abordagem EMDR vem apresentando bons resultados no tratamento de memórias não explícitas. Por exemplo, em casos de fobias sem uma origem traumática, o EMDR, apresentou bons resultados. O tratamento nessa terapia deve ser realizado por psicólogo com treinamento e certificação.
Você pede uma ajuda, porém, somente com essas informações não é possível fazer um diagnóstico. Para isso, o ideal é que você procure um psicólogo e marque uma consulta. Ele fará uma triagem e através dos dados coletados, tomara as devidas providências. Eu creio que seja crenças centrais disfuncionais armazenados em sua estrutura cognitiva, relacionados ao prazer que ficar nu te causa. Se for isso, provavelmente essas crenças foram estabelecidas na infância, na fase oral.
Boa sorte.
A partir do momento que causa prejuizo para para é importante que procure um especialista para compreender o porque de tal ações
Sugiro que procure um sexólogo. Por este comportamento ter iniciado na entrada da puberdade e ainda persiste, possa ser que seja um transtorno Parafílico, que é diferente de uma parafilia. O transtorno parafílico é quando o comportamento traz prejuízos e interferem na vida pessoal. A parafilia é quando existe o pensamento sem comete o ato e nem traz prejuízos e interferência na vida social.
Ao que parece este comportamento te causa sofrimento te atrapalha. O ideal é que você procure um Psicólogo para fazer uma avaliação mais detalhada.
att. Dr. José Dilson
Se procura ajuda é porque esta lhe causando prejuizos, procure um psiquiatra para um diagnostico preciso e em seguida um psicólogo(a) para facilitá-lo(a) neste processo da socialização e percepção de si e do mundo!
Atenciosamente!
MÔNICA!

Especialistas

Letícia Stéfane Carneiro Gomes

Letícia Stéfane Carneiro Gomes

Psicólogo

Brasília

Ana Carla Silvestre Sangineto

Ana Carla Silvestre Sangineto

Psicólogo

Campinas

Vitória e Castro

Vitória e Castro

Psicólogo

Brasília

Wanglares Neto

Wanglares Neto

Psicólogo, Terapeuta complementar

Rio Claro

Karina Aimee Ouchana

Karina Aimee Ouchana

Psiquiatra

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Transtorno de personalidade múltipla
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.