Tenho fobia social muito grave, como faço pra me livrar deste problema? será o que existe algum exercício

29 respostas
Tenho fobia social muito grave, como faço pra me livrar deste problema? será o que existe algum exercício ou outra maneira que posso praticar em casa para amenizar isso? tenho pavor de sair de casa, passo muito mal so de pensar em ter contato com alguém. me ajudem
Se a pessoa puder causar mal aos outros e a si mesmo é se recusar a tomar medicamentos ou mesmo tentar ajuda psicológica, sim.

Olá! Bom, acho que a melhor forma de tratamento é combinando acompanhamento terapêutico e acompanhamento psiquiátrico. Existem alguns psicólogos que atendem a domicílio em alguns casos, assim você não deixa de ter o atendimento necessário, mas dentro dos seus limites no momento.

Espero ter ajudado

Estou à disposição!
Seria legal você fazer uma avaliação com um psiquiatra e paralelamente procurar um psicólogo afim de trabalhar as questões relacionadas aos conflitos na psicoterapia.
Boa sorte.
É importante o tratamento com o Psiquiatra para avaliar sua fobia bem como a Psicoterapia para entender seus conflitos para além do medo. Existe atendimento domiciliar e on line.
Se você tem muito medo de pessoas a ponto de não conseguir entrar em contato direto com um terapeuta, você pode tentar uma outra modalidade de atendimento, como a videochamada. Conversar com alguém é muito importante para seu processo de melhora, se isolar pode piorar seu quadro, mas você pode fazer essa exposição aos poucos. Boa sorte no seu tratamento.
Acompanhamento psicólogo pode te ajudar muito.
Caso a fobia social te impeça de sair de casa, recomendo aconselhamento psicológico online. Alguns psicólogos fazem atendimento em domicílio.
Eu realizo aconselhamento psicológico online caso tenha interesse, mas também existem outros psicólogos que realizam esse tipo de atendimento. Estou à disposição.
Olá!! Eu te aconselho a buscar um psicólogo que possa te atender a domicílio e um psiquiatra também. O tratamento psicológico aliado ao psiquiátrico tem melhores resultados e no seu caso o profissional mais indicado é um psicólogo que atue com TCC - terapia Cognitivo-comportamental
A fobia social é um transtorno de ansiedade que costuma ter uma ótima resposta com a terapia cognitiva comportamental e acompanhamento psiquiátrico. Se você não tem conseguido sair de casa, pode iniciar seu tratamento com psicoterapia online.
Olá, pelo formato do qual você descreve, nesse momento é muito importante passar com um psiquiatra para dar contas desses sintomas e em paralelo realizar acompanhamento psicológico para entender a causa desse fobia e buscar uma melhor qualidade de vida.
Percebo pelo seu questionamento e afirmativa do seu relato de que poderá neste momento ser necessário o tratamento psicológico em consonância com a psiquiatria. Procure por estes profissionais para melhores resultados em relação ao que esta passando.
Olá
Para você lidar com essa dificuldade precisa de ajuda médica e psicológica. O psiquiatra vai prescrever medicação, que vão atuar sobre as emoções desagradáveis e as reações ficológicas que causam muito desconforto, já a terapia vai te ajudar a lidar com os pensamentos disfuncionais. A Terapia Cognitivo Comportamental apresenta excelentes resultados em casas de TAS- Trastorno de Ansiedade Social.
Pegue um papel e anote as vantagens e desvantagens de procurar um tratamento, depois leia tudo o que pontuou e tire uma conclusão.
Espero ter contribuído, um abraço!
Boa Tarde, conhece a Terapia de EMDR? É uma excelente abordagem da psicologia para tratar Fobias em geral, com resultados bastante satisfatório. Pesquise um pouco a respeito e busque um profissional da psicologia que atenda nessa abordagem. Se cuide! Abraços
Olá! concordo com a opinião dos colegas, procure um psiquiatra e um psicólogo. A terapia cognitiva comportamental tem demonstrado bons resultados no tratamento de fobia social. Na psicoterapia o profissional irá ajudar a compreender e identificar seus pensamentos e comportamentos, promovendo mudanças para que consiga aos poucos superar o problema. Para tanto, irá utilizar de técnicas para controle da ansiedade como também para desenvolver habilidades sociais para conseguir se relacionar sem medo. Tendo assim uma vida mais saudável e feliz.
Olá! No seu caso, o mais indicado é o tratamento multidisciplinar com psicóloga/o e psiquiatra. Se você não está conseguindo sair de casa para iniciar um tratamento, há a possibilidade de atendimento domiciliar ou online(por chamada de vídeo), com psicólogos, pois os médicos não fazem atendimento online. No processo psicoterapêutico com psicóloga/o cognitivo comportamental, você aprenderá ferramentas e estratégias para lidar com essa questão. Não tarde em buscar ajuda profissional. Fico à disposição. Abraço! Esther Araújo
Olá! É importante que você busque ajuda profissional de um psicólogo e psiquiatra. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma das abordagens da Psicologia indicada para o tratamento da Fobia Social. Inclusive, durante as sessões na Terapia Cognitiva, são combinadas atividades para que o paciente possa colocar em prática o que foi aprendido durante as sessões. Essas atividades generalizam o efeito da terapia, faz com que a terapia não fique restrita apenas ao consultório e aceleram os resultados.
Outra abordagem da Psicologia que pode ser utilizada no tratamento da Fobia Social é o EMDR. O EMDR é uma abordagem que foi criada para o tratamento de traumas e fobias.
Indico o tratamento psicológico e o psiquiátrico. A psicoterapia para ajudar a compreender e identificar comportamentos e pensamentos que geram sofrimento, promovendo alívio e mudanças para conseguir lidar com as dificuldades da fobia, e o Psiquiatra para avaliar e indicar o tratamento necessário!
Olá. O interessante seria se você buscasse a ajuda de um psicólogo e um psiquiatra para avaliar seu quadro. Na impossibilidade de ir até os profissionais, marque uma consulta online. Exercícios até podem te ajudar, mas não deixe de buscar ajuda profissional. Atenciosamente.
Olá. Penso que o caminho mais indicado nesse primeiro momento é iniciar uma psicoterapia para o tratamento desse sintoma que está aparecendo. É importante ratificar que não existe uma saída milagrosa, a terapia é um processo construído de pequenas doses, ou seja, um trabalho de cuidado com a sua saúde emocional de consistência. Nesse momento de pandemia, minha sugestão é a ajuda de um psicólogo com atendimento online.
A fobia social é uma forma de evitação de sentimentos difíceis. No intuito de evitar o desconforto e os sentimentos de ansiedade provocados pelas situações sociais, vamos evitando essas situações, mas essa evitação torna a ansiedade ainda pior. Até que chega a um ponto de não conseguirmos sair de casa. Em terapia, nós trabalhamos a ansiedade social inicialmente ajudando o cliente a se desprender dos pensamentos que controlam o comportamento e depois, aos poucos, trabalhando a exposição a essas situações.Você não precisa passar por isso sozinha. É difícil demais mesmo! Procure ajuda profissional. A Terapia Cognitivo Comportamental tem ótimos resultados para fobia social.
Olá
Você está sofrendo e não existe receita de bolo para melhorar sozinha.
Você não precisa sair de casa.
Procure um psicoterapeuta que possa te atender on-line.
Me coloco a disposição.
Boa sorte
Olá! Um psicólogo é o profissional mais indicado e capacitado para ajudar o paciente a encontrar as causas da fobia social e como trabalha-las para que o paciente volte a ter qualidade de vida e autoestima. Um acompanhamento com Psiquiatra também é necessário. Você não precisa sair de casa, pode fazer acompanhamento Online. Procure ajuda desses profissionais o quanto antes. Fica posto o convite! Abraço!
Boa noite! Procure ajuda de um psicólogo (a) com os tratamentos ONLINE vc terá o privilégio de poder se tratar de casa até que possa se sentir melhor e poder ir na rua. Busque um psicólogo. Abraço
Olá, pelo o seu sofrimento em sair casa, seria importante iniciar a psicoterapia online e uma consulta com um psiquiatra também. Nós psicólogos utilizamos técnicas para fobia, porém sozinhas não são efetivas, é necessário o acompanhamento para entender seus traumas e dificuldades. Um abraço
Sozinho vai ser muito difícil. Voce tem que procurar ajuda de um psiquiatra e terapia cognitivo comportamental
Olá, boa noite! Esses sintomas que você apresenta podem ser superados, com a ajuda profissional. Cuide de si. a psicoterapia é um ótimo recurso que pode te ajudar. O profissional de psicologia poderá te ajudar, inclusive através de atendimentos online.
Entendo o quanto a fobia social pode ser desafiadora e impactante em sua vida. Embora seja importante buscar a ajuda de um profissional de saúde mental para um tratamento adequado, existem algumas estratégias que você pode praticar em casa para amenizar os sintomas da fobia social.

