Tenho hepatite C e faz 4 dias que estou usando a Bupropiona para parar de fumar. E a cada dia que pa

2 respostas
Tenho hepatite C e faz 4 dias que estou usando a Bupropiona para parar de fumar. E a cada dia que passa sinto a boca muito seca, vertigens , um pouco de tontura como se eu estivesse dopada . O corpo sem forças. O que devo fazer .? É normal isso ?
A bupropiona normalmente é bem tolerads pelo organismo e qususquer efeitos colaterais que possa causar, em geral, são muito menores que os benefícios que pode trazer, ajudando você a parar de fumar. Pode haver necessidade de ajuste de doses SE seu fígado não estiver funcionando bem, mas provavelmente seu médico já levou isto em conta e nem todos que têm hepatite necessitam de ajuste de doses. A maioria dos efeitos colaterais desagradáveis passa com o tempo de uso, geralmente nas primeiras semanas. E, apesar de os sintomas que você relata podem provir da bupropiona, não é possível garantir que a causa não seja outra, sem avaliar você pessoalmente. Assim, é fundamental que você consulte seu médico e exponha o que está sentindo, pois ele conhece você e pode orientar a melhor conduta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Esses são sintomas comuns no início do tratamento com bupropiona, por isso normalmente o indicado é fazer uso de 1 comprimido por dia até haver a adaptação e só então aumentar para 1 cp 2 x dia, que é a dose preconizada para ajudar na cessação do tabagismo. A bupropiona é metabolizada por uma enzima hepática (citocromo CYP2B6), dificilmente a hepatite interfere nessa metabolização, a menos que a função hepática esteja muito comprometida. Uma possibilidade é que algum medicamento que você esteja usando no tratamento da hepatite possa estar competindo com a enzima hepática causando aumento da concentração da bupropiona e acentuando os para-efeitos, como é o caso, por exemplo, do ritonavir. Uma estratégia possível é usar uma apresentação de liberação controlada (XL) que normalmente reduz a incidência de efeitos colaterais. Converse com seu médico a respeito para que ele possa orienta-lo sobre a melhor conduta a seguir no seu caso em particular.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 771 perguntas sobre Bup
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.