Tenho glomerulonefrite por Iga, posso usar diariamente Vitamina C + zinco?

3 respostas
Tenho glomerulonefrite por Iga, posso usar diariamente Vitamina C + zinco?
Não há problemas, desde que sua função renal seja normal. Sabe-se disto através do exame de creatinina, no qual é possível estimar a função dos rins. Apenas não é recomendado o uso em excesso de suplementos de vitamina C, uma vez que o uso em excesso é convertido em nosso corpo em oxalato, ocasionando pedra nos rins. A medicação que deve ser evitada em todos os casos de nefrite são os anti-inflamatórios.

O fato de apresentar nefrite por IgA não contra-indica o uso de suplementos vitamínicos, mas é necessário avaliar sua real necessidade, pois o excesso pode trazer prejuízos .
Entendo sua preocupação em relação ao uso de suplementos, especialmente considerando sua condição de glomerulonefrite por IgA. A boa notícia é que, em geral, o uso de vitamina C e zinco não está contraindicado para quem tem essa condição, desde que sua função renal esteja normal. Isso pode ser verificado por meio de um exame de creatinina, que permite avaliar como seus rins estão funcionando.

No entanto, é importante ter cautela. O excesso de vitamina C, por exemplo, pode ser convertido em oxalato no corpo, o que pode levar à formação de pedras nos rins, um risco que você certamente quer evitar. Por isso, é fundamental não exagerar na dosagem dos suplementos. Já o zinco, em doses adequadas, não costuma apresentar grandes riscos, mas a necessidade de suplementação deve ser bem avaliada.

Lembre-se também de evitar o uso de anti-inflamatórios, pois eles podem agravar a condição renal, independente da glomerulonefrite.

Se você tiver mais dúvidas ou precisar de um acompanhamento mais próximo, uma teleconsulta pode ser uma ótima opção. A plataforma Doctoralia permite que você escolha médicos bem avaliados para garantir um atendimento seguro e eficaz, sem precisar sair de casa. Em tempos de doenças infectocontagiosas, como COVID-19 e Monkeypox (MPOX), a telemedicina é uma forma eficiente de cuidar da saúde, protegendo você e sua família.

A revolução da saúde digital está ao seu alcance, e eu estou aqui para ajudá-lo nessa jornada. Se precisar de uma segunda opinião ou orientação personalizada, basta agendar sua teleconsulta.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900