Tenho gastrite a minha e enatematosa quais alimentos posso consumir?

5 respostas
Tenho gastrite a minha e enatematosa quais alimentos posso consumir?
Boa tarde,
Normalmente em um tratamento de gastrite retiramos os alimentos que possam machucar seu estômago como cafeína, álcool, alimentos que fermentam como pães, massas e bolos, doces em geral como goiabada, sorvetes, temperos picantes como pimenta, molhos, gorduras , frituras e excesso de proteína como carnes que necessitam do trabalho do estômago para fazer a digestão. Dependendo do grau da gastrite também é recomendado alimentos mais bem cozidos para facilitar o trabalho do estômago.
Para determinar a alimentação é necessário maiores investigações alimentares, e eu também utilizo a solução de aloe vera antes das refeições para facilitar a recuperação. Porém esta solução eu indico uma marca específica e não o aloe vera do nosso jardim. É necesssário que o produto tenha um tratamento adequado para não aumentar a inflamação no seu estômago. Outro aspecto muito importante é a mastigação. O importante é facilitar o trabalho do estômago nesta fase de recuperação.
Quando penso em gastrite também avalio o aspecto emocional do indivíduo pois o stress dificulta a digestão promovendo dores e dificultando a boa nutrição. Muitas vezer problemas no estômago significam emoções não digeridas, que precisam ser trabalhadas para que essa condição não volte. Então o acompanhamento psicoterápico também é de grande importância para a saúde do indivíduo. Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Uma alimentação mais natural possível, evitando ao máximo industrializados. E algumas condutas específicas, como prescrição de alguns fitoterápicos que iriam ajudar no tratamento.
Olá! O tratamento dietoterápico para a gastrite enantematosa é similar ao da gastrite "comum" e objetiva reduzir a progressão das lesões, além de atenuar os sintomas, tão incômodos. De um modo geral o ideal é que se evite o consumo de alimentos que possam causar desconforto gástrico e lesionar ainda mais a mucosa e o epitélio estomacal: alimentos e preparações gordurosos; bebidas alcoólicas e gaseificadas; enlatados e conservas; estimulantes (ex: café, chá preto, chá verde, chocolates); frutas ácidas (ex: laranja, morango, kiwi, tomate, outros); doces concentrados (ex: goiabada, doce de leite, compotas de frutas, outros); condimentos; temperos industrializados; leguminosas (feijão, grão-de-bico, ervilha, outras). Por outro lado, a recomendação é que se adote uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e verduras, laticínios magros (leite desnatado, queijos brancos, iogurte natural desnatado) e grãos e cereais integrais; fracionar a alimentação, evitando o consumo de grandes volumes por refeição; realizar as refeições sem pressa, mastigando bem os alimentos; optar por alimentos bem cozidos e em temperatura morna/ambiente; preferir carnes brancas, retirando-se a pele antes da cocção; chás calmantes também podem ser ingeridos p/ auxiliar na redução dos sintomas (ex: hortelã, alecrim, camomila). Importante frisar que as recomendações podem variar de paciente para paciente, considerando as particularidades de cada um em termos de tolerância a determinados alimentos e grau de progressão da doença.
Algo que quase ninguém imagina é que a primeira atitude recomendada é cortar leite e seus derivados. Isso, mesmo! Iogurte, queijos, manteiga, sorvetes, entre outros, entram na lista dos proibidos para quem está com gastrite.
o que irá lhe ajudar é tomar 30 minutos antes das refeições chá de alecrim, erva-doce ou hortelã. E, para quem não tem tempo no dia a dia, é possível mandar manipular e fazer em forma de tintura que se transforma em algumas gotinhas das ervas indicadas. Ainda para amenizar a dor, também pode ser tomado suco verde, couve, mamão, maçã ou a *babosa (aloe vera - não é qualquer uma, tenha uma em especifica) em jejum porque são calmantes para o estômago e ajuda no tratamento.
Procure ajuda profissional, assim dá para analisar seu caso e vê qual o tratamento mais indicado para você.
Olá!!Consumir alimentos anti-inflamatórios com frequência como por exemplo, gengibre, canela, açafrão, orégano, alecrim, cebola, alho-poró, o aspargo, repolho roxo, frutas vermelhas, alcachofras, rúcula, couve, brócolis, couve de Bruxelas, repolho, couve-flor e agrião, ovos, abóbora, linhaça ou chia e também o ômega 3 diariamente pode contribuir no alívio dos sintomas.
Outras dicas para se sentir melhor durante as crises é procurar elevar a posição ao deitar-se, colocando a cabeça mais alta que os pés; evitar se deitar após as refeições, aguardando de 2 a 3 horas pelo menos.
• Observe os alimentos que lhe causam desconforto e procure evitá-los. Cuide-se e procure descobrir a verdadeira causa da questão!

Especialistas

Gabriela Cavalli

Gabriela Cavalli

Endoscopista, Cirurgião do aparelho digestivo

Florianópolis

Caroline Gasparim

Caroline Gasparim

Médico clínico geral

Curitiba

Leonardo Zuna Iriarte

Leonardo Zuna Iriarte

Especialista em clínica médica

Campo Belo

Alice Pires Pasquali

Alice Pires Pasquali

Especialista em clínica médica, Médico clínico geral

Florianópolis

João Victor Alencar Ranieri

João Victor Alencar Ranieri

Médico clínico geral

Londrina

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1559 perguntas sobre Gastrite
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.