Tenho indicação de artodese tripla no pé pois tenho pé plano e disfunção no tendao tibial posterior.

2 respostas
Tenho indicação de artodese tripla no pé pois tenho pé plano e disfunção no tendao tibial posterior. Caminho com dor e por mais que fiz fisioterapia não resolveu. Alguns ortopedistas me recomendaram fazer a transferência de tendao mas o último cirurgião indicou a artrodese tripla. Gostaria de saber quais são as vantagens e desvantagens. É uma cirurgia bem agressiva e tenho medo de ficar manca e com o pé rigido. Não sei qual dos médicos está certo...
Obrigada
A disfunção do tibial posterior é que leva ao pé plano no adulto. Se ele tiver ainda função, ele continua deformando o pé. O recomendado é realizar a cirurgia do tendão junto, uma vez que saber quanto de função o tendão ainda tem é difícil de descobrir. Mas não é mandatório. Se recomendaram a artrodese tríplice, provavelmente seu pé tem uma deformidade importante e rígida, então o tendão não tem tanta força para deformar mais (não sendo possível garantir isso).

Artrodese Tripla
Vantagens:

Estabiliza o pé e corrige o pé plano.
Pode proporcionar alívio duradouro da dor.
Desvantagens:

O pé pode ficar rígido e menos flexível.
Recuperação pode ser longa e exigir fisioterapia.
Risco de complicações e alteração na marcha.
Transferência de Tendão
Vantagens:

Preserva mais a mobilidade do pé.
Menos invasiva e geralmente recuperação mais rápida.
Desvantagens:

Resultados podem variar.
Pode não corrigir completamente o pé plano.
Reabilitação necessária para melhores resultados.
Dica: Converse com seu médico para escolher a melhor opção com base na gravidade da sua condição e suas necessidades específicas. Considerar uma segunda opinião pode ser útil.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!