Tenho insônia (dificuldade de MANTER o sono) por causa da ansiedade (TAG), tenho uma sudorese noturn

5 respostas
Tenho insônia (dificuldade de MANTER o sono) por causa da ansiedade (TAG), tenho uma sudorese noturna extremamente INTENSA (faço uso de Paroxetina e Alprazolam), porém eu faço tratamento com medicação há 5 anos com psiquiatra, mas sempre eu acordo 2/3 vezes na noite e isso me deixa extremamente cansado quando acordo pelos sonhos vívidos que sofro também.
Está na hora de procurar um Neuro ou continuo tentando com Psiquiatra?
Concordo com o colega. Se o seu tratamento não está surtindo os efeitos desejados você precisa queationar seu médico sobre como otimizá-lo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Com a evolução ruim que você vem tendo, além de rever o atual esquema de tratamento da ansiedade sugiro que veja com seu médico a possibilidade de realizar um exame de Polissonografia para descartar outras possíveis causas de sono irregular e o consequente cansaço, como a Apneia Obstrutiva do Sono, por exemplo.
Reforçando o que os colegas médicos psiquiatras acima estão orientando, importante questionar o seu médico e até mesmo realizar exames e consultas para um diagnóstico diferencial (já que em 5 anos não está sentindo melhora). Outro ponto que vale se destacar é a avaliação da possibilidade de fazer um acompanhamento psicoterápico (como posto de forma sensata pela Andrea), visto que os sintomas da ansiedade são multifatoriais (biológicos, psicológicos e ambientais) e com o medicamento você está cuidando apenas de parte da sua origem.
O psiquiatra é o especialista mais indicado para avaliar sua condição clínica e prescrever a medicação adequada para você. É importante que você converse com seu psiquiatra para reavaliar seu tratamento medicamentoso, já que não tem apresentado melhora. O tratamento do transtorno de ansiedade generalizada apresenta melhora significativa quando o tratamento medicamentoso é combinado com psicoterapia.
Diante dos sintomas que você descreve, é compreensível que esteja buscando uma solução eficaz para sua insônia e sudorese noturna, especialmente considerando o impacto na sua qualidade de vida. Aqui estão algumas considerações e sugestões sobre os próximos passos:

Considerações e Sugestões:

Revisão do Tratamento Atual: Como você já está em tratamento com um psiquiatra há cinco anos, é importante discutir abertamente com ele sobre a persistência dos sintomas, como a insônia, sudorese noturna e sonhos vívidos. Pode ser necessário ajustar a medicação ou explorar outras opções terapêuticas.


Abordagem Multidisciplinar: Às vezes, uma abordagem que inclua diferentes especialidades pode ser benéfica. Enquanto o psiquiatra foca no tratamento da ansiedade e dos sintomas relacionados, um neurologista pode oferecer uma perspectiva adicional, especialmente se houver suspeita de distúrbios do sono específicos.


Avaliação do Sono: Considerar uma avaliação do sono, como uma polissonografia, pode ajudar a identificar problemas subjacentes que contribuem para a insônia e os sonhos vívidos.


Terapias Complementares: Além da medicação, terapias como a terapia cognitivo-comportamental para insônia (TCC-I) podem ser eficazes em melhorar a qualidade do sono. Técnicas de relaxamento e higiene do sono também podem ajudar.


Consulta com Neurologista: Se os ajustes com o psiquiatra não trouxerem alívio, uma consulta com um neurologista pode ser útil para investigar outras causas neurológicas ou distúrbios do sono.

Recomendações:

Converse com Seu Psiquiatra: Antes de tomar qualquer decisão, é importante discutir suas preocupações e sintomas com seu psiquiatra. Eles podem ajustar o tratamento ou encaminhá-lo a um especialista, se necessário.


Consulta com Neurologista: Se o psiquiatra achar apropriado, ou se você sentir que precisa de uma segunda opinião, agendar uma consulta com um neurologista pode ser um passo válido.


Cuidados com o Sono: Continue explorando práticas de higiene do sono, como manter um horário regular para dormir, criar um ambiente propício ao sono e evitar estimulantes antes de dormir.

A colaboração entre diferentes profissionais de saúde pode ser a chave para encontrar uma solução eficaz para suas dificuldades de sono e sintomas associados.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psiquiatra - R$ 500
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Júlia Henrique Nascimento

Júlia Henrique Nascimento

Psicólogo

Tubarão

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 403 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.