Tenho histórico familiar materno onde 9 pessoas moreram de câncer de intestino e estômago, avós,

4 respostas
Tenho histórico familiar materno onde 9 pessoas moreram de câncer de intestino e estômago, avós, tios e primos inclusive meu irmão 45 anos, fiz a colonoscopia e retirada de pólipo a indoscopia acusou adenoma tubular com atipia citológica de baixo grau, pode evoluir para cancer?
Os adenomas tubulares são as lesões precursoras da maioria dos cânceres de cólon. Se o pólipo foi todo retirado pela colonoscopia, há a necessidade de exame periódico - a critério do médico, sendo mais frequente o acompanhamento anual. Não deixe de acompanhar com as consultas e repetindo a colonoscopia no período indicado.

O adenoma ressecado de forma completa durante a colonoscopia não corre risco de transformação maligna, porém, com seu histórico familiar, há uma grande probabilidade de você ser de uma família com predisposição familiar ao câncer, e, sendo assim, tem uma grande chance de formar novos pólipos. Você precisa fazer um acompanhamento regular com um cirurgião com experiência com casos de câncer colo-retal familiar. Recomendo também uma consulta com um onco-geneticista, pois este profissional poderia indicar uma pesquisa genética caso ache necessário o que poderia influenciar como seria feito o seu acompanhamento.
Os adenomas no intestino grosso e no reto são as lesões que procuramos durante o exame de colonoscopia, sendo responsáveis por cerca de 85% dos casos destes cânceres. Considerando todos os pólipos adenomatosos, independente das suas características, a chance para que evoluam para o câncer é de cerca de 40%. Mas quando o pólipo é retirado durante a colonoscopia consideramos que esta lesão foi tratada. Considerando o seu antecedente familiar e pessoal aconselho o acompanhamento com um coloproctologista e a periodicidade da colonoscopia será definida baseada nas características dos achados do exame (número de pólipos, tamanho e grau de atipias).
A presença de adenomas tubulares no intestino grosso, como o que foi identificado no seu exame, é uma preocupação válida, especialmente considerando o histórico familiar de câncer de intestino e estômago. Esses adenomas são considerados lesões precursoras da maioria dos cânceres de cólon. No entanto, é importante entender que a evolução para câncer não é inevitável, e o fato de o pólipo ter sido identificado e removido durante a colonoscopia é um passo crucial na prevenção.

O acompanhamento regular é fundamental. Dependendo do tamanho, número e características dos pólipos removidos, o médico pode recomendar colonoscopias de seguimento com intervalos mais curtos, possivelmente anuais. Isso é especialmente relevante dado o histórico familiar, que pode indicar uma predisposição genética para o desenvolvimento de novos pólipos e, potencialmente, câncer.

Além disso, uma consulta com um oncogeneticista pode ser útil para avaliar a necessidade de testes genéticos, que podem ajudar a identificar uma síndrome hereditária de predisposição ao câncer, orientando assim um plano de vigilância mais personalizado.

O mais importante é manter o acompanhamento médico rigoroso, realizar as colonoscopias nos intervalos recomendados, e discutir com seu médico a melhor estratégia para monitorar e prevenir a evolução para câncer.

Se precisar de mais orientações ou quiser esclarecer outras dúvidas, considere uma teleconsulta com um especialista que pode ajudar a avaliar sua situação de maneira detalhada e segura.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900