Tenho gagueira e tiques motores desde os 9 anos. Me formei em engenharia aos 22, mas não consigo arrumar

9 respostas
Tenho gagueira e tiques motores desde os 9 anos. Me formei em engenharia aos 22, mas não consigo arrumar emprego de jeito nenhum. Depois do que aconteceu na minha última entrevista de emprego, comecei a pensar em suicídio. Viver está ficando insuportável. Não sei mais o que fazer. Existe uma saída?
Olá,
Imagino o quanto deve ser sofrida a sua condição.
Já fez terapia? Chegou a procurar ajuda médica? Neurologia ou Psiquiatria? Alguém já pensou em algum diagnóstico como Síndrome de Tourette, esta hipótese já foi descartada?
A depressão é uma condição grave e deve ser vista com cuidado e atenção. Sempre há saída. Procure ajuda imediatamente, ok?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, sempre existe uma alternativa. Para tudo. Precisa procurar ajuda para auxilia-lo a potencializar suas qualidades. A gagueira pode estar associada a questões mal resolvidas quanto a agressividade e sexualidade. Um terapeuta pode ajuda-lo a encontrar este caminho. Como engenheiro aos 22 anos você com certeza tem muitas qualidades. Precisa somente enxerga-las. Fique em paz.
Olá,
Lendo seu relato percebo o quanto está trazendo sofrimento emocional e perdas. Oriento você a procurar profissionais (psiquiatra ou neurologista e um psicólogo) para realizar uma avaliação. Concordo com a Psicóloga Monica Reis, com relação ao diagnóstico (sind. de Tourette).
Uma sugestão seria você entar no site da ASTOC.ORG.BR e assistir o filme PRIMEIRO ALUNO DA CLASSE.
Um forte abraço,
Rosa - psico
Concordo com o que já foi dito pelos colegas. Seu caso tem tratamento, não deixe de buscar ajuda. Faça isso imediatamente.
Boa sorte!
SItuação difícil mesmo... entendo como deve ter sido frustrante a entrevista de emprego na atual conjuntura de crise no pais. Muitas vezes entrevistadores são mau preparados e tem lá seus preconceitos. Diminua a importância deste fato. A vida em si é sagrada e digna de ser vivida plenamente. A logoterapia e terapias existenciais contribuirão para que você se organize em torno de um sentido para a vida. Bons fonoaudiólogos poderão te ajudar com diagnóstico específico e terapêutica que facilitará sua expressão.
Na vida sempre temos alternativas. O desespero ocorre pois não conseguimos ainda perceber a saída. Pela situação se faz necessário uma avaliação de um psicologo e um psiquiatra. Gagueira pode ser relacionada a questões biológicas e/ou de ansiedade. Os tiques pode ser sinais de ansiedade relacionada a comportamentos obsessivos-compulsivos. Na terapia cognitivo comportamental existem estratégias de enfrentamento para lidar melhor com os sintomas e analisar a relação da ansiedade e depressão nesse caso. Pense que nesse momento precisa se preparar como atleta pata dar um salto maior e melhor em breve. Mantenha sua esperança!! Atuo em Recife!! Estimo melhoras!! Abraço.
A hipnose é extremamente eficaz no seu caso. Pois rapidamente, conseguimos identificar onde começou, e ressignificar o evento, trazendo os benefícios imediatos. Junto com a Terapia Cognitiva Comportamental as chances de sucesso sobem, consideravelmente.
Concordo com as colocações dos colegas psicólogos.. você precisa de uma avaliação neurológica, acompanhamento psiquiátrico para tratar a ansiedade, de acompanhamento fonoaudiológico e psicológico para descobrir a origem da gagueira e mudança de repertórios comportamentais que estão ligados ao problema.
Prezado,

O seu caso tem tratamento.
Primeiramente você deve buscar um neurologista, pois em muitos casos de tiques a medicação apresenta bons resultados. Juntamente com isto, de forma a potencializar a intervenção, busque atendimento psicológico para tratar da angustia e sofrimento psicológicos referentes aos tiques e a gagueira.

Obrigado por compartilhar sua situação, espero ter auxiliado.

Um abraço,

Especialistas

Maria Helena Silva

Maria Helena Silva

Psicólogo

Volta Redonda

Juliana Xavier

Juliana Xavier

Psicólogo

Rio de Janeiro

Karina Aimee Ouchana

Karina Aimee Ouchana

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 126 perguntas sobre Transtorno depressivo maior
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.