Tenho hipotireoidismo há 2 anos e meio, tenho 36 anos. Tomo levoid de 50. Meu TSH está 4,2, porém

5 respostas
Tenho hipotireoidismo há 2 anos e meio, tenho 36 anos. Tomo levoid de 50. Meu TSH está 4,2, porém gostaria de engravidar. Meu médico fez a prescrição de Puran T4 de 62,5. Teria algum problema mudar a medicação?
Olá! Não há problema em trocar a marca do hormônio tireoidiano. Provavelmente seu médico trocou pq existem doses como a de 62,5 mcg que existe na marca puran T4 e não tem na marca Levoid. O que recomendamos nesse caso e manter a mesma marca depois que o hipotireoidismo estiver compensado. Realmente o TSH de 4,2 não está adequado pra engravidar. O ideal é que esteja menor que 2,5.
Att,

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite,
Trata-se da mesma substância (levotiroxina).
O aumento da dose foi realizado pois para pacientes que desejam engravidar o TSH deve se manter mais baixo.
Durante a gestação o aporte de hormônio tireoidiano é maior devido o feto precisar deste para se desenvolver, contudo a medicação levoid não apresenta essa dosagem de 62,5 sendo a dose seguinte ao levoid 50 a dose de 75 ( oque seria muito alto para você), por isso a troca de marca.
SE VOCÊ DESEJA ENGRAVIDAR SEU TSH DEVE ESTAR UM POUCO MAIS BAIXO ,IDEAL EM TORNO DE 2,5 . POR ESSA RAZÃO SEU MÉDICO INDICOU UM PEQUENO AUMENTO DE DOSE PARA MELHOR AJUSTE DA FUNÇÃO TIREOIDEANA. COMO LEVOID NÃO TEM ESSA DOSE INTERMEDIÁRIA ELE PRESCREVEU PURAN QUE É O UNICO QUE POSSUI ESSA DOSAGEM DE 62,5. GERALMENTE NÃO INDICAMOS A TROCA DE MARCA MAS NESSE CASO JUSTIFICA-SE. O RECOMENDADO É REPETIR SEU TSH APÓS 6-8 SEMANAS DE USO PARA AVALIAR SE A DOSE FICOU ADEQUADA.
Olá, tudo bem?

Nas mulheres com hipotireoidismo prévio e que pretendem engravidar, devemos aumentar a dose da levotiroxina (Puran T4 ou Levoid ou Synthoid ou Euthyrox) tendo em vista que no primeiro trimestre o feto não produz hormônios tireoidianos, sendo completamente dependente dos hormônios maternos, dai a necessidade de aumento da dose (estimado entre 25-50%, a depender de cada caso), objetivando um TSH menor que 2.5.

Então está correto seu médico assistente ter aumentado a dose da sua medicação

Espero ter sanado sua dúvida.
À disposição para maiores esclarecimentos,
Atenciosamente, Dr Matheus Felipe

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1178 perguntas sobre Puran T4
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.