Tenho indicação de amigdalectomia, já tinha um histórico de amigdalites anteriormente, mas agora

3 respostas
Tenho indicação de amigdalectomia, já tinha um histórico de amigdalites anteriormente, mas agora a frequência está maior, sendo uma por mês, até o momento tive 4 seguidas . Falam que a retirada das amígdalas pode trazer complicações mais sérias que a amigdalite. Quais seriam?
Bom dia. Quando as amigdalites são recorrentes e frequentes, cursando com "dor de garganta" + febre e com indícios fortes de que sejam causadas por bactérias, a amigdalectomia está indicada, pois traz benefícios positivos na qualidade de vida, assim como diminui o índice de faltas em trabalho e escola. Quanto às "complicações mais sérias que a amigdalite", o que posso lhe dizer sinceramente é que toda cirurgia pode ter complicações durante sua realização, e as complicações de uma amigdalectomia são bastante raras em mãos treinadas. O que ocorre é que, quando se faz a cirurgia, os pacientes deixam de ter amigdalites bacterianas, mas as doenças alérgicas, faringites virais e resfriados comuns continuam como em qualquer pessoa, pois não removemos a faringe, removemos as amigdalas. Então, se a cirurgia for bem indicada traz muitos benefícios a médio e longo prazo, mas, se a causa de suas "amigdalites" não for bem elucidada, ela pode sim não mudar muita coisa! Um abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A medicina, nada mais é do que um exercício pleno e criterioso, à todo instante, do risco/benefício. Portanto, se acreditamos que o impacto desta cirurgia será muito grande e deveras positivo em uma pessoa assolada por infecções recorrentes, disto resultará uma melhora ampla da sua qualidade de vida e que, as chances de tal procedimento ser exitoso no sentido de promover tais incrementos, são muito maiores do que possíveis complicações cirúrgicas, a cirurgia estará indicada.

Dentre as possíveis complicações, a mais temida é a hemorragia trans ou pós-operatória, uma condição incomum, mas potencialmente grave.
Nao há complicações pela ausência das amígdalas

Especialistas

Renata Medrado

Renata Medrado

Otorrino

Campo Grande

Agendar uma visita
Mariana Barroso Scaldini

Mariana Barroso Scaldini

Otorrino

Barbacena

André Torreão Machado

André Torreão Machado

Otorrino

São Paulo

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 439 perguntas sobre Amigdalectomia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.