Tenho gastrite leve, posso beber bebida alcoólica socialmente??

2 respostas
Tenho gastrite leve, posso beber bebida alcoólica socialmente??
Olá! A gastrite é uma doença crônica, e portanto estará sempre com você. Ela tem tratamento e controle. Uma parte do tratamento é baseada nos hábitos de vida: quanto melhor for sua alimentação, menos cigarro e bebida você consumir, melhor estará da gastrite, e menos remédio vai ter que tomar ao longo da vida para controle dos sintomas.

O senhor(a) pergunta sobre 2 temas importantes

-Gastrites

-Dietas nas Doenças Digestivas

Como sempre: nada posso falar sobre seu caso, só baseado por 1 linha na net. Posso dar minha opiniao genérica sobre Dietas, em especial para os quase 1,5 milhoes de leitores que tenho aqui.
Para saber mais sobre as Gastrites, a sugestão é que leia meus artigos (ver abaixo onde)

Imagino que a História Clinica abrangeu todos os dados necessários e incluiu avaliar quais medicamentos o senhor(a) toma, internações/cirurgias e outras doenças concomitantes, avaliou brevemente seu estado nutricional e emocional, soube das doenças existentes na sua família (Antecedentes Familiares), verificou suas alergias e intolerâncias, etc. Em suma: foi uma História Clínica de alto nível.
Imagino que o diagnóstico veio por uma Endoscopia de alto nível, onde foram tomados os cuidados para se saber com boa certeza se há o H. pylori. E que, mais do que se preocupar com muitas fotos, a preocupação principal foi com o Diagnóstico.

Como sua pergunta é primariamente sobre Dietas, vou falar um pouquinho sobre minha visão das Dietas nas Doenças Digestivas.
Faço isso pelo senhor(a) e pelos mais de 1,4 milhões de leitores que tenho aqui.
Mas por favor, note bem: o que falo é a minha visão, a minha opinião.
A base que tenho são 34 anos atendendo literalmente milhares de pacientes, aqui e no Exterior, com a sorte de ter feito parte de boas Universidades.
Mas minha recomendação para seu caso é: siga o que seu médico recomendar. Ele(a) sabe todos os detalhes de sua História Clínica, exames, etc. Quem conhece seu caso de modo PERSONALIZADO é seu médico(a). E ele(a) que deve instituir uma dieta.
Por ser muito extenso falar sobre tudo, escolho falar sobre as Dietas e um pouquinho sobre Fatores Emocionais

SOBRE DIETAS ( e fatores emocionais) nas Doenças Digestivas

Sou um defensor das Dietas Personalizadas.
Hoje, faz pouco sentido o médico tirar da gaveta uma longa lista de alimentos "proibidos" , igual para a moça de 20 anos ou o senhor de 80.
Tudo deve ser adaptado.

É fácil entender. Por exemplo, o bom Médico deve saber QUEM é seu paciente para prescrever uma dieta adequada.

É PRECISO SABER:

- que idade tem

- tem alguma doença como Diabetes ou Hipertensão?

- é obeso?

- que estilo de vida tem? por exemplo, um moço que toma um cafezinho com colegas de escritório(café provoca queimação) é diferente de um senhor aposentado que de vez em quando come um salgadinho com os amigos (gorduras provocam queimação na maioria das pessoas).
O bom Médico entende essas peculiaridades e sabe ADAPTAR a dieta ao estilo de vida de seu paciente. Sabe que cada pessoa é diferente.

- há fatores emocionais envolvidos?
a experiência me ensina sempre que a maioria das doenças traz um fator emocional. Por exemplo, recebo muitos pacientes preocupados se sua doença não levará a um câncer. Cabe a mim explicar o que é a Doença e tranquilizar o paciente.
Vejo também muitas pessoas com Ansiedade associada a Doenças Digestivas. Ás vezes, os primeiros 3 ou 4 minutos de Consulta já me mostram que aquela pessoa está ansiosa, ou que outros aspectos emocionais interferem em seu problema digestivo.
Sempre tento fazer meu paciente entender isso. Procuro avaliar a parte tecnica a transmitir confiança ao paciente. Mas, se necessário, não hesito em tratar a parte digestiva ao mesmo tempo em que outro profissional veja a parte emocional. Mas isso varia. Cada caso é um caso.

Concluo: no meu entender , as dietas para as Doenças Digestivas devem ser adaptadas a cada caso. Não há casos idênticos, e assim, não há dietas idênticas.
E a parte emocional costuma ser importante na maioria das doenças. Cabe a mim ver o paciente como um todo, que INCLUI a parte emocional.

Conclusão sobre Dietas

NAO É O PACIENTE QUE SE ADAPTA A DIETA
É A DIETA QUE SE ADAPTA A CADA PACIENTE

AOS MUITOS QUE ME PROCURAM, umas palavrinhas:

1) É possível ler minhas Colunas no Jornal. Basta entrar no Face do Jornal Sudoeste do Estado.
Ali há artigos sobre
Gastrites,
Refluxo,
Hernia de Hiato,
Hemorróidas,
Intestino Preso,
Intestino Irritável,
e sobre exames como Endoscopia e Colonoscopia e sobre tratamentos
Enquanto no Doutor Google nunca se sabe se quem escreveu sequer é médico, e muito menos se tem experiência, meus artigos tem o mesmo nível do que o senhor(a) lê aqui.

MUITO IMPORTANTE

Nas proximas 2 semanas NAO HAVERÁ atendimento telefônico na Clínica
Não quero ver meus (queridos ) pacientes frustrados
Mesmo com meus avisos constantes, há alto número de chamadas por dia. Por favor, não ligue nesse período.