Tenho hepatite autoimune em estágio de cirrose e síndrome de sjogren, quais alimentos devo consumir

5 respostas
Tenho hepatite autoimune em estágio de cirrose e síndrome de sjogren, quais alimentos devo consumir e evitar?
Olá prezado (a). Para avaliar suas necessidades de alimentação de acordo com suas patologias e seus objetivos de saúde, o ideal é que você busque por um nutricionista para realizar seu acompanhamento. Assim como os medicamentos os alimentos possuem uma composição química de nutrientes que podem ajudar a melhorar suas condições de saúde e auxiliar no tratamento de doenças. Mas existem também alguns alimentos que podem ser contra indicados. E um profissional da área vai saber avaliar seu caso clínico e planejar sua dieta da melhor forma possível. Caso tenha interesse me coloco a sua disposição para agendar uma consulta. Será um prazer poder ajudar. Boa sorte e melhoras.

Olá, prezado(a). O tratamento de doenças imunológicas requer uma total mudança do padrão alimentar e estilo de vida. É necessário melhorar a tolerância imunológica, e isso não se faz somente evitando ou incluindo alimentos. Mas, de forma muito geral, poderia dizer que é necessário tratar o intestino, aumentar aporte de antioxidantes, evitar excesso de sal, carne vermelha, bebidas alcoólicas, açúcar, café torrado e alimentos industrializados. Procure consumir mais vegetais, fibras, ômega 3, 7 e 9, luteína e zeaxantina. Acerte as taxas de vitamina D, zinco, A,E,C, magnésio. Apenas cuidado para não sair ingerindo doses de vitaminas e minerais sem ajuda profissional, pois pode ser perigoso para a sua saúde. Deve-se estar atento às reais necessidades de suplementação, doses e forma química. Precisando, estou à disposição!
É sempre bom responder perguntas de forma a favorecer o paciente com informações científicas. Mas se faz necessário uma ampla responsabilidade diante deste ato, pois a individualidade de cada caso deve ser a prioridade principalmente quando se trata de uma patologia já instalada e de grave acometimento. O fígado é um órgão de suma importância no metabolismo de medicamentos e tb de alimentos. Em casos específicos se faz necessário mudanças que levam o paciente a dieta zero ou mudança de texturas. Ou seja, não é especificamente o que se deve excluir ou aumentar na sua alimentação. É importante analisar de forma complexa o que e a quanto tempo você tem esse problema.
Minha sugestão é que você procure um Nutricionista com a devida especialização em clínica e faça o acompanhamento periódico da sua dietoterapia e principalmente que você siga as recomendações feitas ao seu quadro clínico. Uma dica ou outra não irá lhe auxiliar e pode certamente lhe trazer mais prejuízos.
A dieta deve ser individual para cada caso, tentando sempre manter o seu estilo de vida. Consiste basicamente em uma alimentação balanceada, livre de álcool e de cigarros, baixa em gorduras e com carboidratos suficientes para prover as calorias necessárias ao organismo, sem exageros. Deve-se ter muita atenção com alimentos que aumentem a quantidade de ferro, pois pessoas com hepatite C não o processam totalmente. Pacientes com acúmulos de líquidos na barriga (a ascite, ou seja, a tradicional barriga-d'água), ou inchaço nas pernas, devem controlar o sal na comida

Se você tem hepatite autoimune em estágio de cirrose e síndrome de Sjögren, é importante seguir uma dieta que seja gentil com o fígado e que ajude a reduzir a inflamação. Aqui estão algumas diretrizes gerais:

Alimentos para consumir:

Frutas e vegetais: Opte por uma variedade de frutas e vegetais frescos, ricos em antioxidantes e fibras. Eles ajudam na digestão e fornecem nutrientes essenciais.

Grãos integrais: Escolha grãos integrais como arroz integral, quinoa, aveia e pão integral. Eles são ricos em fibras e nutrientes.

Proteínas magras: Inclua fontes de proteína magra, como peixe, frango sem pele, ovos, tofu e leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico).

Gorduras saudáveis: Consuma gorduras saudáveis, como as encontradas em abacate, nozes, sementes e azeite de oliva. Elas são importantes para a saúde do fígado e do sistema cardiovascular.

Líquidos: Mantenha-se bem hidratado, bebendo água, chás de ervas e sucos naturais. Evite refrigerantes e bebidas açucaradas.

Alimentos para evitar ou limitar:

Gorduras saturadas e trans: Reduza o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, como carnes gordurosas, laticínios integrais, frituras e alimentos processados.

Açúcares adicionados e alimentos processados: Limite o consumo de doces, bolos, biscoitos, refrigerantes e outros alimentos processados que contenham açúcares adicionados.

Sal: Reduza a ingestão de sal, pois o consumo excessivo pode levar à retenção de líquidos e aumentar a pressão arterial.

Álcool: Evite completamente o consumo de álcool, pois pode causar danos adicionais ao fígado.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!