Tenho fissura anal 'mto grande' segundo especialista, me passou Proctyl 2x ao dia, 14 dias.Me garantiu

4 respostas
Tenho fissura anal 'mto grande' segundo especialista, me passou Proctyl 2x ao dia, 14 dias.Me garantiu 90% que vai 'curar'. Se não curar qual cirurgia é feita e como?
É realizada a remoção da fissura anal. Pode ser feita uma esfincterotomia ou não dependendo do caso.

Para um tratamento efetivo da fissura anal tem que encontrar a causa e evitar situações que perpetuam a fissura . Geralmente a causa da fissura (corte no ânus) está relacionada a traumas causado por fezes endurecidas, então o uso de fibra e líquido para as fezes não saírem endurecidas é fundamental, além disso o uso de pomadas que ajudem a cicatrização . Um dos motivos da perpetuação da fissura anal, além de traumas repetidos, é a hipertonia do esfíncter anal ( contração permanente do ânus que não permite o relaxamento do ânus ao defecar), esta contração exagerada do ânus além de favorecer o trauma ao passar as fezes pelo canal anal, dificulta a circulação do sangue no local do ferimento e impede a cicatrização da fissura. O uso de pomadas a base de dinitrato de isosorbida ou diltiazen permitem um relaxamento do músculo e favorece a cicatrização. Outra opção é aplicação de botox que também relaxa a musculatura e favorece a cicatrização. Última opção por ser mais invasiva é a cirurgia.
O tratamento da fissura anal começa com a regularização do intestino, ou seja, fezes formadas/amolecidas para não traumatizar a região. Além disso usa-se pomada de diltiazen ou dinitrato de isorssobida para conseguir relaxar a musculatura anal. Se a fissura não cicatrizar, pode -se indicar o uso de botox. E por fim, se esses tratamentos conservadores não tiverem sucesso, indica-se a fissurectomia com ou sem Esfincterotomia. Fico à disposição.
A fissura anal pode retornar se vc não melhorar a evacuação e isso conseguimos com a hidratação oral com 4l/dia sem uso de bebida alcoolica e refrigerantes e ingesta de alimentos que soltem o intestino então nada de pão frances, massas, biscoitos recheados e bolo.
Outra observação que a meia vida da pomada proctologica que vc mencionou é de 8h apenas então deve ser feita 3 x ao dia e não duas ao dia.
Se vc fizer o tratamento rigorosamente, lembre-se que eu falei rigorosamente vc ficará curado 100%, porém a fissura pode voltar pelo abandono da dieta e hidratação