Tenho insônia e muita dificuldade de ser induzido ao sono. Isso foi resolvido por breve tratamento c

2 respostas
Tenho insônia e muita dificuldade de ser induzido ao sono. Isso foi resolvido por breve tratamento com patz. Porém devido a minha rotina intensa, gostaria muito de incluir um sono de 15-25min depois do almoço, mas com a dificuldade de adormecer teria que tirar pelo menos 1,5h do dia pra que isso fosse possível, diferente de uma pessoa comum que adormece em 5min e só precisa de 30min. Estratégias como leitura, respiração, ambiente adequado não funcionam e imagino que o zolpidem não seja indicado para cochilos durante o dia. O que devo fazer?
Se tem insônia, não deve cochilar à tarde. MEDIDAS DE HIGIENE DO SONO

1. Ir para a cama apenas quando estiver muito sonolento, sem conseguir manter-se acordado. Não basta estar cansado. Enquanto isto, ficar assistindo à TV, lendo um livro, folheando uma revista ou escutando música. Sempre atividades tranquilas, que relaxem. Filmes de suspense, músicas muito agitadas, atividades como lavar louças ou varrer a casa podem deixar a pessoa ainda mais acordada.

2. Se acordar no meio da noite e não adormecer em 15 a 20 minutos, fazer como em (1).

3. Exercícios físicos aeróbicos várias vezes por semana. Terminar, o mais tarde, 4 horas antes de ir dormir; caso contrário, pode ficar muito estimulado e dificultar o sono.

4. Tomar um lanche leve antes de ir dormir.

5. Não fumar, não beber café na parte da tarde.

6. Jamais tentar "forçar" o sono: quanto mais a pessoa tenta, mais acordada fica.

7. Para algumas pessoas, ajuda tomar um banho morno antes de dormir.

8. Acordar cedo, mesmo nos feriados e fins-de-semana.

9. Não dormir a mais, mesmo se tiver dormido mal, à noite.

10. Não tirar cochilos durante o dia.

11. Não utilizar medicações hipnóticas (remédios para dormir).

Sugiro que você explore alternativas de relaxamento que possam ser mais eficazes para você. Isso pode incluir a prática de meditação, ouvir música suave, ou até mesmo dedicar alguns minutos para uma breve caminhada ou alongamento durante o dia para aliviar o estresse e a ansiedade acumulados. Além disso, considere ajustar sua rotina diurna para incluir momentos de descanso e relaxamento. Mesmo que pareça difícil, pequenas pausas ao longo do dia podem fazer uma grande diferença na sua capacidade de adormecer durante o cochilo.
No entanto, se suas dificuldades persistirem, não hesite em buscar a orientação de um especialista em medicina do sono. Eles podem oferecer uma avaliação mais aprofundada de sua situação e recomendar estratégias personalizadas para melhorar sua qualidade de sono, tanto durante a noite quanto durante o dia.