Uma abordagem útil é a exposição gradual, onde você se expõe gradualmente a situações sociais temidas, começando com pequenos passos e aumentando gradualmente a dificuldade. Por exemplo, tente iniciar conversas com pessoas de confiança, participe de atividades em grupo ou pratique a exposição através de vídeos ou simulações virtuais.

Além disso, técnicas de relaxamento, como respiração profunda e mindfulness, podem ajudar a reduzir a ansiedade em momentos de desconforto social. Invista em autocuidado e busque atividades que proporcionem prazer e relaxamento.

No entanto, é importante lembrar que essas estratégias são complementares a um tratamento profissional. Considere buscar a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra especializado em fobia social. Eles poderão oferecer abordagens terapêuticas específicas e adequadas ao seu caso, como terapia cognitivo-comportamental (TCC) ou terapia de exposição.

Lembre-se de ser gentil consigo mesmo(a) e respeitar seus limites. Com o tempo, apoio profissional e perseverança, é possível superar a fobia social e encontrar maneiras de se sentir mais confortável em situações sociais.
Boa tarde. O ideal é buscar ajuda para entender do que se trata, se é uma fobia social e o que a desencadeou. E juntamente contigo o terapeuta irá montar estratégias e exercícios comportamentais para melhorar sua fobia. Me coloco a disposição.
Olá. Através de autoconhecimento e talvez uso de medicação. Psicoterapia vai te ajudar a encontrar ferramentas para lidar com essa questão. Abraço.
Olá. Como vai?
Definitivamente, algum tipo de exposição social será necessário.
Você pode começar com uma consulta com uma psicóloga. Esse espaço será seu e seguro para lidar com suas dificuldades. Se é difícil sair de casa, neste momente, você pode começar pelas consultas online. Se possível, começe o acompanhamento psiquiátrico também.
Evitar o problema só o aumentará! Se cuide.
Abraço.