Tenho hepatite C e faz 4 dias que estou usando a Bupropiona para parar de fumar. E a cada dia que pa

2 respostas
Tenho hepatite C e faz 4 dias que estou usando a Bupropiona para parar de fumar. E a cada dia que passa sinto a boca muito seca, vertigens , um pouco de tontura como se eu estivesse dopada . O corpo sem forças. O que devo fazer .? É normal isso ?
A bupropiona normalmente é bem tolerads pelo organismo e qususquer efeitos colaterais que possa causar, em geral, são muito menores que os benefícios que pode trazer, ajudando você a parar de fumar. Pode haver necessidade de ajuste de doses SE seu fígado não estiver funcionando bem, mas provavelmente seu médico já levou isto em conta e nem todos que têm hepatite necessitam de ajuste de doses. A maioria dos efeitos colaterais desagradáveis passa com o tempo de uso, geralmente nas primeiras semanas. E, apesar de os sintomas que você relata podem provir da bupropiona, não é possível garantir que a causa não seja outra, sem avaliar você pessoalmente. Assim, é fundamental que você consulte seu médico e exponha o que está sentindo, pois ele conhece você e pode orientar a melhor conduta.

Esses são sintomas comuns no início do tratamento com bupropiona, por isso normalmente o indicado é fazer uso de 1 comprimido por dia até haver a adaptação e só então aumentar para 1 cp 2 x dia, que é a dose preconizada para ajudar na cessação do tabagismo. A bupropiona é metabolizada por uma enzima hepática (citocromo CYP2B6), dificilmente a hepatite interfere nessa metabolização, a menos que a função hepática esteja muito comprometida. Uma possibilidade é que algum medicamento que você esteja usando no tratamento da hepatite possa estar competindo com a enzima hepática causando aumento da concentração da bupropiona e acentuando os para-efeitos, como é o caso, por exemplo, do ritonavir. Uma estratégia possível é usar uma apresentação de liberação controlada (XL) que normalmente reduz a incidência de efeitos colaterais. Converse com seu médico a respeito para que ele possa orienta-lo sobre a melhor conduta a seguir no seu caso em particular.